Novo 765LT é um McLaren ainda mais leve e potente
Chegaram ao Brasil as primeiras unidades do McLaren 765LT, totalmente configuradas pelos seus proprietários, com direito a asa traseira, teto e capô feitos de fibra de carbono – sendo que o capô ganhou tomada de ar.
A unidade “560 of 765” (todas são numeradas) veio na cor laranja perolizado e tem acabamento interno em Alcantara preto com detalhes em tom laranja, como os cintos, as costuras dos bancos e a marcação “12 horas” no volante.
As rodas são pintadas na cor preto brilhante, enquanto que as pinças de freio são na tonalidade laranja.
Já a unidade “496 of 765” que veio para o Brasil é pintada na cor verde perolizado, contrastando com as rodas em tom cinza grafite acetinado e com as pinças de freio na tonalidade preto brilhante.
O interior é preto, sendo que a plaqueta de identificação da série fica no batente da porta esquerda e traz os logos “McLaren” e “765LT” sobre a inscrição “Surrey – England” – e esta sobre a numeração.
Baseado no modelo 720S e com 4,60 metros de comprimento, 1,15 metro de altura, 2,16 metros de largura e 2,67 metros de distância entreeixos, o McLaren 765LT tem motor 4.0 V8 biturbo de 765 hp (que pode ficar exposto através de vidro duplo), tração traseira e câmbio sequencial de 7 marchas com 3 modos de condução, chegando aos 100 km/h em 2,8 segundos, aos 200 km/h em 7,2 segundos e aos 400 metros em 9,9 segundos, além de atingir a velocidade máxima de 330 km/h. Ele também é 15% mais rápido que o 720S.
Boa parte desse desempenho foi obtido na redução do peso (1.229 quilos), pois ele é 80 quilos mais leve que o 720S graças a materiais como fibra de carbono e titânio – este vem aplicado no escapamento com 4 ponteiras e nos parafusos das rodas de 10 raios e 19 polegadas na frente e de 20 polegadas atrás, calçadas em pneus Pirelli P Zero Trofeo R – um conjunto 22 quilos mais leve que o do 720S.
Vidros mais finos e janelas de policarbonato estilo Fórmula-1 foram usados para diminuir o peso e eliminaram o carpete e a forração do console central, que é feito de fibra de carbono aparente.
Tiraram até o ar condicionado e o som para reduzir o peso, mas eles podem ser recolocados se o cliente quiser, sem precisar pagar nada – o único som que tem custo extra é o da marca Bowers & Wilkins.
Já o capô, os paralamas e as portas do 765LT são feitos totalmente de alumínio, mas também estão disponíveis opcionalmente em fibra de carbono, para reduzir ainda mais o peso.
Até a bateria de íons de lítio é bastante leve, economizando 3 quilos em relação à bateria do McLaren 720S. E existe um pacote aerodinâmico todo fabricado em fibra de carbono, incluindo separador dianteiro, parachoques, assoalho, saias laterais, difusor traseiro, suporte da placa e asa traseira ativa maior.
Por isso, além das relações de marcha otimizadas, há uma aceleração 15% mais rápida que a do 720S e tempos de volta mais rápidos que qualquer McLaren Super Series.
Pra domar tanta potência, o 765LT possui discos de cerâmica de carbono, pinças de freio do McLaren Senna e dutos de refrigeração inspirados na Fórmula 1, que o freiam dos 200 km/h à parada total em menos de 110 metros e dos 100 km/h à parada total em apenas 29,5 metros.
A direção é eletrohidráulica (mas com relação mais rápida) e a suspensão é hidráulica, com molas aprimoradas e amortecedores adaptativos independentes.
Em comparação com o 720S, a altura em relação ao solo na frente é reduzida em 5 milímetros e a bitola dianteira é 6 milímetros mais larga. Mas está disponível como opcional um sistema que eleva o nariz do superesportivo sobre lombadas ou ao entrar/sair de um estacionamento, ajudado por uma câmera com visão 360 graus.
Dentro, a fibra de carbono marca presença nos bancos de corrida (que são 18 quilos mais leves que os do 720S), no túnel central, no assoalho, nas molduras das janelas, nas saídas de ar e na trava do volante.
Redes substituem os porta-objetos e o ajuste de distância e inclinação do volante é manual.
O painel digital de 8 polegadas funciona com um monitor escamoteável, também com acabamento de fibra de carbono.
Para carregar a bagagem, há 150 litros de espaço na frente e 210 litros de espaço atrás.
O 765LT é a mais envolvente versão LT da McLaren e abre um novo capítulo na história do ‘Longtail’, iniciado com o carro de corrida F1 GTR na década de 90 e, desde 2015, com as versões LT de rua, além de sempre estar limitado a poucos.