BMW Série 3 chega aos 45 anos
Após 7 gerações e 45 anos de existência, o BMW Série 3 segue como um dos ícones mais bem sucedidos da fabricante bávara. A primeira geração foi apresentada em julho de 1975 e permaneceu no mercado até 1983. O design da carroceria foi obra de Paul Bracq, chefe de design da montadora entre 1970 e 1974 e que também criou outros carros, como o protótipo BMW Turbo que resultou no lendário M1.
O design do primeiro BMW Série 3 foi inspirado no Série 5 (1972-1981) e se destacou pela carroceria com duas portas e traseira bastante diferente do padrão adotado na época. Ele tinha 4,35 metros de comprimento, 1,61 metro de largura, 1,38 metro de altura e 2,56 metros de distância entre eixos. Ficou claro que uma nova classe havia nascido dentro da marca: o sedã esportivo compacto. Em seu lançamento, era equipado com o eficiente motor de 4 cilindros a gasolina, que permaneceu em linha até 1987 e era baseado no lendário bloco M 10 que levou o piloto Nelson Piquet ao título do campeão mundial de Fórmula 1 em 1983.
A primeira geração do Série 3 foi lançada nas seguintes versões: 316 (com 90 cavalos), 318 (com 98 cavalos) e 320 (com 109 cavalos). Todos usavam carburadores solex, mas se o consumidor quisesse mais desempenho poderia escolher o 320i, que usava um novo sistema de injeção responsável por elevar a potência a 125 cavalos. Na nomenclatura destes modelos, os 2 últimos algarismos representavam a capacidade volumétrica do motor. Por exemplo, o 316 usava um motor 1.6.
MOTOR 6 CILINDROS – O BMW Série 3 foi o primeiro veículo deste segmento a incorporar um motor de 6 cilindros em linha. No Salão do Automóvel de Frankfurt de 1977, foram apresentados os modelos 320/6 e 323i. O 323i tinha um motor movido a injeção de 2,3 litros e 143 cavalos. Por outro lado, o 320/6 usou o bloco de 6 cilindros com 2 litros de deslocamento e alimentação de combustível.
Em 1978, novos recursos apareceram. O 316 passou a usar o motor 1.8 de 90 cavalos e o 318i lançou um sistema de injeção para que sua potência fosse aumentada para 105 cavalos. Em 1981, o 315 foi introduzido e usava um motor 1.6 de 75 cavalos. Após 6 anos de produção, em maio de 1981 saiu a milionésima unidade, tornando a linhagem a mais vendida da história da fabricante alemã.
SÉRIE 3 NO BRASIL – Em outubro de 2014, a produção nacional do Série 3 teve início no Brasil, mais precisamente na cidade de Araquari (SC), com a fabricação da versão ActiveFlex.
Desde então a produção nacional da icônica família Série 3 foi expandida e atualmente são feitas aqui as versões 320i GP, 320i Sport GP, 320i M Sport e 330i M Sport. Além disso, também são comercializadas no mercado brasileiro as versões 320i Sport, 330e M Sport (híbrido plug-in) e M340i xDrive.
Referência em dirigibilidade, tecnologia e conectividade, o Série 3 foi o Carro Premium de 2020 na eleição do Carro do Ano.