Novos BMW M3 Sedan e M4 Coupé chegam ao mercado
Trinta e cinco anos após o lançamento do primeiro M (o lendário E30 M3), a BMW apresentou a sexta geração do M3 Sedan e a segunda geração do M4 Coupé, equipados com motor 3.0 turbo de até 510 cavalos e com opção de câmbio manual de 6 marchas – algo raro no segmento e 22 quilos mais leve que o automático de 8 marchas.
Com tração traseira, eles chegaram nas versões M3 Sedan manual, M3 Competition Sedan automático, M4 Coupé manual e M4 Competition Coupé automático.
E ainda neste ano de 2021 os modelos Competition receberão a opção M xDrive, com tração integral.
Com transmissão manual, o motor biturbo de 6 cilindros em linha gera 480 cavalos, permitindo que ambos cheguem aos 100 km/h em 4,2 segundos e atinjam os 250 km/h – ou 290 km/h, se tiver o pacote M Driver.
Já o motor das versões Competition gera 510 cavalos e o fazem acelerar de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos, com a mesma velocidade máxima das versões manuais.
Trazem 7 modos de condução, suspensão adaptativa com amortecedores controlados eletronicamente e nova função do controle de tração, que ajusta a sensibilidade em 10 estágios, com base nas preferências do motorista.
E oferecem comando desenvolvido especificamente para a condução em pista, incluindo um recurso que registra a duração, a distância percorrida, a linha e o ângulo de um drift exibido no display.
O sistema de frenagem tem duas configurações de uso, sendo que na frente traz pinça fixa de 6 pistões com discos de 380 mm, enquanto que atrás as pinças são flutuantes, de pistão único e discos de 370 mm.
As pinças vêm na cor azul metálica, mas podem ser pretas ou vermelhas, sempre com o logotipo M.
Opcionais também são os freios de cerâmica, com pinças com discos frontais de 400 mm e discos traseiros de 380 mm.
O escape duplo foi ajustado com foco no desempenho e na sonorização, trazendo ponteiras duplas cromadas (com acabamento preto nas versões Competition) e flaps que podem reduzir ou aumentar a intensidade do ronco – se forem selecionados os modos de condução Sport ou Sport +.
No design, os novos M3 e M4 são as mais agressivas versões até hoje, trazendo cores exclusivas, rodas forjadas de liga leve, teto de fibra de carbono e grandes entradas de ar dianteiras.
Dentro, destaque para os detalhes vermelhos dos botões no volante e da ignição.
A alavanca do câmbio das versões Competition é revestida de couro, trazendo o logotipo M embutido e costuras nas cores da divisão esportiva.
Também contam com acabamento interno opcional em fibra de carbono.
Por fim, o painel digital tem 12,3 polegadas e o multimídia tem 10,25 polegadas, oferecendo navegação com mapas armazenados na nuvem.