Nissan é pioneira na criação de carros elétricos
Atualmente, só se fala em carro elétrico no mundo automotivo. A eletrificada Tesla é a montadora mais valiosa do mundo e esse tipo de veículo virou tendência no resto do mundo, enquanto que no Brasil ele ainda é motivo de aspiração no cliente classe A. O que pouca gente sabe é que a Nissan foi pioneira nesse quesito, pois seu primeiro veículo elétrico surgiu em 1947. Sem falar que seu primeiro carro elétrico 100% produzido em série, o Leaf, é um sucesso planetário há 10 anos, desde quando foi lançado. Então conheça modelos elétricos inovadores da marca japonesa.
TAMA – Depois da Segunda Guerra Mundial, o petróleo era escasso no Japão, mas a energia hidrelétrica era abundante. Então, os engenheiros da Nissan desenvolveram seu primeiro veículo elétrico, o Tama, lançado em 1947 e usado principalmente por empresas de táxi. Ele tinha baterias de chumbo-ácido substituíveis, que lhe davam uma autonomia de 96,3 quilômetros e lhe faziam atingir a velocidade máxima de 35,2 km/h. Hoje esses números são modestos, mas na época era o melhor desempenho em testes do governo japonês. Só que em 1950, depois que o suprimento de petróleo se estabilizou, foi descontinuado. Mas a semente estava plantada.
PRAIRIE JOY – As baterias de íon-lítio apareceram pela primeira vez em laptops e celulares, até que em 1996 surgiu o Prairie Joy EV, primeiro veículo elétrico do mundo equipado com esse tipo de bateria e que provou seu valor num dos ambientes mais desafiadores do mundo: o Polo Ártico. O Instituto Nacional de Pesquisa Polar do Japão o usou por 6 anos em condições polares, sem que ele sofresse uma única avaria. E por ser silencioso e não emitir poluentes, os pesquisadores conseguiam se aproximar da vida selvagem para observação. Com autonomia de 200 quilômetros e velocidade máxima de 120 km/h, teve 30 unidades vendidas para clientes corporativos e de frotas no Japão.
HYPERMINI – Surgido em 2000, era um veículo urbano pra duas pessoas, que apareceu até em filmes de Hollywood, como “Dormindo Fora De Casa” e “O Diário da Princesa 2: Casamento Real”, ambos de 2004. Equipado com motor de tração síncrono de ímã de neodímio, tinha autonomia de 115 quilômetros e chegava aos 100 km/h. Recebeu prêmios pelo seu design e pela sua tecnologia de geração de energia. Sem dizer que seu inovador sistema de entrada sem chave o tornou o preferido para projetos de compartilhamento de carros-piloto de Yokohama à Universidade da Califórnia, em Davis.
PIVO – Este carro-conceito foi apresentado no Salão do Automóvel de Tóquio de 2005, com cabine em forma de bolha e sendo o primeiro a funcionar com leves e compactas baterias laminadas de íon-lítio. Concebido para mulheres, tinha interior para 3 pessoas e uma cabine que podia virar em qualquer direção: em vez de dar ré, o motorista simplesmente virava a cabine e dirigia na direção oposta. De equipamentos, trazia monitores dos 2 lados do parabrisa (para reduzir pontos cegos) e o ‘avô’ da Visão 360 graus oferecida atualmente, além da capacidade de controlar som e GPS com os dedos no volante.
PIVO 2 – Desenvolvido em 2007, foi um experimento, com um robô a bordo que monitorava as condições de direção e utilizava a fala e o movimento para ajudar o motorista a se manter alegre. O controle independente das quatro rodas ajudava a reduzir a inclinação em acelerações e nas curvas. E as rodas podiam girar 90 graus, permitindo que entrasse lateralmente em vagas de estacionamento.
LEAF – Primeiro veículo elétrico feito em massa da Nissan e do mundo, éum marco da mobilidade elétrica, com mais de 500 mil unidades produzidas. A primeira geração tinha autonomia de 200 quilômetros e virou até fonte de energia móvel.
Atualizado em 2017, ganhou aceleração mais potente, manuseio mais leve e autonomia de 389 quilômetros, além de função que permite acelerar, desacelerar e parar com um único pedal. E em 2019 foi transformado numa árvore de Natal, para mostrar quanta energia é capaz de fornecer.
NEW MOBILITY CONCEPT – Apresentado em 2010, era ultracompacto e fácil de usar, com a manobrabilidade de uma motocicleta e a estabilidade de um carro de passeio. A cidade japonesa de Yokohama o adotou num programa de compartilhamento de carros, que facilita a vida dos turistas.
E-NV200 – Surgido em 2014, foi o primeiro veículo comercial totalmente elétrico produzido em massa e que fez sucesso no Reino Unido, graças a uma van que vendia sorvetes da marca escocesa Mackie. Disponível na Europa e no Japão, ele oferece a amplitude e a versatilidade da popular Vanette NV200, só que com um acionamento elétrico potente e silencioso, além de um sistema de frenagem regenerativa que lhe dá uma autonomia de 190 quilômetros. O e-NV200 também pode funcionar como bateria móvel completa com uma tomada.
SYLPHY ZERO EMISSION – Primeiro veículo elétrico da Nissan fabricado na China especificamente para consumidores chineses, em 2018. De tamanho médio, baterias sob os bancos e cabine espaçosa, usa as principais tecnologias do Leaf e tem autonomia de 338 quilômetros.
IMK – Conceito revelado no Salão do Automóvel de Tóquio de 2019, tem plataforma elétrica nova e conectividade capaz de fornecer orientações sobre quando partir para o próximo destino e evitar congestionamentos no caminho.
ARIYA – Apresentado em 2020, o crossover tem autonomia de 610 quilômetros, monitoramento multidirecional e tração integral elétrica, entre muitas outras tecnologias de última geração.