Porsche Taycan ganha nova versão de entrada
A Porsche lançou a quinta versão de sua linha de esportivos totalmente elétricos Taycan, equipado com tração traseira e disponibilizando dois tamanhos de bateria.
Com a bateria padrão Performance, ela tem 431 quilômetros de autonomia e gera 326 cavalos, mas vai até 408 cavalos de potência quando ativado o controle de arrancada.
E com a bateria opcional Performance Plus, ela tem autonomia de 484 quilômetros e a potência aumenta para 380 cavalos, indo até 476 cavalos com o controle de arrancada – e incluindo carregador de bordo de alta capacidade e minitela colorida de informações no parabrisa.
Chamada simplesmente Taycan, essa versão chega aos 100 km/h em 5,4 segundos e atinge os 230 km/h.
O membro mais jovem da família inclui os mesmos recursos das outras versões, como função que permite praticidade no carregamento e pagamento sem a necessidade de cartões ou aplicativo: assim que o cabo é conectado, ele estabelece comunicação com a estação pra pagar e iniciar o processo de recarregamento.
Ambas as baterias podem ser carregadas de 5% a 80% em apenas 22,5 minutos, sendo que a autonomia para rodar 100 quilômetros é alcançada com somente 5 minutos de carga rápida.
Tanto a suspensão padrão com mola de aço quanto a suspensão a ar adaptável opcional com tecnologia de três câmaras são complementadas pelo ajuste eletrônico dos amortecedores.
A suspensão a ar adaptável também é equipada com função que permite que o Taycan seja programado de modo que aumente sua altura automaticamente em lombadas ou entradas de garagem, além de poder ser ajustada na estrada.
Com design tipo monobloco, as pinças de freios possuem um acabamento anodizado na cor preta, trazendo seis êmbolos de alumínio na dianteira e quatro êmbolos de alumínio na traseira.
Os discos de freio ventilados internamente têm 360 milímetros de diâmetro na frente e 358 milímetros atrás, mas podem ter opcionalmente 410 milímetros e 365 milímetros, respectivamente.
O Taycan é dono de um design purista, mas mantém o DNA inconfundível da fabricante alemã.
Visto de frente, ele parece baixo e largo, com asas altamente contornadas e silhueta moldada por linha de teto inclinada pra baixo na traseira acentuada, complementada com a inscrição Porsche no visual de vidro na faixa de luz.
Traz ainda rodas aro 19, enquanto que difusor traseiro preto, spoiler dianteiro e soleiras laterais são iguais aos do Taycan 4S.
Dentro, o display curvo independente forma o ponto mais alto do painel, com direito a multimídia de 10,9 polegadas e um display opcional até para o passageiro do banco dianteiro, além de bancos dianteiros com 8 ajustes elétricos e 2 porta-malas: um de 84 litros na frente e um de 407 litros atrás.
E é o primeiro Porsche com interior sem ser totalmente revestido de couro, pois utiliza materiais reciclados inovadores, que enfatizam a sua filosofia baseada na sustentabilidade.