Naútica

Direct Jet dá dicas para navegar com tranquilidade e segurança

É verão, e mais do que nunca estamos todos precisando relaxar em águas calmas. Mas nesse cenário não existe tranquilidade sem segurança, certo?Tudo começa com uma atitude responsável, seguindo um passo-a-passo básico antes de cair na água. Documentação em dia, conhecer o equipamento e atender às orientações da Marinha Brasileira são dicas da concessionária Direct Jet BRP para evitar transtornos durante os passeios.

Além disso, o nível tecnológico que seus produtos oferecem também proporciona boa parte dessa segurança na água. Pra começar, portar a carteira de Arrais é obrigatório e, antes de sair, é sempre importante consultar a norma de navegação vigente na área escolhida, pois nela estão determinados os limites para cada tipo de embarcação. No caso das motos aquáticas da Sea-Doo, é preciso ter a habilitação de motonauta, que permite a navegação interior, apenas.

Também é bom ter acesso à carta náutica da região, para entender as dificuldades que podem aparecer como bancos de areias e grandes profundidades, no caso dos rios. Além disso, fazer o plano de navegação em que constem a data, o horário e o destino é essencial para garantir a localização em caso de imprevistos ou acidentes.

Um item importante – embora não obrigatório – é o kit de salvamento e, claro, os coletes salva-vidas, que atendam às normas e sejam certificados pela Marinha Brasileira.

A Direct Jet oferece como acessório um kit da Sea-Doo composto por apito, farolete e corda de reboque. E também possui uma linha completa de coletes, que está de acordo com a norma 05/DPC e que foi homologada na Classe V pela Marinha Brasileira, em total conformidade com os mais elevados padrões mundiais de segurança na água.

TECNOLOGIAS – A escolha da moto aquática Sea-Doo ideal é essencial pra garantir um passeio agradável, pois há uma para cada tipo de atividade. Conhecer os detalhes do funcionamento de cada item também pode evitar problemas e encontrar soluções mais ágeis em caso de emergência.

Mas a Sea-Doo já vem com alguns sistemas que oferecem estabilidade e segurança, como o Controle de Aceleração Inteligente, tecnologia exclusiva sua e que oferece 4 modos de pilotagem, fixando a velocidade para atividades específicas como cruzeiro, rebocamento e navegação em áreas de atracação.

No caso dos momentos de frenagem, que sempre demandam mais atenção, a tecnologia de Freio e Reverso Inteligente (que está na terceira geração) permite frear 48 metros antes na comparação com uma embarcação sem o sistema, além de proporcionar máximo controle nas manobras em baixa velocidade.

Outra facilidade criada pela Sea-Doo é a chave com sensor de presença que, por meio de um chip com código exclusivo, emparelha com a central eletrônica, permitindo o funcionamento do jet. E o ímã embutido na chave atua como interruptor de segurança pro jet: se o piloto for lançado na água, a chave se desconecta, desligando o motor automaticamente.

O próprio entupimento do sistema de admissão com detritos da água é outro fator que envolve segurança. E por isso que a Sea-Doo desenvolveu a tecnologia de Bombeamento Inteligente Livre de Detritos onde, com um toque no botão no guidão, o piloto aciona o sistema e remove os detritos da admissão, sem precisar entrar na água.

Por fim, fatores mecânicos podem causar problemas durante a navegação. Mas com o Sistema de Refrigeração Circuito Fechado, que é padrão em todos os jets da Sea-Doo, o motor usa um líquido refrigerante pra manter a temperatura ideal, evitando que a água salgada corrosiva e detritos entrem e proporcionando maior confiabilidade e durabilidade do equipamento.

Auto Destaque

O Caderno Auto Destaque é publicado ininterruptamente desde 1987 no jornal Diário do Pará, apresentando lançamentos e tudo mais sobre o mercado automotivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Translate »

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios