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Mercedes-Benz do Brasil completa 65 anos de evolução nas estradas

O caminhão Mercedes-Benz sempre esteve na linha de frente na evolução do setor. Ele foi o primeiro a ser fabricado no país (L 312, o ‘Torpedo’, de 1956), o primeiro movido a diesel e o primeiro com motor com gerenciamento eletrônico (1998). No quesito Segurança, a Mercedes-Benz foi a primeira a introduzir freios ABS (1981), freio-motor auxiliar (1993) e freios a disco (1998). Atualmente, oferece também distribuição eletrônica da força de frenagem e controle em descidas.

Há 65 anos, a Mercedes-Benz também é a principal parceira de trabalho dos caminhoneiros e transportadores, sempre trazendo grandes novidades, como o primeiro caminhão que freia sozinho e o primeiro modelo autônomo a entrar numa operação regular – o extrapesado Axor 3131, que opera 24 horas por dia na colheita da cana-de-açúcar pela Grunner, empresa de tecnologia para o campo. Dessa parceria surgiu também o Atego 2730 com direção autônoma.

Historicamente, os caminhões Mercedes-Benz sempre foram reconhecidos pela força, robustez e durabilidade, com uma gama completa: Accelo (segmentos leves e médios), Atego (médios e semipesados), Axor e Actros (extrapesados). A esta linha se somam os furgões Sprinter e o Sprinter Truck, da categoria de comerciais leves.

A Mercedes-Benz também foi a primeira fabricante de veículos comerciais a trazer para sua estratégia o conceito 4.0 de produção, veículos e serviços, graças ao novo Actros, um caminhão digital e conectado. O novo Actros também impressiona na economia de combustível, com uma redução de 12% no consumo em relação ao anterior.

E é referência em sustentabilidade: em 1964, o L 1111, de 11 toneladas de PBT, emitia cerca de 15 kg de CO2 por tonelada de carga líquida transportada a cada 100 quilômetros, enquanto que o novo Actros de 74 toneladas de PBTC faz 3 kg de CO2 por tonelada transportada – a emissão foi reduzida 5 vezes.

A evolução tecnológica também melhorou a vida a bordo. Hoje, eles oferecem informações que ajudam a obter o melhor desempenho, como piloto automático, computador de bordo e funções como a faixa verde de rotação no painel. E o novo Actros elevou o patamar com quadro de instrumentos digital, muita conectividade, carregamento de celular sem cabo, modernos sistemas de ar condicionado e bancos mais confortáveis, com a opção de tecnologia pneumática.

Já o novo Actros foi além e trouxe para o Brasil assistente ativo de frenagem (é o único caminhão do mercado nacional que freia sozinho ao identificar pedestres à frente), sensor de ponto cego, detector de fadiga do motorista, câmeras no lugar dos retrovisores externos e controles de estabilidade e de proximidade, além de assistente de faixa de rolagem e faróis e limpadores de parabrisa automáticos.

Auto Destaque

O Caderno Auto Destaque é publicado ininterruptamente desde 1987 no jornal Diário do Pará, apresentando lançamentos e tudo mais sobre o mercado automotivo.

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