VW T-Cross é o primeiro veículo conectado de toda a América Latina
Primeiro SUV feito pela Volkswagen no Brasil, o T-Cross também é o 1º carro conectado da América Latina, trazendo de série na versão Highline – e opcional noutras versões – o aplicativo VW Connect, que se abastece via Bluetooth com informações como quilometragem total, autonomia, data das viagens, velocidade média, trajetos percorridos e consumo de cada trajeto. E essas informações podem ser vistas no celular ou no tablet.
Ao cadastrar o valor do litro de combustível, ele também mostra o valor em Reais gasto para percorrer cada trajeto. A ferramenta ainda oferece sugestões para tornar a condução mais eficiente, monitorando o estilo de dirigir em relação às rotações do motor e o vigor nas acelerações e nas frenagens, bem como a velocidade e a temperatura do veículo.
O VW Connect facilita a vida do dono do T-Cross. Entre os recursos está o de localizá-lo num shopping ou estacionamento e dividir essa informação com outras pessoas pelo WhatsApp, com coordenadas de GPS, no caso de marcar para encontrar alguém. A duração do estacionamento também é registrada – útil em locais com estacionamento rotativo.
O sistema mostra as concessionárias nos trajetos que o motorista costuma percorrer e monitora os períodos de revisão com base na quilometragem e no período entre os serviços, avisando da próxima revisão. Ao se escolher local e horário onde realizará o serviço, a autorizada selecionada recebe um e-mail com os dados do SUV com a quilometragem e o serviço agendado.
Se uma luz de advertência acende, a tecnologia reconhece a avaria e mostra qual é o problema, sugerindo até a visita a uma revenda – que é avisada. E em caso de avaria ou acidente, o aplicativo contata o Serviço 24 horas e transmite dados do SUV e a sua localização à autorizada mais próxima.
MANUAL COGNITIVO
Esse assistente inteligente usa o sistema IBM Watson para responder questões sobre o utilitário esportivo, incluindo informações contidas no manual e as perguntas mais frequentes feitas à central de atendimento. Tirando dúvidas em português e espanhol, o sistema reconhece sotaques e aprende quanto mais se interage com ele, além de entender linguagem abreviada. Se ele não encontra informações para responder a questão, a encaminha pra central de atendimento ao cliente, em busca da resposta.
Após o T-Cross, a Volkswagen passará a oferecer o sistema VW Connect como um acessório na rede de concessionárias. Com isso, todos os modelos Volkswagen fabricados a partir de 2012 (ano/modelo) poderão ser equipados com essa tecnologia inovadora.