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Nissan do Brasil festeja 20 anos de sucesso

A Nissan do Brasil completou duas décadas de atividades oficiais no país, evoluindo de uma operação de importação pra se consolidar como uma fabricante nacional de automóveis e motores. “Os últimos 20 anos foram muito importantes pra consolidação da Nissan no mercado brasileiro. Apesar de sermos ainda jovens no país, temos uma fábrica muito eficiente, escritórios em diferentes cidades e uma rede de concessionárias forte e bem distribuída, além de uma equipe de cerca de 2 mil funcionários muito profissional e dedicada. Alinhados com o Nissan Next, plano global de transformação da marca até 2023, seguimos planejando cada passo do nosso crescimento local, comprometidos com o país, com a sustentabilidade do negócio, com foco no cliente e na qualidade japonesa”, ressalta Marco Silva, presidente da Nissan do Brasil.

Aliás, a montadora japonesa tem inúmeros motivos para comemorar sua presença em solo nacional. Os resultados alcançados pela sua primeira subsidiária na América do Sul fazem com que a celebração fique ainda mais forte. Durante duas décadas, foram quase 885 mil carros comercializados no Brasil e mais de 646 mil automóveis produzidos nas fábricas de Resende (RJ) e em São José dos Pinhais (PR).

O modelo mais vendido no período foi o Versa, seguido do crossover Kicks e do compacto March. Além disso, a evolução de participação de mercado ao longo dos anos saiu de 0,02% em 2000 para 3,3% até setembro de 2020.

HISTÓRIA – Após ter sido representada por importadoras locais em diferentes épocas no Brasil (os primeiros registros datam dos anos 1950, quando até mesmo alguns veículos chegaram a ser montados em São Paulo), a Nissan se instalou oficialmente com uma filial em 23 de outubro de 2000, inicialmente comercializando importados: o 1º deles foi a Pathfinder.

Em 20 de dezembro de 2001 era inaugurada a fábrica de veículos comerciais em São José dos Pinhais (PR), em parceria com a Renault. Foi a primeira fábrica comum da Aliança Renault-Nissan no mundo, que passou a produzir em 2002 a picape Frontier, seguida a partir de 2009 de modelos como o Livina, o Livina X-Gear e o Grand Livina.

Em 2011 a Nissan anunciou um investimento de R$ 2,6 bilhões pra construir uma fábrica em Resende (RJ), inaugurada em 15 de abril de 2014, produzindo automóveis e motores. A produção começou com os modelos March e Versa e com os motores flex 1.0 12V de 3 cilindros e 1.6 16V de 4 cilindros. Hoje ela só produz o Kicks e o Versa V-Drive.

Para divulgar o Kicks, a Nissan foi patrocinadora dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, tendo o crossover como o carro-comando do revezamento da tocha, passando por mais de 300 cidades num percurso que durou 90 dias.

Em 2017, o Kicks passou a ser feito em Resende (antes vinha do México) e foi eleito o melhor SUV da América Latina. Hoje, ele já chegou a mais de 170 mil unidades produzidos e é o mais vendido da marca no Brasil e na América Latina.

Complexo Industrial de Resende (RJ)

Com 200 funcionários em 2010, hoje a Nissan conta com mais de 2 mil empregados diretos, divididos entre a sede na cidade do Rio de Janeiro, o complexo industrial em Resende (RJ), o escritório em São Paulo, o centro de treinamento em Jundiaí (SP) e as áreas de Engenharia e Compras em São José dos Pinhais (PR).

Além destas equipes, a Nissan abriga o Estúdio Satélite de Design – um dos 7 centros de design da marca no mundo, dedicado aos projetos para a América Latina – e o Instituto Nissan, seu braço de responsabilidade social e sustentabilidade.

E mantém desde 2012 um grupo de atletas de modalidades olímpicas e paralímpicas, o Time Nissan, que vem conquistando centenas de medalhas para o esporte brasileiro.

MOBILIDADE – Em 2019, a Nissan deu um passo importante rumo à eletrificação no Brasil, quando começou a vender a segunda geração do 100% elétrico Leaf. Ela também vem firmando acordos com instituições como a Universidade Federal de Santa Catarina, onde estuda soluções para as baterias usadas de veículos elétricos.

Nissan e Instituto de Pesquisas EnergéŽticas e Nucleares assinam acordo para o desenvolvimento do uso de bioetanol para veículos movidos a CéŽlula de Combustível

Já com o Parque Tecnológico de Itaipu e o Instituto de Tecnologia Aplicada e Inovação, a missão é desenvolver estações de carregadores veiculares e integrá-las ao sistema de energia nacional. E com o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, a finalidade é o estudo do bioetanol como opção pra eletromobilidade.

MUNDO DIGITAL – Recentemente, lançou a Loja Virtual Nissan (www.loja.nissan.com.br ), para quem quiser comprar um carro novo 100% online. As bases deste projeto foram lançadas em 2018, na pré-venda do Leaf, quando ela foi a pioneira em usar inteligência artificial pra atender clientes em seu site.

Depois diversificou sua presença com a criação de uma consultoria digital (Customer Innovation Hub), o lançamento de uma página no site do Mercado Livre e a adoção de WhatsApp com inteligência artificial pra agendamento de test-drive dos modelos que comercializa hoje no Brasil: Kicks, Frontier, Sentra, Versa V-Drive, novo Versa e Leaf.

O ‘bolo de aniversário’ destes 20 anos no Brasil foi o lançamento do novo Versa, que acaba de chegar ao mercado oferecendo tecnologias únicas em seu segmento (sedã compacto) e que inicialmente vem importado do México.

Auto Destaque

O Caderno Auto Destaque é publicado ininterruptamente desde 1987 no jornal Diário do Pará, apresentando lançamentos e tudo mais sobre o mercado automotivo.

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