Mitsubishi Pajero Full: um ícone se despede
Depois de quase 4 décadas de sucesso em mais de 170 países, o Pajero Full deixará de ser produzido e entra para a história da Mitsubishi como um legítimo 4×4 que reúne força, robustez e sofisticação.
E para marcar a sua despedida no mercado brasileiro, está chegando a edição especial Legend Edition, limitada a apenas 100 unidades numeradas e trazendo detalhes exclusivos.
Disponível sob encomenda na concessionária Macom Mitsubishi, o Pajero Full Legend Edition vem equipado com motor 3.2 turbodiesel de 200 cavalos, câmbio automático, sistema de tração avançado, suspensão independente nas 4 rodas, 8 airbags e assistente de frenagem no motor para descidas íngremes.
Oferecido apenas na versão com 5 portas, ele tem 4 opções de cores para a carroceria e duas opções de cores para o revestimento de couro, custando R$ 356.990.
Há ainda um acabamento na tonalidade preto brilhante nos protetores inferiores, na grade do radiador, nos espelhos retrovisores externos e nas molduras laterais.
As rodas de liga leve de 20 polegadas também trazem um acabamento exclusivo.
E tanto na traseira quanto nas laterais e no parabrisa, o exclusivo emblema ‘Legend Edition’ está presente, assim como no painel – que neste caso recebe a numeração entre 1 e 100.
Junto com o raríssimo utilitário esportivo de luxo, os 100 felizardos proprietários receberão ainda um belo livro que conta tudo desta lenda automotiva, em detalhes.
HISTÓRIA – A história do Pajero Full começou muito antes de seu lançamento. O ano era 1935 e a Mitsubishi criou o primeiro veículo com tração 4×4 do Japão, o projeto PX33, encomendado pelo governo para uso militar.
O governo japonês acabou cancelando a encomenda, mas o protótipo serviu de base pra produção do primeiro conceito do Pajero, apresentado no Salão do Automóvel de Tóquio de 1973.
Demoraria ainda mais 8 anos – e muitas melhorias – para que a versão final fosse apresentada, o que só ocorreu em 1981.
A partir dali a linha Pajero (nome que remete a felino ágil e rápido dos pampas argentinos) entrava no panteão dos mais bem-sucedidos veículos já produzidos, com 4 gerações e mais de 3 milhões de unidades comercializadas.
O Pajero Full entrou pro Guinness Book – Livro dos Recordes por ter vencido 12 vezes o mais desafiador rally do mundo, o Paris Dakar, sendo 7 vitórias seguidas entre 2001 e 2007 – marca até hoje não superada.
As primeiras unidades do Pajero desembarcaram oficialmente no Brasil em 1991, na abertura das importações.
E o êxito foi tão grande que dele surgiram diversas variantes, como o Pajero Sport (que chegou em 2000 e foi produzido aqui de 2006 a 2010) e o Pajero Dakar, que chegou em 2009 e foi produzido aqui de 2012 a 2017.
E com o fim do Mitsubishi Pajero Full, muita gente se pergunta: “Qual é o substituto dele?”.
O novo Pajero Sport pode ser considerado como a evolução natural do Pajero Full, pois traz o mesmo DNA, incluindo tecnologias que oferecem ainda mais conforto e segurança.