Mercedes-Benz inova na oferta de Serviços 4.0 para caminhões e ônibus
A Mercedes-Benz apresentou novos desenvolvimentos tecnológicos que usam conceitos da Indústria 4.0 para os serviços que entrega para seus caminhões e ônibus. O destaque vai para o lançamento do Fleetboard em parceria com a Sascar, mas tem também a Garantia Estendida para caminhões oferecida pelo banco Mercedes-Benz, o aperfeiçoamento do sistema Uptime e o crescimento da participação de clientes em pesquisas de experiência por meio de canais online como o WhatsApp, além dos ganhos para o cliente gerados pelo uso de óculos de realidade virtual na assistência técnica e dos aplicativos que facilitam o dia a dia do motorista.
“Saímos na frente e avançamos muito nessa nova era da indústria. Inovamos com a fábrica 4.0, com caminhões 4.0 como o novo Actros e com serviços 4.0 para um cliente que é cada vez mais digital e conectado, um cliente antenado com as novidades e que conhece muito bem os benefícios que as tecnologias podem agregar ao dia a dia do caminhão e do motorista, bem como na gestão de sua frota no transporte e logística. Ou seja, mais uma vez trazemos soluções para as demandas do mercado”, disse Roberto Leoncini, Vice-Presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.
E segundo Silvio Renan, Diretor de Peças e Serviços ao Cliente da Mercedes-Benz do Brasil, “a indústria precisa se reinventar e inovar a cada dia. E a Mercedes vem trabalhando intensamente pra acompanhar essa grande transformação tecnológica. Estamos falando de inovações baseadas em telemetria, inteligência artificial, algoritmos, tecnologia digital, Internet das Coisas e automatização, que trazem mais disponibilidade, segurança e rentabilidade aos clientes. Para o motorista, estamos garantindo mais recursos e interatividade, para que desfrute com muita conveniência da conectividade com o gestor da frota, com a sua empresa, com o cliente que receberá sua carga e até com as suas relações pessoais e familiares. É a conexão entre o motorista, o caminhão, os nossos serviços e a operação do cliente. Nossos profissionais da fábrica e das concessionárias estão na retaguarda pra garantir melhores resultados para quem está lá na ponta, fazendo o transporte de carga e de passageiros”.
PARCERIA COM A SASCAR – A Mercedes-Benz e a Sascar fizeram parceria pra gestão de risco de caminhões e de cargas. Esta prestação de serviços, agregada ao sistema de gestão de frota Fleetboard, já está disponível para os extrapesados e em breve será estendida pra toda a linha de caminhões.
“Com o Fleetboard, já oferecemos as funções de rastreamento e controle. E agora agregamos mais experiência e conhecimento à gestão de risco para os clientes, uma vez que a Sascar atua há mais de 20 anos e é líder deste setor na América Latina”, complementa o executivo Roberto Leoncini.
No primeiro trimestre de 2021, a Mercedes-Benz teve 1.243 caminhões ativados com os serviços do sistema de gestão de frota, sendo 80% de extrapesados, o que resulta em 40% de participação de mercado. O volume de vendas do Fleetboard alcançou nos primeiros meses de 2021 um crescimento de 11% sobre 2020.
E a rede de autorizadas já iniciou as vendas da nova solução de segurança para carga e caminhões, o Fleetboard powered by Sascar, sendo que o primeiro cliente foi a STP Log, empresa de logística de Goiânia (GO), cujo contrato deve alcançar 100 caminhões Actros monitorados.
MERCEDES-BENZ UPTIME – Disponível para o novo Actros, o Mercedes-Benz Uptime criou um novo patamar de serviços de manutenção preventiva e preditiva, como também de relacionamento e assistência técnica entre a marca e suas revendas com os clientes. A inteligência de dados avisa o motorista e o gestor da frota sobre qualquer necessidade de manutenção.
Com cerca de 150 lojas aderidas ao programa, já são mais de mil caminhões ativados com o Mercedes-Benz Uptime em 725 clientes, com registro de 25 casos de problemas mecânicos evitados. São mais de 100 contatos realizados com clientes, envolvendo 71 ocorrências para manutenções preventivas e 285 para manutenções corretivas. Em termos de informações transmitidas a frotistas, foram 2.160 dados solicitando a intervenção do cliente e mais de 300 mensagens pra conhecimento.
Alguns concessionários estão replicando o monitoramento e a gestão de frota em suas áreas de atuação. Por meio do projeto Conectados, eles criaram ‘minitorres de controle’ pra oferecer os serviços do Uptime e do Fleetboard, agregando mais valor à prestação de serviços de manutenção. São 17 dealers já envolvidos e mais de 350 clientes conectados.
GARANTIA ESTENDIDA – A Garantia Estendida é um seguro adicional criado pelo banco Mercedes-Benz que oferece a cobertura de eventuais intercorrências com o caminhão que venham a ocorrer após o período de garantia original de fábrica. Esse produto proporciona uma proteção contra gastos inesperados, com serviços executados com a qualidade e a confiabilidade da marca. Ele estará disponível a partir de maio de 2021 para períodos complementares de 12 ou 24 meses para o trem de força, podendo aumentar a garantia do veículo para 4 anos.
REALIDADE AUMENTADA – Técnicos de revendas Mercedes-Benz já podem usar óculos de realidade aumentada para realizarem diagnósticos, reduzindo o tempo de reparo e manutenção de caminhões e ônibus. Para total aproveitamento dessa tecnologia inovadora, especialistas da Mercedes-Benz oferecem suporte técnico ao profissional da oficina da concessionária, auxiliando nas ações de diagnóstico e de reparos.
A utilização desta tecnologia foi uma iniciativa pioneira na Mercedes-Benz e na Daimler Trucks, com a primeira aplicação na linha de produção de caminhões na fábrica de São Bernardo do Campo (SP), no início do processo de montagem inferior da cabina para manutenção preventiva.
MERCEDES CLUB – Primeiro programa de relacionamento e recompensas criado por uma fabricante de caminhões e ônibus no Brasil, o Mercedes Club tem hoje 97 mil participantes, entre frotistas, autônomos e motoristas. E superou a marca de 295 mil chassis de veículos cadastrados. Além disso, conta com 66 empresas parceiras, que oferecem condições especiais e experiências diferenciadas aos participantes. O programa superou a marca de R$ 22 milhões de pontos concedidos, com R$ 7 milhões de pontos resgatados e R$ 8 milhões de pontos aptos para resgate.
Ainda neste ano de 2021, o Mercedes Club estará disponível aos participantes por meio de um aplicativo, que se juntará ao Liga na Estrada (usado por grandes frotistas e que avalia motoristas por pontuação de acordo com sua forma de dirigir) e ao Jornada da Estrada (que será lançado em breve para auxiliar na gestão e no controle do dia a dia do motorista).
PESQUISAS ONLINE – Com utilização exclusiva de canais online como o WhatsApp, por exemplo, a Mercedes-Benz registrou mais de 360% de aumento na participação de clientes em pesquisas de experiência. Para se ter uma ideia, em 2020, das cerca de 7,2 mil pesquisas realizadas, 940 foram feitas online, especialmente pelo WhatsApp. E apenas nos 3 primeiros meses de 2021, o número de pesquisas online cresceu para 4.355.
O principal objetivo da pesquisa de experiência de marca Mercedes-Benz é que motoristas, frotistas, gestores de manutenção e proprietários de transportadoras tenham um canal rápido à disposição para que possam responder de modo prático e em menos de 1 minuto, a qualquer horário do dia e na palma da mão. Essa ferramenta possibilita que o cliente compartilhe opiniões, sugestões, críticas e elogios que servem para identificar pontos a serem aperfeiçoados e desenvolvidos, além de ajudar a montadora a fornecer melhores experiências.
CONSULTORIA GERENCIAL – Ferramentas de serviços 4.0 como conectividade e análise de dados e informações também estão presentes no trabalho da consultoria gerencial que a Mercedes-Benz oferece aos frotistas, a fim de entregar mais soluções técnicas. A equipe trabalha com análise de dados operacionais, como consumo, intervalo entre as paradas, principais manutenções corretivas, durabilidade de componentes e outros. As informações são coletadas pelos planos de manutenção ou diretamente do cliente. Os dados são compilados e trabalhados com os concessionários. Depois, são gerados indicadores de desempenho para os planos de ação referente a cada informação.
“Em média, são 115 dias de trabalho em conjunto com o cliente que, por meio da nossa consultoria, alcança maior disponibilidade da frota, menos paradas para manutenções corretivas e maior controle das manutenções preventivas, melhorando no consumo de combustível e no conhecimento e controle acerca do custo operacional total do veículo ao longo de sua vida útil. Além disso, há a oportunidade de desenvolver novas frentes de trabalho, como a oficina dedicada, bem como treinamentos, testes de produtos e muito mais”, finaliza Silvio Renan.
A Mercedes-Benz já oferece a Consultoria Gerencial para 13 clientes de ônibus e 5 clientes de caminhões. E um cliente de ônibus já vem acumulando muitos ganhos com esse serviço, como um aumento na disponibilidade da frota de 86% para 95%; um crescimento no QPK (Quebra por Kilômetro) de 49 mil quilômetros para 175 mil quilômetros; e uma redução no CPK (Custo por Kilômetro) de R$ 0,14 para R$ 0,10.