No dia em que completa 64 anos de atividades no Brasil (28 de setembro de 2020), a Mercedes-Benz inaugurou em São Bernardo do Campo (SP) sua nova linha de produção de chassis de ônibus, que ganhou o mesmo conceito de Indústria 4.0 que já tinha sido implantado nas linhas de produção de caminhões (em 2018) e de cabinas (em 2019).
É a primeira fábrica do segmento com tal nível de tecnologia de ponta, o que significa ainda mais qualidade, segurança e confiabilidade, além de maior flexibilidade para atender às demandas dos clientes que operam no transporte urbano e rodoviário de passageiros.
O próximo passo é tornar as linhas de agregados – como motores, câmbios e eixos – também 4.0, o que trará mais ganhos de eficiência e produtividade. Afinal, o Brasil é o maior mercado de ônibus do grupo Daimler no mundo.
“Investimos mais de R$ 100 milhões na nova fábrica 4.0 de chassis de ônibus, aporte que faz parte do ciclo de investimentos de R$ 2,4 bilhões até 2022. Mesmo num momento desafiador de recuperação da economia, especialmente nesse segmento, estamos entregando a fábrica de ônibus mais tecnológica do país. Não deixamos de acreditar no Brasil, pensando também nos nossos colaboradores, clientes e na sociedade. Já estamos, portanto, vivendo o futuro também em ônibus”, disse Karl Deppen, presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO da marca na América Latina.
Como líder do mercado de ônibus no Brasil, a Mercedes-Benz segue evoluindo, trazendo sempre as mais avançadas tecnologias de padrão mundial.
E com essa inauguração, ela se consolida como a mais avançada em tecnologia 4.0 no setor.
TECNOLOGIA 3D – A nova linha de produção de chassis de ônibus da Mercedes-Benz do Brasil foi planejada em softwares de simulação virtual e tridimensional, que verificaram a funcionalidade e a capacidade, para assegurar o melhor conceito de cada equipamento e de cada processo.
“Saímos de uma fábrica virtual no computador para uma fábrica real com mais assertividade, otimizando a execução da obra. E o mais desafiador: conseguimos construir a nova linha sem interromper a produção. Ou seja, trocamos o pneu com o ônibus andando, não deixando de atender os pedidos dos nossos clientes do Brasil e dos mercados de exportação”, ressaltou Sérgio Magalhães, diretor geral da área de Ônibus na América Latina, que complementou: “Um dos benefícios mais importantes da evolução 4.0 nas nossas áreas de produção foi que o colaborador ganhou um ambiente de trabalho que favorece a produtividade, com ferramentas inovadoras que agregam valor ao seu crescimento profissional. Além disso, a linha é mais sustentável, pois reduziu o consumo de água, bem como o de energia elétrica em 67% e o de papel em 100%, para a preservação dos recursos naturais e do meio ambiente”.
EFICIÊNCIA – A nova linha de chassis de ônibus da Mercedes-Benz é 12% mais eficiente em produção na comparação com a linha anterior, sendo ainda mais rápida em suas entregas.
Além disso, ela alcança 20% de ganho de eficiência logística, devido à redução de armazéns de peças (que foram de 8 para apenas 2 armazéns), ao aumento do percentual de entrega de peças diretas na linha (de 20% para 45%) e à redução do armazenamento de componentes (de 7 para no máximo 5 dias).
Outro aspecto importante associado à Indústria 4.0 é que os funcionários têm participação decisiva na concepção do ambiente de trabalho, que oferece melhor ergonomia e segurança, trazendo reflexos positivos na produtividade.
Foram 3 anos entre o desenvolvimento e a construção da nova linha, que concentra a montagem dos chassis – dos micros aos pesados e articulados – e a logística das peças num gerenciamento inteligente.
ALTA TECNOLOGIA – A inovadora fábrica de chassis de ônibus da Mercedes-Benz do Brasil chama a atenção pelo diversificado universo de equipamentos, ferramentas e tecnologias de vanguarda, com destaque pra plataforma online que acompanha as operações do planejamento à qualidade no encarroçador, possibilitando que as áreas de Vendas acompanhem em tempo real como está a produção dos chassis de ônibus encomendados pelos clientes.
Acessada via smartphone, tablet ou notebook, a plataforma tem interface com diversas áreas de São Bernardo do Campo (SP) e, no futuro, o fará com outras fábricas da Daimler.
“Isso permite uma informação mais assertiva tanto pro cliente quanto pro encarroçador escolhido por ele e pro concessionário que realizou a venda. Ou seja, os ônibus chegarão mais rápido aos clientes, para que entrem logo em operação e gerem os resultados e a rentabilidade esperada pelas empresas de transporte. Isso gera ainda mais satisfação e favorece a fidelização do cliente com a nossa marca”, complementou Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing de Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.
Outras tecnologias são os veículos guiados automaticamente, o sistema de transporte aéreo, os elevadores automáticos, a célula robotizada, as apertadeiras eletrônicas, as chamadas de peças por wi-fi e os monitores sensíveis ao toque.
Na logística de peças, tem as empilhadeiras com câmeras que orientam a movimentação, bem como os sensores luminosos nas prateleiras de estoque, que monitoram a entrada e a saída dos materiais.
“Dados gerados por equipamentos como as apertadeiras eletrônicas e os AGVs são armazenados e alimentam sistemas de inteligência artificial, para monitorar a qualidade dos produtos, detectar falhas e até fazer uma correlação com as informações de vendas, flexibilizando o mix de produção”, finaliza Sérgio Magalhães.
OTIMIZAÇÃO – A nova fábrica de ônibus se destaca pela inteligência em aproveitamento de espaço. O formato em Y da linha de produção permite inserir diversos modelos de chassis de ônibus simultaneamente na montagem – hoje são mais de duas mil variantes de chassis de ônibus possíveis, dos micro-ônibus LO aos articulados e superarticulados O-500, passando pelos modelos OF, LO, OH e os urbanos e rodoviários da linha O 500.
Os mais de 8 antigos armazéns logísticos agora serão concentrados em apenas dois, próximos aos centros de produção, o que proporciona rapidez e agilidade nos processos, além da diminuição nos custos de transporte.
LIDERANÇA – Atualmente, a Mercedes-Benz, considerando o segmento de ônibus como um todo, é líder com mais de 51% de participação de mercado na categoria acima de 8 toneladas de PBT. E também está à frente na categoria de ônibus urbano (com 75% de market share), rodoviário (com 58% de market share) e de fretamento (com 56% de market share).
Primeira Indústria 4.0 do setor de veículos comerciais, a Mercedes-Benz emprega mais de 10 mil funcionários nas suas unidades de São Bernardo do Campo e Campinas (ambas em São Paulo), no campo de provas de veículos comerciais em Iracemápolis (SP) e na fábrica de Juiz de Fora (MG).