Novo Série 3 em pré-venda nas concessionárias Raviera BMW
Principal destaque da BMW nas mais recentes edições dos Salões do Automóvel de Paris e de São Paulo, a 7ª geração do Série 3 já está ao alcance dos consumidores e pode ser reservada diretamente nas concessionárias autorizadas Raviera. Por enquanto só há disponibilidade da versão top de linha M Sport, oferecida por R$ 269.950 e que chega em março de 2019. Já a versão Sport chega em junho de 2019, por R$ 219.950. As primeiras unidades importadas vêm de Regensburg, na Alemanha.
DESIGN
Esta novíssima 7ª geração tem dimensões ligeiramente ampliadas e estilo fascinante, onde predominam as linhas atléticas e precisas. Na frente, o destaque é a grade duplo rim mais larga com moldura. Na versão M Sport, o para-choque dianteiro traz amplas entradas de ar, enquanto que a versão Sport ostenta aberturas em T. Faróis estão mais sofisticados e, atrás, além dos desenhos mais envolventes da tampa da mala e do para-choque, chamam atenção as saídas de escapamento cromadas e as lanternas de contornos retilíneos e mais delgados, que garantem belo efeito tridimensional, graças à borda saliente em L.
O novo Série 3 é 76 mm mais longo (4,70 metros) que o antecessor, 16 mm mais largo (1,82 metro) e 6 mm mais alto (1,43 metro). Já a distância entre eixos é 41 mm (2,85 metros) maior. A presença de bitolas 43 mm mais largas no eixo dianteiro e 21 mm maiores na traseira tem influência direta no comportamento e na agilidade do sedã.
INTERIOR
Dentro, chamam atenção o alto refinamento, o espaço maior e os itens sofisticados e de tecnologia avançada. No centro do painel, o mostrador digital, as teclas do ar e as saídas de ventilação formam um único quadro, enquanto que o console central agrupa a nova alavanca de câmbio, o botão seletor giratório do sistema iDrive e o botão de ignição do motor, acomodado em elegante moldura. Além do acabamento de alumínio, o sedã traz ar trizone, teto solar e bancos dianteiros com ajustes elétricos e apoio lombar. O conforto é ressaltado por sensores que percebem a presença da chave a 3 metros de distância e acendem as luzes de boas-vindas. A 1,5 metro do carro, ela destranca as portas. E ao se afastar 2 metros, as tranca automaticamente.
INTELIGÊNCIA
O novo Série 3 M Sport traz tecnologia acionada pela voz, onde o motorista ou os passageiros podem interagir com o veículo e acionar vários recursos, bem como tirar dúvidas sobre o funcionamento de equipamentos e programá-los conforme seu gosto.
SEGURANÇA
A versão top de linha M Sport inclui ainda tecnologia que assegura uma condução inteligente em trânsito lento, congestionamentos ou deslocamentos longos, informando sobre tráfego cruzado, riscos de colisão traseira, mudanças involuntárias de faixa de rolamento, controle de aproximação frontal etc. Também o estaciona sozinho, com a ajuda de câmeras e sensores. É possível ainda observar o veículo pela tela do smartphone, graças a função que o localiza no estacionamento e verifica se há alguém próximo dele. Os faróis à laser são outra novidade, trazendo feixe de luz concentrado que supera em 10 vezes a intensidade luminosa das fontes de luz convencionais halógenas. Eles geram luz branca brilhante e fornecem um facho de alcance de 530 metros. O pacote de tecnologias inclui ainda 6 airbags, pneus Run-Flat e estepe de emergência.
MECÂNICA
Sob o capô encontra-se um motor 2.0 turbo de 258 cavalos (13 a mais que o anterior) e que o faz chegar aos 100 km/h em 5,8 segundos e alcançar os 250 km/h. Tem tração traseira e câmbio automático esportivo de 8 marchas. A rigidez dos amortecedores é controlada, reduzindo o movimento da carroceria e as vibrações provocadas por irregularidades do piso e pela inclinação nas curvas. O conjunto agrega ainda amortecimento hidráulico suplementar no eixo dianteiro e sistema limitador de compressão no traseiro, que ajusta a firmeza dos amortecedores conforme o deslocamento das molas.