Jeep celebra 80 anos investindo no futuro
No dia 15 de julho de 1941, a antiga Willys-Overland assinou contrato com o Exército dos Estados Unidos para produzir o primeiro veículo militar, denominado Jeep.
Oitenta anos depois, a fabricante norte-americana Jeep atua com uma linha de veículos que se expande para novíssimos segmentos e utilizando tecnologias inovadoras, como a dos eletrificados 4xe. Então conheça alguns momentos dos mais importantes na história da montadora nestas 8 décadas memoráveis.
MUNDO 4xe – A evolução da Jeep acelerou neste seu 80º aniversário com a chegada da linha 4xe, que utiliza recursos de eletrificação no Renegade e inclusive no totalmente remodelado Grand Cherokee.
Mas é o ícone Wrangler que lidera essa ofensiva, com direito a uma bateria à prova d’água selada e a sistemas eletrônicos que podem operar nas condições mais difíceis possíveis.
Alimentado por um motor 2.0 turbo com injeção direta e 375 cavalos de potência, ele acelera de 0 a 100 km/h em 6 segundos e tem uma autonomia de 595 quilômetros com uma carga de bateria.
NOVOS PREMIUM – Os novos Wagoneer e Grand Wagoneer 2022 colocam os utilitários esportivos premium em um patamar sem paralelos em termos de estilo, conforto e aventura.
Os modelos para 8 passageiros representam uma extensão premium da Jeep, baseados na rica herança do refinamento e construção americana de alto padrão, oferecendo a melhor experiência ao consumidor.
EXPANSÃO – Na última década, a Jeep expandiu sua oferta de produtos pelo mundo com modelos como o compacto Renegade e a picape Gladiator, considerada a mais robusta da história.
A fabricante também expandiu sua área de produção, saindo dos Estados Unidos para construir fábricas em mercados como o Brasil, a Índia, a China e na Europa.
Hoje ela tem 10 plantas em 6 países, que permitiram que quadruplicasse suas vendas num período de 10 anos.
GRAND CHEROKEE – Em 7 de janeiro de 1992, surgiu o primeiro Grand Cherokee ZJ, um SUV premium feito em Jefferson (EUA) e que oferecia detalhes interiores sofisticados, bem como dirigibilidade na estrada, condução e conforto sem perder qualquer característica off-road que fez da marca Jeep uma lenda.
WRANGLER – A chegada do Wrangler em 1986 atendeu ao desejo do público por um utilitário esportivo compacto com mais conforto, que apresentava um centro de gravidade mais baixo e oferecia uma dirigibilidade melhorada e um interior mais confortável. Com isso, ele estabeleceu precedentes para se tornar um dos veículos Jeep mais amados e robustos de todos os tempos. Embora o Wrangler tenha compartilhado o perfil de carroceria aberta familiar do CJ-7, ele tinha poucas partes comuns com seu predecessor. Mecanicamente, tinha mais em comum com o Cherokee. E em 5 de agosto de 1987, pouco mais de um ano após a apresentação do Wrangler, a American Motors foi vendida para a Chrysler e a popular marca Jeep se tornou parte da divisão Jeep/Eagle, da Chrysler.
CHEROKEE – A crise de energia de 1979 estimulou o desenvolvimento de um 4×4 menor, o primeiro utilitário esportivo compacto do mundo, o Cherokee XJ, apresentado em 1984 e projetado a partir do zero, utilizando estrutura monobloco e muito menor que o antecessor, mas mantendo 90% de seu espaço interior.
Ele também apresentou a consagrada tração nas 4 rodas Command-Trac shift-on-the-fly.
WAGONEER – Em 1963, o Wagoneer foi o utilitário esportivo premium original que combinou a tração 4×4 com uma transmissão automática, opções que estavam até então disponíveis somente em carros de passageiros de alta tecnologia. Isso ampliou o mercado e gerou um SUV pra lá de moderno.
Duas décadas depois, a Jeep lançou o Grand Wagoneer, que trouxe a experiência premium 4×4 a outro nível, graças a características como bancos de couro nobre, ar-condicionado, rádio AM/FM/CB e isolamento acústico.
PRIMEIRO SUV – Em 1946, a Willys-Overland introduziu a primeira station wagon de carroceria toda de aço, a Willys Wagon, mas a grande novidade surgiu em 1949, quando a tração nas 4 rodas foi adicionada à perua pra gerar o primeiro SUV.
Enfrentando as trilhas mais difíceis e levando carga e 7 passageiros com conforto, o Willys Wagon foi uma virada de jogo e esteve em produção por cerca de 20 anos – mais que qualquer carro americano contemporâneo de sua época.
JEEP PARA AS MASSAS – O modelo CJ-2A de 1945 foi o primeiro veículo leve com tração nas 4 rodas disponível em massa para o público em geral.
Embora tenha compartilhado a arquitetura básica do MB, ele tinha melhorias notáveis, incluindo uma tampa traseira dobrável, bem como estepe montado na lateral, faróis maiores e uma unidade de tomada de força.
NASCIDO NA GUERRA – Em 1941, a Willys-Overland celebrou um contrato para ser a fornecedora do novo veículo militar de um quarto de tonelada para o governo dos Estados Unidos.
Mais de 350 mil desses Jeeps MBs seriam produzidos em 1945 e foram a base para o Jeep CJ civil que iniciaria produção antes mesmo da Segunda Guerra Mundial acabar.
TRAÇÃO MÁXIMA – Em 1999, 2 novos sistemas de tração nas 4 rodas foram apresentados. O Quadra-Trac II transfere o torque traseiro pra frente e de um lado para o outro, significando que o torque de tração está disponível imediatamente para todas as 4 rodas, garantindo máxima tração e dirigibilidade a qualquer momento e em todas as circunstâncias.
E quando o sistema Quadra-Trac foi combinado com os eixos progressivos Vari-Lok, que entregam mais torque para a roda com maior aderência, o resultado foi o sistema Quadra-Drive.
JAMBOREE – Em 1953, o primeiro Jamboree aconteceu em Georgetown Divide, no Estado da Califórnia (EUA), atraindo 55 veículos e 155 participantes. Esse evento demonstrou como muitos donos de veículos da marca amam se reunir pra se divertir em aventuras 4×4. Embora o Jamboree realize orgulhosamente eventos sobre trilhas em todos os Estados Unidos, um dos mais populares encontros é o que acontece na Rubicon Trail, que atravessa a cadeia de montanha de Sierra Nevada, na Califórnia – considerados os 27 quilômetros mais extenuantes de off-road já vistos.