Pesados

DAF renovou sua linha de caminhões CF e acrescenta novidades

Totalmente renovada, a linha CF da DAF Caminhões começou a ser produzida em Ponta Grossa (PR), agora trazendo a opção de um modelo rígido 8×2 – novo segmento para a marca no Brasil.

Além do design arrojado, ele ganhou mais tecnologias e um novo motor de 10,8 litros e 6 cilindros, 15% mais econômico que o propulsor anterior e acoplado a uma transmissão automatizada de 12 velocidades.

Já a linha fora de estrada – ideal para o agronegócio – usa o mesmo motor da recém-lançada linha XF.

O freio-motor com 460 cavalos é o mais potente do segmento e oferece 3 estágios, o que permite um planejamento melhor do uso, além de trabalhar com um nível menor de ruído.

De tecnologias, ele mostra se a direção está sendo econômica e indica como reduzir o consumo.

Também traz alerta de saída de faixa, piloto automático adaptativo, sensor de pressão dos pneus, monitoramento de energia da bateria e aviso de colisão frontal com frenagem de emergência.

Há duas opções de cabine, Sleeper e Space, ambas com cama, sendo que a Space tem 2,23 metros de altura interna.

Dentro, possui novos cromados no volante e várias opções de revestimento de paredes, colchão e cortina, além de ar condicionado que prioriza a economia de combustível sem comprometer o conforto térmico.

O sistema de iluminação traz diversas possibilidades de luz na cabine e o painel de instrumentos foi redesenhado para acesso rápido às informações, oferecendo uma tela no centro e mostradores digitais e em ponteiro.

Do lado de fora há cromados, logomarca em alumínio escovado, parachoque em aço galvanizado, novo parassol e faróis com lentes de alta resistência a impactos.

A chegada do novo CF é mais um marco na nossa história no Brasil, renovando totalmente o line up da DAF no país. Somado a isso, estamos ingressando num novo segmento, o de caminhões rígidos, voltados a operações rodoviárias e de distribuição, permitindo a expansão da nossa participação no mercado nacional. Em 2020 crescemos 38% no segmento acima de 40 toneladas, com 8,2% em comparação ao ano anterior. E vamos manter a curva de crescimento da marca em 2021”, ressalta Lance Walters, Presidente da DAF Caminhões Brasil.

DAF CF RÍGIDO – A família CF cresceu e chega ao mercado brasileiro com uma nova versão rígida, em configuração 8×2, cujo design foi todo renovado, assim como o conjunto mecânico, incluindo motor de 410 cavalos.

O novo caminhão DAF CF rígido conta com segundo eixo direcional e também possui a maior distância entreeixos da categoria (6,40 metros), o que o torna ainda mais versátil.

Sua capacidade técnica é de 45 toneladas, sendo ideal para operações de baú, sider, contêiner e prancha, entre outros implementos. E traz como opcional a suspensão pneumática com ajuste de altura e os freios a disco.

A DAF Caminhões tem no seu DNA um padrão superior de qualidade, conforto e eficiência. Quando começamos a pensar o projeto do modelo rígido no Brasil, tínhamos certeza de que este novo caminhão deveria elevar o padrão desta categoria, oferecendo uma nova experiência no segmento. O resultado é exatamente o que planejamos e estamos muito felizes com o produto que o cliente terá disponível para as suas operações de transporte rodoviário e distribuição. O novo CF traz muitos itens de segurança do nosso carro-chefe, o novo XF. A soma destes dispositivos, com o trabalho excepcional do conjunto mecânico, faz do novo CF um caminhão muito econômico, robusto, seguro e confortável. Este é um conjunto de qualidades inédito nesta categoria, elevando o patamar do segmento de rígidos no Brasil”, acrescenta Jarno Broeze, Diretor de Desenvolvimento de Produto da DAF Caminhões Brasil.

DAF CF RODOVIÁRIO – 4×2 ou 6×2, o CF rodoviário tem entre 410 ou 450 cavalos e o eixo traseiro traz relações mais rápidas, permitindo rotações mais baixas e gerando mais economia de combustível.

Com PBTC técnico liberado para 60 toneladas, conta com novos entreeixos, permitindo diversas aplicações.

Mais leve e resistente, o chassi do novo DAF CF rodoviário possui módulos com conectores vedados e sistema eletrônico que proporciona uma gestão pneumática ainda mais eficiente.

Os tanques de combustível e Arla também aumentaram, dando mais autonomia em viagens longas.

E herda tecnologias do recém-lançado XF, como piloto automático que, com a ajuda do GPS, lê o relevo até 2 quilômetros à frente, ajustando a velocidade e a troca de marcha ideal para um baixo consumo.

O motor Paccar MX11 é uma novidade no mercado nacional, mas um projeto consagrado na Europa, que acumula mais de 200 milhões de quilômetros rodados. Trata-se de um motor altamente eficiente, silencioso e moderno, que permitirá ao transportador brasileiro trabalhar com um caminhão versátil, econômico e de alta qualidade”, afirma Jarno Broeze, Diretor de Desenvolvimento de Produto da DAF Caminhões Brasil.

DAF CF OFF-ROAD – O DAF CF Off-Road usa o mesmo motor do XF, com 480 cavalos e redução nos cubos. Oferecido na versão 6×4, ele é logicamente mais robusto e resistente que o CF rodoviário e conta com assistente de partida em rampa e sistema que permite melhor troca de marchas em pisos de baixa aderência.

O freio-motor tem 490 cavalos de potência e o chassi foi reforçado para atender operações severas de cana de açúcar e de madeira, com Peso Bruto Total de 125 toneladas.

Seus módulos e conectores são selados, para evitar a contaminação por pó ou sujeira na operação. A suspensão traseira tem capacidade para 26 toneladas e a quinta roda foi projetada para pino rei de 3,5 polegadas. E há opção de escapamento vertical, para evitar contaminação pelo cano.

Externamente, traz parachoque tripartido em aço galvanizado, faróis que fornecem melhor visibilidade à noite e frente diferente do restante da linha, que ganhou extensa proteção do cárter e ângulo de ataque maior (23 graus).

E difere dos outros modelos por oferecer opção de cabine (chamada Day) sem cama e com teto baixo, além de acabamento e proteções antisujeira, como capa de vinil nos bancos.

O novo CF Off Road traz muitas melhorias em relação à versão anterior, como o novo trem de força e chassi. Além disso, temos tecnologias que facilitam a condução e proporcionam economia de combustível. A robustez continua sendo um dos seus pontos de destaque, se tornando um veículo ideal para operações severas”, complementa Jarno Broeze.

CONCESSIONÁRIAS – Em 2021, a DAF expandirá sua rede de concessionárias, reforçando sua presença em todas as regiões e representando uma cobertura de 100% do território nacional. Ela aumentará em 23% o número de pontos de atendimento, que passará de 44 para 54, sendo 44 autorizadas completas e 10 lojas TRP, que são voltadas à venda de peças multimarcas e serviço.

Os clientes contarão com novas opções de contratos de manutenção e aplicativo exclusivo para atendimento 24 horas nas estradas. O programa Multisuporte foi aperfeiçoado para atender as necessidades dos transportadores e dos novos modelos. São 4 novos tipos de contratos pra melhorar a gestão da frota dos clientes DAF: Óleos e Filtros; Óleos e Filtros Plus; Preventivo; e Pleno. “A modernização da nossa área de Serviços ao Cliente acompanha a evolução do nosso produto e da marca DAF no país. Estamos crescendo e queremos manter características que nos consagraram no Brasil, como atendimento premium e relacionamento próximo com os clientes”, avisa Luis Gambim, Diretor Comercial da DAF Caminhões Brasil.

A DAF já tem uma frota circulante de mais de 12 mil caminhões, volume que deve aumentar em 2021, pois sua perspectiva de crescimento é de 25%. E com o novo CF 8×2, espera aumentar sua base de clientes em 30%.

Estamos confiantes em relação a 2021, mesmo com todos os desafios da pandemia. No ano passado, registramos meses com recordes de vendas, ampliamos nossa rede, lançamos o novo XF e crescemos 38% no segmento acima de 40 toneladas. Nosso marketshare nesse segmento passou de 6,2% em 2019 para 8,6% em 2020. E ainda há muito espaço para aumentarmos nossos volumes de vendas e participação de mercado”, completa Gambim.

Seguimos nosso planejamento de longo prazo no Brasil, fortalecendo a presença da DAF e nos renovando pra atender às necessidades do mercado. Somos parte do grupo Paccar, único fabricante de veículos no mundo com 82 anos consecutivos de lucro, além de ser uma marca centenária e uma das mais sólidas empresas globais, o que nos dá segurança para ultrapassar momentos desafiadores, sempre com o olhar no crescimento futuro”, finaliza Lance Walters.

Auto Destaque

O Caderno Auto Destaque é publicado ininterruptamente desde 1987 no jornal Diário do Pará, apresentando lançamentos e tudo mais sobre o mercado automotivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Translate »

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios