Os 55 anos do Chevrolet Camaro no mundo
Lançado há 55 anos, o Chevrolet Camaro foi apresentado em 1966 (já como modelo 1967) e começou a ser comercializado nos Estados Unidos em setembro do mesmo ano.
Ele vinha com 8 opções de motorização, sendo que duas delas tinham 6 cilindros em linha, enquanto que as outras 6 eram todas V8, partindo de 3.8 litros e chegando até 7 litros.
Era comercializado em 3 versões (RS, SS e Z28) e em seu primeiro ano de vida vendeu mais de 100 mil unidades.
Esta geração foi comercializada até 1969, tendo quase 270 mil emplacamentos em apenas 3 anos.
A segunda geração do Chevrolet Camaro chegou em fevereiro de 1970 e foi produzida até 1981.
Tinha visual ainda mais marcante pra época, que ainda receberia alterações estéticas nos modelos 1974 e 1978.
O Camaro também ficou maior e era comercializado em três versões, mas a versão Z28 saiu de linha por conta da crise do petróleo em 1974, só retornando em 1977.
Em janeiro de 1982, a Chevrolet apresentava a terceira geração do Camaro, com linhas mais quadradas e futuristas, inaugurando também a era dos propulsores equipados com injeção eletrônica.
Além de mais moderno, o Chevrolet Camaro era 227 quilos mais leve que o modelo anterior.
Ele foi feito até 1992, quando ganhou a edição 25th Anniversary Heritage Edition, com detalhes exclusivos.
Além disso, todos os modelos produzidos do Chevrolet Camaro naquele ano vinham com um emblema alusivo à comemoração, aplicado no painel de instrumentos.
A quarta geração do Chevrolet Camaro começou a ser comercializada em 1993 e mantinha a mesma filosofia da primeira geração: um cupê com quatro lugares, motor dianteiro e tração traseira.
Além das linhas mais arredondadas, outra novidade foi o lançamento da versão conversível, em 1994.
Esta geração foi fabricada até o ano de 2002, marcando 35 anos de produção contínua.
Aí o Chevrolet Camaro deu uma parada e só retornou no ano de 2006, quando apareceu como um carro-conceito em exposição no Salão do Automóvel de Detroit, nos Estados Unidos.
Sua recepção foi tão boa que a Chevrolet anunciou meses depois que iria ressuscitá-lo em 2008.
O que realmente aconteceu, sendo que o superesportivo passou a ser exportado para diversos mercados, incluindo o Brasil – onde é líder absoluto em seu segmento, dando uma surra no 2º colocado, que vende menos que a metade dele.