Pandemia não impede altruísmo da Expedição Nissan
Desde março de 2020, a pandemia interrompeu a Expedição Nissan: Na Rota dos Patrimônios do Brasil, onde uma frota de picapes Frontier rodaria pelo Brasil com pesquisadores e convidados.
E tive a oportunidade de cobrir a segunda e última etapa realizada até agora, que saiu de Brasília pra Chapada dos Viadeiros em Goiás, terminando exatamente na fatídica sexta-feira 13 de março que o Brasil entrou em pânico.
Mesmo assim, o projeto segue cumprindo seu objetivo de ajudar a divulgar e a preservar alguns dos principais patrimônios do Brasil, como resultado dos frutos plantados nas visitas realizadas pelas etapas passadas.
Mesmo parada, a Expedição Nissan continua apoiando os locais por onde passou.
Exemplo: as 12 câmeras cedidas para o projeto Onças do Iguaçu durante a passagem pelo Parque Nacional do Iguaçu, na primeira etapa, continuam sendo usadas como ‘armadilhas’ fotográficas e contribuindo para o registro não só de onças, mas também de outros animais na região.
Essas câmeras contribuem para o estudo e para a preservação da fauna da região visitada pela Expedição Nissan em novembro de 2019, quando percorreu os Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
Já como parte da passagem da Expedição Nissan pelo Distrito Federal e por Goiás, da qual participei, além da divulgação da história e da riqueza dos patrimônios de cada região, foi realizada a cessão para o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO) de um drone e de 3 turbo sopradores, equipamentos indispensáveis para as atividades de prevenção e combate a incêndios e que são usadas pelos brigadistas na unidade de conservação.
RECONHECIMENTO INTERNACIONAL – Reconhecida pela sua proposta ousadamente altruísta, a Expedição Nissan surgiu de uma ideia de identificar os veículos da marca com contribuições relevantes à cultura e ao patrimônio do Brasil, divulgando aspectos históricos, culturais e naturais.
A primeira edição do projeto aconteceu entre 2017 e 2018 e teve como foco visitar alguns dos mais importantes sítios de pinturas rupestres do país, incluindo os Estados do Pará (Monte Alegre), da Bahia (Chapada Diamantina), de Minas Gerais e do Piauí, entre outros.
Já no fim de 2019 iniciou a segunda edição, a Rota dos Patrimônios do Brasil, que visitará pontos naturais, históricos e culturais, sempre acompanhada de pesquisadores e especialistas de cada lugar.
A Expedição Nissan é formada por 14 unidades da picape Frontier produzida na Argentina, em todas as versões comercializadas no Brasil.
E só mesmo a picape Nissan Frontier para enfrentar com tranquilidade o fora-de-estrada das trilhas e manter o conforto nos longos trechos percorridos.
Foi por valorizar a história e a cultura do Brasil que a Expedição Nissan recebeu o prêmio Aberje na categoria Eventos e o Certificado de Excelência (Certificate of Excellence) do Sabre Awards Latin America.
E o livro editado com a primeira edição do projeto venceu o prêmio internacional da Fundacom (na categoria Publicação Externa) e recebeu o prêmio Aberje na categoria Publicação Especial.