DPaschoal indica os cuidados que o motorista deve ter se viajar no feriado
É natural que muitos comecem a se deslocar antes do feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida. E mesmo com as regras de distanciamento, a incidência de veículos nas rodovias acaba sendo maior às vésperas da data. Porém, antes de pegar estrada, a DPaschoal alerta sobre os cuidados que o motorista deve ter durante o início da primavera, estação do ano que apresenta rápidas mudanças de temperaturas e que ocasiona chuva forte, queda de granizo e ventos.
Nas rodovias, uma ocorrência frequente em épocas chuvosas é a aquaplanagem, que consiste na perda de contato entre um veículo e o asfalto, em virtude do acúmulo de água sobre o piso. Quando isso ocorre, o motorista perde o controle do automóvel e não consegue freá-lo ou direcioná-lo. Pra diminuir as probabilidades desta ocorrência, há algumas dicas.
Os pneus largos, por exemplo, precisam mover mais água. Portanto, o risco de deslizar é maior se comparado aos modelos mais finos. Outra dica pra evitar a aquaplanagem é reduzir a velocidade ao perceber grande quantidade de água no asfalto. Já quando o veículo perde o contato com o solo, a recomendação é não frear bruscamente e nem virar o volante. O ideal nessas condições é parar de acelerar o carro e segurar o volante em linha reta, pra garantir que as rodas estejam no traçado.
A primeira exige a verificação dos pneus, que devem estar em boas condições de uso, com os sulcos dentro da especificação determinada. Essas ranhuras são as responsáveis pelo escoamento da água. Pra verificar isso, basta colocar uma moeda de um real no desenho da banda e ver se a parte dourada – que tem 1,6 milímetro – fica escondida ou não. Quanto menor esses sulcos, menor a capacidade de drenar a água e maior o risco do veículo derrapar ou perder o controle.
Outra regra de avaliação está relacionada à calibragem. Pneus com a pressão acima do normal diminuem a aderência; já abaixo, influenciam na estabilidade.
Veja outras indicações:
1 – Limpador de parabrisa: O item é um dispositivo que serve pra manter a transparência do parabrisa em caso de chuva, eliminando o excesso de água através de escovas de borracha, fixadas a suportes metálicos com movimento de vaivém. Com isso, é fundamental que o motorista verifique as palhetas e se o motor elétrico do sistema está funcionando, principalmente nesta época do ano.
Dica: mantenha o reservatório do limpador de parabrisa abastecido com água e com um produto específico, de preferência com PH neutro. Acione o jato d’água com o movimento das palhetas por pelo menos 3 vezes na semana e observe se os componentes estão fazendo uma limpeza uniforme e sem deixar marcas no vidro ou apresentando falhas, trepidações ou ruídos. Isso garante a hidratação das borrachas das palhetas e previne a troca precoce.
2 – Sistema de ventilação: Boa visibilidade é crucial. O processo de desembaçar o parabrisa é feito pelo sistema de ventilação forçada do carro. Se o automóvel tiver ar-condicionado, é ideal que o motorista o ligue na velocidade máxima e na temperatura mais fria, pois o ar frio vai retirar toda a umidade do vidro e melhorar a visibilidade. Na ausência desse item, a melhor opção é usar ar quente, que faz as gotículas condensadas evaporarem.
Quando o carro não conta com nenhum destes recursos, o motorista deve usar um pano bem limpo. Mas atenção: nunca use a mão pra tentar desembaçar o vidro, pois a ação mistura a gordura da mão com a água, piorando a situação. E cuidado com aplicação de silicone no painel, pois produtos de má qualidade ou excesso de utilização podem contribuir em baixa visibilidade nos dias de chuva, deixando o vidro do veículo com aspecto gorduroso devido a evaporação do silicone quando o veículo fica exposto ao sol.