Novo Nissan Versa: a evolução como deve ser
Se lembra do slogan do time do Flamengo de Jorge Jesus? Aquele time não existe mais, mas vou usar o slogan “Outro patamar” para apresentar a nova atração no ‘time’ da Nissan: o sedã Versa, que agora vem importado do México e é um exemplo genuíno de como uma evolução deve ser: nada de maquiagem e, sim, muita tecnologia.
Disponível em 4 versões e custando entre R$ 72.990 e R$ 92.990, ele traz equipamentos de segurança e tecnologias presentes somente em veículos de segmentos superiores.
O motor é um só para todas as versões, o 1.6 16 válvulas de 114 cavalos de potência, que vem acoplado a um câmbio manual de 5 velocidades na versão de entrada Sense e que utiliza o mesmo câmbio automático CVT do Kicks nas outras 3 versões, que inclui o modo Sport e simula as trocas de marchas.
Tropicalizado para as ruas e para as estradas brasileiras, o novo Nissan Versa possui uma carroceria mais rígida e reforçada, enquanto que a suspensão traseira foi reforçada e os batentes de borracha foram substituídos por poliuretano, melhorando a resistência a cargas maiores.
E ficou mais silencioso, com o afastamento dos retrovisores e ao ganhar mantas isolantes espessas no capô, nas colunas A e no painel, bem como vidros das portas dianteiras, carpetes e borrachas de vedação das portas mais grossos.
No design, o novo Versa preza pela elegância, como todos os veículos da marca japonesa – mas com um toque de arrojo, que lhe deu dimensões mais baixas, mais largas e mais longas que o anterior, lembrando um cupê.
Visualmente, gostei da grade do radiador mais robusta, do teto estilo ‘flutuante’, do novo parachoque traseiro, dos pneus mais largos e dos faróis e das lanternas de led em formato de bumerangue.
Gostei também das rodas de liga leve de 17 polegadas e da antena tipo barbatana de tubarão na cor do carro, itens que são exclusivos da versão topo de linha Exclusive.
Com piscas, os espelhos retrovisores são na cor do carro e têm desembaçador e regulagem elétrica.
E há 8 opções de tonalidades para a carroceria: azul Cobalto, branco Aspen, branco Diamond, cinza Grafite, prata Classic, preto Premium, vermelho Malbec e vermelho Scarlet – esta disponível somente para a versão Exclusive.
Por dentro, além de ter ficado mais confortável (afinal, é 5 centímetros mais largo que o antigo sedã) e espaçoso (que se refletiu num porta-malas com capacidade para 482 litros na posição normal, 22 litros a mais que o do antigo), o novo Versa ‘ganhou ares’ de Kicks por conta do multimídia ‘encravado’ no painel, com tela de 7 polegadas e acessado por voz, além de poder se conectar ao mesmo tempo com 2 equipamentos via Bluetooth.
Em tons brilhantes, o acabamento melhorou sensivelmente e agora o sedã é ‘suave ao toque’ por todos os cantos – cantos esses repletos de porta-objetos de todos os tamanhos.
A versão topo de linha Exclusive conta com acabamento em 2 tons: painel e detalhes dos bancos na cor cinza, com o restante na cor preta; ou então todo preto no painel e com detalhes dos bancos na cor cinza, no restante.
Pra quem não vive sem entrada USB, ele tem 3, sendo duas no console central, pra quem vai atrás.
Também utilizado no crossover Kicks e disponível nas versões Advance e Exclusive, o painel com quadro de instrumentos digital é outra inovação, trazendo mostradores configuráveis.
Mas o novo Versa impressiona mesmo é com a sua tecnologia voltada à segurança, oferecendo sensor de ponto cego e visão 360 graus (graças a câmeras na frente, atrás e nas laterais) com detector de movimento e de tráfego traseiro, além de alertas de colisão frontal com frenagem autônoma de emergência e de esquecimento de objetos no banco traseiro – este último é inédito pra Nissan no Brasil e está sendo lançado com o sedã.
E como tecnologia nunca é demais, o novo Versa já vem com o Sem Parar, que permite pagar estacionamentos, drive-thrus de lanchonetes, abastecimentos, lava-rápidos e pedágios através do adesivo no para-brisa.
Outra praticidade é um aplicativo que ajuda a localizar o novo Versa num estacionamento grande, por exemplo.
Falando de equipamentos, a versão de entrada Sense com câmbio manual (R$ 72.990) é quase completa, trazendo chave com sensor de presença, 6 airbags, ignição por botão e alertas frontal e traseiro de afivelamento de cinto de segurança, entre outros. Mas não tem nem rodas de liga leve (são de aço e com 15 polegadas) nem multimídia.
A versão Sense com câmbio CVT (R$ 77.990) traz todos os itens da versão Sense manual, mais descansa-braço dianteiro e piloto automático. Ou seja, também não tem multimídia e as rodas aro 15 são de aço.
Já a versão intermediária Advance com câmbio CVT (R$ 83.490) traz todos os itens da versão Sense CVT, mais faróis com acendimento inteligente, banco traseiro bipartido, painel digital de 7 polegadas, retrovisores com piscas, rodas de liga leve de 16 polegadas, câmera de ré, faróis de neblina e central multimídia.
E a versão topo de linha Exclusive com câmbio automático tipo CVT (R$ 92.990) traz todos os itens da versão Advance, mais acabamento premium suave ao toque, ar condicionado automático digital, descansa-braço traseiro, antena tipo barbatana de tubarão, faróis de led, rodas de liga leve de 17 polegadas, dois tweeters, navegador GPS, retrovisores com desembaçadores e todos os itens de segurança possíveis.
De acessórios, há 10 itens exclusivos, que são comercializados pelas concessionárias Nissan, com destaque para o carregador de celular por indução (sem usar cabo) e para as soleiras das portas.
Com 3 anos de garantia sem limite de quilometragem e assistência 24 horas por 2 anos, o novo Versa oferece o menor custo de revisões periódicas até os 60 mil quilômetros e pode ganhar pacotes de serviços que ampliam sua garantia e sua assistência 24 horas, graças ao plano Nissan Protect, disponível nos pacotes Plus (4 anos de garantia, 3 anos de assistência 24 horas e as 3 primeiras revisões inclusas), Master (4 anos de garantia, 4 anos de assistência 24 horas e as 4 primeiras revisões inclusas) e Supreme (5 anos de garantia, 5 anos de assistência 24 horas e as 5 primeiras revisões inclusas).
CONCLUSÃO – O Versa sempre foi um sucesso, tanto que o novo chegou sabendo que o antigo já era um dos 3 carros mais comercializados pela Nissan em toda a América Latina, por conta de vários atributos, entre eles interior espaçoso, ótimo porta-malas e excelente desempenho.
Atributos esses que agora se juntam a muito mais segurança e tecnologia, responsáveis pela nova geração ter ganho o prêmio de Carro do Ano 2020 da Federação Interamericana de Jornalistas Automotivos, ao obter a classificação mais alta dentre os 10 concorrentes do seu segmento.