Chevrolet é pioneira em conectividade
A Chevrolet foi a primeira montadora a investir na conectividade como atrativo no mercado automotivo brasileiro.
Sempre com o Cruze, primeiro em 2013, que veio com o MyLink, quando aceitava pareamento do celular com a função viva voz e depois projetava aplicativos como Waze e WhatsApp na tela da central multimídia.
Em 2015, o Cruze ganhou um chip de transmissão de dados, capaz de acessar funções do carro através de aplicativo e informar uma central de atendimento para solicitar um resgate por ter sofrido um acidente.
Esse de 2015 é o sistema de telemática OnStar, já disponível em quase toda a gama da marca no país – Camaro, Cruze, Equinox, Onix, S10, Spin, Tracker e Trailblazer – e que cresceu 80% de 2019 para 2020, marcando presença em mais de 215 mil veículos no território nacional e em mais de 350 mil veículos na América do Sul.
O sistema de telemática OnStar atua em conjunto com o aplicativo myChevrolet, que permite do smartphone comandar o carro à distância, agendar serviços na autorizada e fazer diagnósticos remotos e consultas técnicas, bem como compartilhar a localização do veículo com outras pessoas e acionar luzes e buzinas, além de travar/destravar as portas e ligar/desligar o motor e acionar o ar-condicionado do lado de fora.
Atualmente, a taxa média de adesão ao sistema OnStar é de 88%, sendo que o pacote mais completo do serviço oferece assistência a recuperação veicular (através de sensores, que informam sobre possível furto), assistência contra problemas mecânicos, alerta sobre irregularidades mecânicas e/ou elétricas e solicitação por voz de endereço e localização de revendas da marca, bem como lojas e postos de combustível.
O sistema OnStar deu tão certo que a Chevrolet investiu após em algo ainda mais atrativo: um roteador wi-fi dentro do carro, capaz de conectar vários aparelhos ao mesmo tempo e de fornecer um sinal forte e estável, graças à antena potente e amplificada – melhor que a de um celular.
Já disponível para Camaro, Cruze, Onix, S10, Tracker e Trailblazer, esse roteador automotivo revolucionou o mercado da internet, fazendo com que crescesse 30 vezes em 2020, apenas no Brasil.
Sem dizer que ele inova com a possibilidade de atualização remota de sistemas eletrônicos do veículo, sem precisar levar o automóvel à assistência técnica de uma concessionária.
A mais recente novidade tecnológica da Chevrolet foi lançada desta vez no compacto Onix, cuja central multimídia agora não precisa mais do intermédio de um cabo para se conectar a um smartphone – este também não precisa mais de cabo para ser recarregado dentro do carro, pois utiliza indução magnética.
E agora? Qual será a próxima novidade da Chevrolet nesse quesito?