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Kawasaki Ninja ZX-10R chega repleta de melhorias na linha 2021

A Kawasaki está lançando no Brasil a mais recente versão da sua superesportiva Ninja ZX-10, que traz uma série de melhorias no chassi e na motorização, além de uma eletrônica inovadora, com direito à conectividade via Bluetooth.

Pra começar, o visual inovador inclui emblema tridimensional da River Mark na carenagem do farol – homenagem concedida pela primeira vez em reconhecimento aos títulos conquistados.

A ergonomia é nova, com foco na aerodinâmica e que inclui parabrisa num ângulo mais íngreme e 40 milímetros mais alto, posição das manoplas estendida 10 milímetros pra frente, parte traseira do assento mais elevada e pedais reposicionados 5 milímetros para cima. Tudo pra reduzir o arrasto nas retas.

A carenagem trouxe atualizações. A entrada marca registrada da Ninja recebeu novo formato e ficou mais compacta. A do farol recebeu asas embutidas que mantém a roda dianteira no solo em acelerações e nas saídas de curva. Novas aberturas laterais foram inseridas para melhorar a dissipação do calor do motor. Na parte inferior, o novo formato direciona o ar para o radiador de óleo. Na traseira, ranhuras aumentaram a aerodinâmica. Os pneus são na medida 120/70ZR17M/C (58W) na frente e 190/55ZR17M/C (75W) na traseira.

O sistema de iluminação foi modernizado, com tecnologia de projeção direta que gera luzes mais brilhantes. Todos de led e leves (pesam só 1.200 gramas, contra 1.650 gramas dos antigos halógenos), os faróis estão mais centralizados e com inclinação reversa, posicionados na parte mais interna da caixa. Conectados por acopladores (facilita a remoção pra pilotar em circuitos), os novos retrovisores receberam piscas de led, assim como os piscas traseiros.

Ela ganhou inovações das pistas, da equipe Kawasaki Racing Team, com direito a aerodinâmica totalmente voltada à competição e aperfeiçoamentos em seu poderoso motor de 998 cm³ 16 válvulas com 4 cilindros, que recebeu radiador de óleo refrigerado a ar e ficou mais potente e menos poluente.

O acelerador agora é eletrônico e teve o seu sensor de posição reposicionado para a manopla, o que eliminou a necessidade de cabos e reduziu as manutenções.

A transmissão de 6 marchas foi atualizada e, com roda dentada traseira maior, deixou as mudanças de 1ª, 2ª e 3ª mais próximas, oferecendo boa aceleração em média e baixa rotação, para saídas de curvas mais rápidas.

Além da aceleração, a nova Ninja ZX-10R ganhou atualizações na geometria do chassi de alumínio, que aumentaram a estabilidade e oferecem maior controle nas mudanças de direção. O pivô do braço oscilante foi reposicionado 1 milímetro pra baixo e a distância entreeixos ganhou 10 milímetros, passando de 1.440 pra 1.450 milímetros. Com isso, o equilíbrio dianteiro-traseiro moveu-se pra frente, melhorando o desempenho nas curvas.

Na suspensão, os tubos foram revisados e o garfo dianteiro invertido de 43 milímetros da Showa ganhou área de fixação mais ampla no grampo triplo inferior. Já as configurações da mola foram alteradas pra se adequar melhor as características das pistas. E mudança parecida ocorreu na traseira, só que pra tornar a mola mais rígida.

Nos freios da linha 2022 da ZX-10R, continua a marca Brembo com ABS, que ganhou revisões nas pastilhas e no reservatório de fluido traseiro – reposicionado pra oferecer maior liberdade de movimento ao piloto. Mas continua disco duplo semiflutuante de 330 milímetros e pinça dupla com 4 pistões na dianteira, enquanto que na traseira é disco simples de 220 milímetros, com pinça de furo simples e pino deslizante.

Assim como na ergonomia, o sistema eletrônico recebeu atualizações, aprimoradas com a entrada de nova central Bosch, que trouxe mais recursos como modos de pilotagem, piloto automático e painel de instrumentos digital colorido com conectividade para smartphones.

As novas atualizações tornaram muito mais fácil se definir o controle de tração e a entrega de potência ideais pra cada tipo de situação, graças às melhorias dos Modos de Pilotagem: em botão ao lado do punho esquerdo, pode-se escolher entre 3 configurações pré-determinadas (Esportiva, Estrada e Chuva) ou 4 configurações manuais (Rider 1-4).

O sistema de tração recebeu atualizações nos modos 4 e 5, o que facilitou a aceleração nas curvas e nas saídas de curva. Já para pilotagens em longas distâncias, é possível manter a velocidade desejada ao simples toque de um botão, o que reduziu o desgaste na mão direita. Após selecionada a velocidade, a potência do motor é ajustada para se manter estável até em subidas e em descidas.

Falando agora do novo e compacto painel de instrumentos digital colorido de 4,3 polegadas, ele tem tela com cor de fundo selecionável (preto ou branco) e que ajusta o brilho automaticamente conforme a luz ambiente. Possui janelas multifuncionais, 2 modos de exibição (pra pista e pra pilotagem de rua) e luz indicadora para mudança de marchas estilo corrida, além de incluir indicadores de chamada e de e-mail. E é possível checar uma ligação graças ao aplicativo Rideology, que também ajuda a ver consumo, a ajustar os modos de pilotagem ou gravar registros de condução.

A nova Kawasaki Ninja ZX-10R 2022 está disponível em duas cores: a preta tem preço especial de lançamento de R$ 97.990, enquanto que a versão Kawasaki Racing Team (KRT) sai por R$ 99.990.

Auto Destaque

O Caderno Auto Destaque é publicado ininterruptamente desde 1987 no jornal Diário do Pará, apresentando lançamentos e tudo mais sobre o mercado automotivo.

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