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Meritor celebra 65 anos no Brasil

Líder no mercado de eixos e sistemas de drivetrain para veículos comerciais, a Meritor está celebrando 65 anos de atuação no Brasil e contabiliza 8.700.065 eixos produzidos em Osasco (SP) e em Resende (RJ), sendo 3.500.065 dedicados exclusivamente a veículos comerciais.

E sua representatividade – 50% de participação em veículos comerciais acima de 6 toneladas – lhe dá fôlego para mirar um futuro promissor e sustentável, a exemplo do primeiro trem de força elétrico, o 14xe, desenvolvido pela marca Blue Horizon (sua unidade de negócio dedicada a novas tecnologias para a mobilidade), e que já começou a ser fabricado.

Desenhado para equipar caminhões médios e pesados entre 9 e 26 toneladas de PBT nas configurações 4×2 e 6×2 e entre 26 e 40 toneladas de PBTC na configuração 6×4, o 14xe já está em fase de prospecção no país”, disse Adalberto Momi, Vice-Presidente da Meritor para a América do Sul.

A Meritor ainda iniciou o desenvolvimento dos próximos produtos da Blue Horizon: os eixos elétricos 12Xe e 17Xe, cujos testes estão previstos para começar no início de 2022. O trem de força 12Xe será oferecido para caminhões entre 6 e 19 toneladas de PBT, com até 200kW de potência contínua nas configurações 6×2 ou 4×2. Já o powertrain 17Xe irá equipar caminhões entre 26 e 44 toneladas de PBTC, fornecendo até 430kW de potência contínua nas configurações 6×2 ou 4×2.

O crescimento sustentável da Meritor também é pautado pela diversidade e inclusão – uma prova disso é que ela é signatária do programa da ONU ‘Princípios de Empoderamento das Mulheres’.

Em cenário de grandes transformações pra indústria, a Meritor completa 65 anos com parceiros como Mercedes-Benz, VW Caminhões e Ônibus, Iveco, DAF, Volvo e Agrale, oferecendo a caminhões, ônibus e veículos especiais uma ampla gama de produtos que transmite a força do motor da caixa de transmissão até as rodas. Entre simples, duplos e tandem, os eixos fabricados na planta de Osasco (SP) variam entre 6 e 125 toneladas de Peso Bruto Total Combinado.

Com metade do mercado de eixos acima de 6 toneladas e 60% de participação em veículos pesados, a produção da Meritor segue alinhada com o comportamento do mercado de veículos comerciais. Tanto que ela prevê em 2021 crescer 90,48% em relação a 2020 – ou seja, irá de 63 mil eixos produzidos em 2020 para 120 mil eixos em 2021. O planejamento estratégico fortalece o atendimento às necessidades do complexo em que atua, existindo um trabalho pra evitar o desabastecimento.

As duas últimas décadas da Meritor no Brasil foram marcadas por melhorias contínuas nos seus processos, investindo no parque industrial e na modernização pra elevar a capacidade de suas instalações com implantação de manufaturas mais eficientes e robotizadas, além da expansão e da atualização do Laboratório de Ensaios Mecânicos, uma referência global.

No início dos anos 2000, ela passou a desenvolver componentes mais leves, que geraram uma nova família de produtos, com tecnologia incorporada nos eixos 17x e 18x, junto com o uso de novo processo de solda a laser que eliminou fixadores na concepção do diferencial. Inovações que resultaram numa redução de consumo de combustível entre 2% e 3%.

Depois ela completou o portfólio de diferenciais posteriores, com o lançamento do eixo tandem premium de até 125 toneladas, o MT-610, com redução nas extremidades e diferencial nacional, montado na versão de carcaça fundida e oferecendo benefícios, flexibilidade e competitividade aos clientes. Um novo par de coroa e pinhão com corte a seco foi criado e traz mais performance, durabilidade e melhorias na geração de ruídos.

Outro grande destaque é o MS-160 EVO, eixo traseiro de simples redução para aplicações de até 45 toneladas na versão solo e de 74 toneladas na versão tandem, que recebeu melhorias e está mais leve e robusto. Ele começa a ser produzido ainda em 2021 e dará mais desempenho e confiabilidade às aplicações mais severas de caminhões rodoviários, de construção e de coleta de lixo, além de ônibus urbanos e rodoviários.

INOVAÇÃO – Uma das três principais sistemistas da América do Sul no segmento de veículos comerciais, a Meritor Brasil busca sempre soluções inovadoras para aumentar a disponibilidade dos veículos em operação e contribuir com iniciativas de redução de custo, como o Auto-DCDL e o Detachable. O Auto-DCDL é um componente de bloqueio automático do diferencial que possibilita o travamento automático das rodas e que será oferecido a partir de 2022. É uma unidade de controle eletrônica acoplada ao diferencial, sem precisar de adaptação ao sistema de controle.

Já o Detachable transforma o veículo 6×4 em 6×2 (em versões nas quais o equipamento não suspende o eixo e, na configuração 4×2, suspendendo o segundo eixo trativo) e contribui para a redução dos custos de manutenção e de pedágio, bem como desgaste de pneus e consumo de combustível.

Esta inovação pode equipar os eixos 6×4 e 8×4 tandem dos modelos MT 14x, MT 150, MT 160 e MT 610. A redução em tarifas de pedágio chega a 33% e o ganho de eficiência é de até 2%, considerando só a desacoplagem do segundo eixo trativo e de até 5%, suspendendo o mesmo.

PIONEIRISMO – A história da Meritor no Brasil tem suas origens associadas à Companhia Brasileira de Material Ferroviário, com sede em São Paulo e usina em Osasco (SP). A necessidade de suportar as estradas de ferro logo após o período da Segunda Guerra ocorreu em 1º de setembro de 1944 e, em 1946, o primeiro vagão da Cobrasma foi entregue. Em março de 1948 foi realizada a primeira corrida de aço na fundição da Cobrasma, em parceria com a American Steel Foundries, para a produção de engates, trucks e aparelhos de choque e de tração. Em julho de 1954 foi montada uma forjaria, gerando um novo estágio de fornecimento para a indústria ferroviária.

Com a nacionalização da indústria automobilística, a Cobrasma passou a montar eixos para veículos comerciais, depois de acordo com a Timken-Detroit, uma divisão da Rockwell Spring and Axle Company, dos Estados Unidos.

Precursora da atual Meritor Brasil, a Oficina de Peças para Automóveis surgiu em 16 de julho de 1956, com 30% de participação acionaria da empresa norte-americana Rockwell, marcando um novo processo de desenvolvimento da Cobrasma, com a produção de eixos.

Em 1957, a operação, agora batizada de Cobrasma Rockwell Eixos (Cresa), consolidou-se como indústria metalúrgica pra fabricação de eixos para automóveis e caminhões. Ela teve sua razão social alterada para Braseixos Rockwell em novembro de 1961 e, em 1962, passou a fabricar diferenciais, habilitando-se para a produção de eixos completo.

A partir de 14 de março de 1973, a Braseixos Rockwell passou a se chamar apenas Braseixos. E foi nos anos 1970 que se expandiu, chegando a empregar 4 mil funcionários. Em 1974, uma 2ª fábrica também em Osasco (SP) foi construída e a divisão de eixos tinha em seu portfólio peças usinadas de automóveis (vigas, coroas, pinhões, semieixos, engrenagens, pontas de eixos, braços de direção e garfos de mudanças). Já a divisão de forjaria produzia peças moldadas ao fogo como bielas, arvore de manivela, braços de direção, eixos de motoniveladoras, pontas de eixos e elos para esteiras de tratores.

Na época, a Braseixos era a maior indústria independente de eixos da América Latina e a maior fornecedora de autopeças do país com capital nacional. Com parte destinada à exportação, sua capacidade alcançava 370 mil eixos por ano e estava presente em 90% dos veículos produzidos. No fim de 1978, em Sumaré (SP), uma unidade para fabricação de eixos tratores foi inaugurada.

A Rockwell Braseixos surgiu em 1987, quando a Rockwell adquiriu da Cobrasma o restante das ações da Braseixos. O empreendimento era uma das maiores operações da divisão automotiva da Rockwell no mundo, com cinco fábricas e mais de 4,5 mil funcionários.

Em 1997 houve o desmembramento da Rockwell International e a operação brasileira passou a integrar a Meritor, empresa com 46 fábricas e 16 mil funcionários e fornecedora de componentes e sistemas para mais de 800 fabricantes de veículos em diversos países. No Brasil, a divisão de sistemas para veículos pesados da Meritor fornecia eixos para veículos comerciais e a divisão de sistemas para veículos leves tinha sede em Limeira (SP) e incluía a Fumagalli, produtora de rodas de aço.

A Freios Master, especializada em freios para veículos comerciais, foi fundada em 1986, com participação acionária da Meritor e da Randon, mais fábrica em Caxias do Sul (RS).

Nos anos 2000, a Meritor se fundiu com a norte-americana Arvin Industries (especialista em sistemas para veículos leves) e a operação brasileira virou ArvinMeritor do Brasil. A união durou até 2011, quando a ArvinMeritor voltou a se chamar Meritor, com a venda dos negócios de veículos leves.

E com o novo perfil, a companhia passou a se dedicar exclusivamente ao mercado de veículos comerciais e industriais, sendo que no Brasil conservou a sede em Osasco (SP), mantendo sua especialização em eixos e sistemas drivetrain. E ainda implantou uma fábrica no parque de fornecedores da MAN em Resende (RJ), onde monta os eixos destinados aos caminhões da Volkswagen.

Auto Destaque

O Caderno Auto Destaque é publicado ininterruptamente desde 1987 no jornal Diário do Pará, apresentando lançamentos e tudo mais sobre o mercado automotivo.

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