Revise o sistema de arrefecimento pra não ficar parado no trânsito
Com a chegada das altas temperaturas, alguns cuidados são necessários pra prevenir danos e gastos desnecessários nos veículos. Com medidas simples e manutenção periódica é possível evitar dores de cabeça durante a viagem. Uma das partes do motor que merece especial atenção é o sistema de arrefecimento, que controla a temperatura do motor.
O motor do veículo gera calor devido à queima da mistura do ar com o combustível. Para controlar o excesso de calor, existe o sistema de arrefecimento, que é composto por diversos componentes que operam interligados, entre eles o líquido de arrefecimento, a válvula termostática, as mangueiras, a ventoinha, o interruptor térmico, a bomba d’água e o sensor de temperatura. O líquido de arrefecimento é uma mistura de água e de aditivo e promove o resfriamento do propulsor, devendo ser mantido sempre no nível indicado no reservatório.
Para oferecer maior durabilidade, economia de combustível, menor desgaste das partes móveis do motor e emitir menos poluentes, o sistema de arrefecimento deve estar sempre em perfeitas condições de funcionamento. É comum observar carros parados no acostamento, com o capô aberto e com fumaça saindo do propulsor por falta de manutenção preventiva nesse sistema. Todas as peças são fundamentais para que o sistema funcione adequadamente e cada uma tem a sua importância – daí a necessidade da prevenção.
O motorista deve estar atento a qualquer anormalidade sob o risco de provocar graves danos ao motor. A falta de líquido ou líquido deteriorado podem causar danos ao propulsor, causando prejuízo considerável ao dono do veículo.
Fabricantes recomendam a checagem do nível de arrefecimento uma vez por semana, bem como realizar a troca a cada 30 mil quilômetros rodados ou uma vez por ano, enquanto que as outras peças devem ser revisadas anualmente.
Lembrando que a inspeção do sistema de arrefecimento precisa ser feita sempre por pessoas habilitadas e com o carro frio, pois as altas temperaturas podem ocasionar queimaduras em quem estiver fazendo a revisão. E caso alguma peça apresente problema, deve ser substituída por uma nova, de acordo com as especificações do fabricante do veículo.