DAF Caminhões lançou a nova geração do XF
Às vésperas de completar 7 anos de operação no Brasil, a DAF Caminhões lançou o novo XF, produzido em Ponta Grossa (PR) e que chegou mais tecnológico e 14% mais econômico que a geração anterior, além de ter uma meta meio difícil de bater: ser líder em seu segmento de atuação.
Completamente remodelado, o novo DAF XF oferece duas opções de cabine: Space e Super Space – esta última com 2,10 metros de altura interna.
Externamente, o novo DAF XF ficou mais aerodinâmico para ajudar no consumo e na redução de ruídos, trazendo parassol remodelado, faróis de led com lentes de janela de avião, parachoque de aço com cromados, grade reestilizada e maçanetas e paralamas na cor da cabine.
Dentro, há novas opções de acabamento em tons de areia, numa composição com peças pretas ou detalhes em alumínio escovado. Já o pacote Exclusive inclui tons de conhaque.
O painel de instrumentos é novo, a iluminação tem 3 níveis e pode-se personalizar a posição dos botões.
Oferece ainda um grande colchão (81 cm x 220 cm) em espuma de alta densidade e com opção de molas ensacadas, bem como beliche, cortinas, climatizador de teto, banco do motorista com ajuste pneumático e travas antiarrombamento.
Feito para o transporte rodoviário de carga de longa distância, o novo XF vem equipado com o inédito motor turbo de 12,9 litros, redesenhado para trabalhar em rotações menores e com o mínimo de atrito, garantindo alto torque e gerando 480 e 530 cavalos, nas configurações de tração 6×4, 6×2 e 4×2.
A transmissão é automatizada de 12 velocidades e com relações mais longas, com sistema que garante uma troca precisa das marchas, ajustando a velocidade ao tipo de relevo e reduzindo ainda mais o consumo.
O freio-motor ficou mais potente, com 490 cavalos e trabalhando altas potências em baixa rotação e 3 estágios.
Outro diferencial é o conjunto tecnológico, que inclui Assistente de Performance (quando o computador de bordo interage com o caminhoneiro, fornecendo dicas e dando notas para a sua condução), Piloto Automático Inteligente (que, com a ajuda do navegador GPS e fazendo leitura do relevo, ajusta a velocidade e a troca de marcha ideal), sensor de pressão dos pneus e monitor do nível de energia da bateria.
Com relação à segurança, traz sistema de Frenagem de Emergência (que freia automaticamente o caminhão em caso de possível colisão frontal), controle de estabilidade e Aviso de Saída da Faixa, entre outros itens.