Nissan ressalta seu forte crescimento na região Norte
O Auto Destaque teve um bate papo animado com o executivo Marco Silva, presidente da Nissan do Brasil, que falou da região Norte e ressaltou que a fabricante japonesa vem acelerando sua presença no nosso mercado automotivo.
Com 10 concessionárias em 7 Estados, a marca vem crescendo com consistência na região, que é considerada de grande potencial e de muitas oportunidades. No ano fiscal que começou em abril de 2019 e findou em março de 2020, suas vendas cresceram 55% em relação ao ano fiscal anterior. Já a participação de mercado foi de 2,8% em 2019, 0,8% a mais que em 2018 (2%). Em 2017, essa participação foi de 2,3%; e em 2016 esse market share foi de 2,4%.
A Nissan avança em toda a região Norte, independente das características e peculiaridades de cada mercado. Por Estado, vemos desempenhos marcantes:
Com uma concessionária no Acre (na capital Rio Branco), ela teve um crescimento de 279% em comparação a 2018, com recorde de vendas do Kicks e da Frontier e market share de 2,2%.
Com uma concessionária no Amapá (na capital Macapá), houve um aumento de 27% de 2019 sobre 2018, com market share de 3,3% e recorde de venda da picape Frontier.
Com uma concessionária no Amazonas (na capital Manaus), o volume de 2019 foi 43% maior que em 2018, com market share de 3,2% e vendo Kicks e Frontier batendo recordes de venda.
Com uma concessionária em Rondônia (na capital Porto Velho), ela registrou um crescimento de 155% em comparação a 2018, também com recordes de venda da Frontier e do Kicks, além de market share de 1,2%.
Com uma concessionária em Roraima (na capital Boa Vista), houve um aumento de 6% nas vendas em relação a 2018, com recorde de emplacamento do Kicks, que evoluiu 50%. Lá, o market share é de 2,6%.
Com duas concessionárias (na capital Palmas e em Araguaína), Tocantins registrou recorde histórico de participação de mercado (3,4%), com aumento de 46% sobre 2018 e com Frontier e Kicks batendo recordes de emplacamento.
No Pará, a Nissan tem 3 concessionárias (na capital Belém, mais Ananindeua e Marabá) e viu suas vendas crescerem 61% sobre 2018, com recorde de emplacamentos da Frontier e do Kicks. E 2019 também foi o ano do melhor market share da marca no Estado: 3,1%, contra 2,1% em 2018 e 1,8% nos anos de 2017 e 2016.
Manaus, Belém, Ananindeua, Macapá e Porto Velho são as cidades que mais compram Nissan no Norte. E o Estado da região que tem mais participação de mercado da fabricante japonesa é Tocantins, com 3,4% em 2019.
Comparando com todas as regiões do Brasil, a Nissan tem maior participação de mercado no Sudeste: 3,8%. E entre todos os Estados brasileiros, o maior market share da montadora é na Paraíba (6,1%), seguido de São Paulo, com 5,7%.
FRONTIER E KICKS – Como deu pra confirmar, a picape Frontier e o crossover Kicks são os carros-chefes da Nissan não só na região Norte como em todo o território brasileiro.
Feita na Argentina, a picape tem registrado grande evolução em sua participação de mercado na nossa região: passou de 2,1% no lançamento (2017) pra 2,6% em 2018. E alcançou seu maior volume de vendas em 2019, quando cresceu 56,6% sobre 2018 e atingiu um market share de 3,9%. E está com 5% em 2020. No Amazonas, no Pará e em Tocantins, ela vai além e supera esta média, sendo que é no Pará que tem a maior participação da região: 7,7% em 2020.
O crossover também registra crescimento constante desde o seu lançamento em 2016, batendo recordes de emplacamentos. Sua participação de mercado no Norte passou de 7,3% em 2016 pra 10,8% em 2017, pra 10,2% em 2018 e pra 11,9% em 2019 – quando obteve seu melhor volume de vendas, crescendo 41,7% sobre 2018. E em Estados como Amazonas e Roraima, ele registrou participações acima desta média: 16,9% e 16,2%, respectivamente.