Curiosidades que você provavelmente não sabia sobre os pneus run flat
Como toda solução inovadora, o pneu run flat gera sempre muitas dúvidas. Então, Rafael Astolfi, gerente de assistência técnica da fabricante alemã Continental Pneus, aborda curiosidades sobre essa tecnologia que vem ganhando cada vez mais atenção da indústria automotiva, ao permitir continuar rodando com o carro em caso de perda da pressão interna do ar.
Há basicamente 3 tipos de pneus run flat: os com ‘suporte auxiliar’ (que têm peças em forma de anel no interior, pra suportar a carga em caso de perda de pressão), os ‘autosuportes’ (mais comuns, com reforços de borracha nas laterais, pra suportar o peso do veículo) e os ‘autoselantes’, que têm uma camada polimérica viscosa de baixo índice de vulcanização no interior, capaz de selar furos como uma cola.
Embora pareçam iguais, cada tipo de pneu run flat possui sua especialidade. Normalmente, o que tem anéis de suporte no interior é mais difícil de ser montado e balanceado, porém é ideal para veículos blindados, de segurança e militares, pois resiste a danos nas laterais e continua apto a rodar mesmo quando totalmente destruído.
O pneu do tipo ‘autosuporte’ – como o SSR, da Continental – é o mais comum no mercado, por ser mais funcional e ter valor acessível. Também é mais leve, comparando com o pneu de suporte auxiliar, porém suscetível a ficar inutilizado em caso de danos nas laterais. Ele precisa de roda especial e não é intercambiável com um pneu comum. Algumas montadoras, como a BMW e a Mini, usam pneus tipo SSR em quase 100% da sua gama.
Os pneus mais modernos não são run flats, pois não rodam sem ar e são do tipo autoselante, como os modelos ContiSilent, da Continental. Apesar de serem os mais caros entre os 3 tipos, eles trazem muitas vantagens: são mais leves e silenciosos, podem ser intercambiados com pneus comuns e não afetam a dirigibilidade ou o conforto do veículo. Entretanto, são sensíveis a possíveis danos nas laterais.
Os pneus autoselantes possuem futuro promissor por outra razão: quando combinados a camadas de espumas de poliuretano (muito parecidas com esponjas), chegam a reduzir o nível de ruído interno percebido pelos passageiros em 9 decibéis, o equivalente à diferença entre uma conversa e uma discussão acalorada.
No Brasil, a Continental disponibiliza 57 opções de pneus run flat nas linhas ContiPremiumContact, ContiPremiumContact 2, PremiumContact 6, ContiProContact, CrossContact LX Sport, CrossContact UHP, ContiSportContact 2, ContiSportContact 3, ContiSportContact 5, SportContact 6 e EcoContact 6.