Jeep apresenta novos carros-conceito no Easter Safari 2021
A eletrificação é destaque no Easter Jeep Safari de 2021, com a Jeep e a Jeep Performance Parts unindo tecnologias pra criar uma linha de veículos-conceito que impressiona em Moab, Utah, nos EUA – que todo ano reúne entusiastas para passeios numas das trilhas mais desafiadoras e pitorescas do mundo off-road. Este ano, o evento vai de 27 de março a 4 de abril de 2021 e conta com 7 protótipos em exposição, com destaque pra primeira bateria elétrica da Jeep – que quer se tornar a marca de SUVs mais verde do planeta. Os showcars usam itens da JPP, da Mopar.
WRANGLER MAGNETO – Conceito elétrico concebido como uma força sustentável, silenciosa e ágil apta para escalar rochas, ele é baseado no Wrangler Rubicon duas portas e tem câmbio manual de 6 marchas, dando a impressão que está acoplado a um motor de combustão interna. Com potência comparável a um motor 3.6 V6, o motor elétrico gera 285 cavalos e chega aos 96,5 km/h em 6,8 segundos. O powertrain elétrico fica alojado numa caixa antichoque à prova d’água que permite ao SUV atravessar alagados de 76 centímetros de fundura. Tem capô com entrada de ar central, interior com aparência ‘elétrica’, rodas aro 17, pneus de lama de 35 polegadas, entre outros itens.
JEEPSTER BEACH – Este modelo restaurado é um Jeepster da segunda geração, baseado no Commando, primeiro veículo compacto com tração integral e transmissão automática que trazia também janelas de enrolar e aquecedor. O conceito foi criado a partir de um Commando 1968, mesclado com um Wrangler Rubicon 2020. Com pneus de 35 polegadas, ele mantém a aparência de um Jeepster vintage, mas adiciona o excelente desempenho do Wrangler atual, com motor 2.0 turbo de 270 cavalos e câmbio automático de 8 marchas.
RED BARE GLADIATOR RUBICON – Este conceito baseia-se na herança de picapes robustas e da lendária capacidade 4×4 da Jeep para fornecer um excelente desempenho e economia de combustível e autonomia incríveis. Equipado com motor 3.0 V6 turbodiesel de 260 cavalos e câmbio automático de 8 marchas, ele tem Start-Stop, capô Mojave com gráficos personalizados, inserções preto fosco na grade e bancos de couro preto com costura vermelha e inserções de flanela vermelha – material que também envolve o painel. Traz ainda rodas pretas foscas de 17 polegadas, e pneus off-road BFG de 37 polegadas, entre outros itens.
ORANGE PEELZ – Baseado num Wrangler duas portas, o conceito é uma homenagem ao tradicional estilo de vida aventureiro e descontraído e à liberdade de dirigir ao ar livre que fazem do Wrangler um ícone global. Os projetistas da Jeep reforçaram essa natureza removendo as janelas laterais e traseiras e instalando meias portas e um teto de vidro de painel único. O desempenho off-road é fornecido por um kit de elevação de duas polegadas com amortecedores que aumentaram a distância do solo. Abaixo dos paralamas de aço de perfil elevado estão rodas de alumínio de 17 polegadas, que se encaixam em pneus de lama BF Goodrich KM3 de 37 polegadas. O capô apresenta zíperes Mopar pretos e é cercado por luzes off-road de led. Pra proteger contra as rachaduras e rasgos normais do parabrisa off-road, é equipado com parabrisa Mopar de vidro. É movido pelo motor 3.6 V6 de 285 cavalos, acoplado a um câmbio automático de 8 marchas.
FAROUT – Este conceito leva a exploração off-road a um nível superior. Baseado no conceito Wayout 2019, se beneficia da autonomia (até 684 quilômetros) e eficiência de combustível do mesmo motor 3.0 turbodiesel V6 do Gladiator e do Rubicon. Sua principal característica é uma barraca de acampamento no teto com 4,87 metros de largura e 2,28 metros de altura, pra 4 pessoas e equipada com geladeira, fogão, prateleiras suspensas, assentos embutidos e espaço para mesa. Sua aparência robusta é enfatizada por rodas em tom carvão fosco de 17 polegadas, pneus de lama de 37 polegadas, paralamas de aço do Gladiator Rubicon e sistema integrado de trilhos no teto.
GLADIATOR TOP DOG – Usando peças e acessórios personalizados, a Mopar transformou um Gladiator 2020 num conceito divertido para ciclistas de montanha, incluindo sistema de armazenamento de plataforma plana personalizada, onde várias gavetas removíveis permitem guardar ferramentas e itens que todo ciclista de mountain bike precisa. No lado do condutor do sistema de armazenamento, um refrigerador a bateria e uma churrasqueira elétrica auxiliam os ciclistas quando saem pra pedalar. Acima da área da cabine, duas estruturas de rack fornecem espaço de armazenamento adicional para ferramentas e equipamentos, incluindo esteiras de tração pra tirar o veículo de situações difíceis. No topo, um suporte duplo para bikes fornece uma maneira segura de transportar. Pra acentuar a capacidade off-road traz rodas aro 17 e pneus de lama BF Goodrich KM3 de 37 polegadas. O motor é o 3.6 V6 de 285 cavalos, acoplado a um câmbio automático de 8 marchas.
WRANGLER RUBICON 392 – Este já vai entrar em produção, mas foi concebido como conceito com motor 6.4 V8 de 485 cavalos, escapamento com 2 modos (ronco alterna entre selvagem e estridente), capô com entrada de ar central e teto elétrico com painéis laterais removíveis. Pra maior capacidade off-road, traz rodas aro 17 e pneus de lama de 37 polegadas.