Fiat Cinquecento agora vem para o Brasil 100% elétrico
Um dos veículos mais icônicos da indústria automotiva mundial voltou ao Brasil, só que numa versão eletrificada.
Estou falando do Cinquecento, agora chamado 500e e que é o primeiro modelo 100% elétrico da Fiat vendido no país.
Radicalmente renovado na sua 3ª geração e usando nova plataforma, ele está maior (61 mm no comprimento, 57 mm na largura, 29 mm na altura e 22 mm entre os eixos) e oferece equipamentos inesperados para o segmento.
Mas quem teve o antigo vai se espantar com o preço do novo: R$ 239.990 é quanto ele custa na versão única Icon, por enquanto só disponível em 10 concessionárias de 9 cidades, 4 regiões e 7 Estados, mais o Distrito Federal.
Totalmente novo, mas ligado às suas origens, o 500 elétrico recebeu um logotipo personalizado no centro do emblema frontal, enquanto que o logotipo na traseira tem borda azul clara e transforma o 0 final na letra “e”.
Também tem grupo óptico todo de led, nova grade, luzes diurnas no capô como se fossem ‘sobrancelhas’, piscas nos parachoques, rodas aro 16 escurecidas e spoiler traseiro ainda mais acentuado.
Dentro, traz painel arredondado, volante com 2 raios, painel digital de 7 polegadas, multimídia de 10,25 polegadas com conectividade com a Amazon Alexa, GPS da Tom Tom, novo console central, roteador wi-fi capaz de conectar 8 dispositivos, freio de estacionamento elétrico e piso plano, além de botões nos lugares das maçanetas tradicionais das portas.
O porta-malas tem capacidade para 185 litros na posição normal, sem rebater o banco traseiro.
Por um aplicativo de celular dá para programar a temperatura do ar condicionado, iniciar a recarga (caso ele já esteja conectado à tomada) e muito mais.
Mecanicamente, ele tem motor elétrico de 118 cavalos, com torque capaz de levá-lo aos 100 km/h em 9 segundos e de fazer uma retomada de 60 km/h a 100 km/h em apenas 4,8 segundos.
Acionado por botões, o câmbio possui três modos de condução, com destaque para um que melhora a recuperação de energia e aumenta a desaceleração sem precisar ficar pisando no freio.
Como é silencioso, ele gera um aviso acústico para pedestres e ciclistas quando está a até 20 km/h.
Já a partir dos 25 km/h o som é substituído pela canção “Amarcord” que Nino Rota compôs para o filme do mesmo nome, dirigido por Federico Fellini e lançado em 1973.
Sua bateria de íons de lítio oferece alta capacidade de armazenamento, podendo rodar 320 quilômetros, mas a Fiat diz que ele pode alcançar os 460 quilômetros no modo Econômico – o que dá 62 km/litro.
Já vem com cabo de 6 metros pra carregamento doméstico, que se conecta a uma tomada de 3 pinos em casa.
A tomada permite o carregamento tanto em corrente alternada (AC) quanto em corrente contínua (DC).
E pode ganhar carregador rápido (que completa a bateria em 4 horas) ou ultrarrápido, que carrega 80% da bateria em apenas 35 minutos e que precisa de somente 5 minutos pra gerar autonomia de 50 quilômetros.
Superseguro, o Fiat Cinquecento elétrico vem equipado com direção autonôma nível 2, onde uma câmera atrás do espelho retrovisor interno trabalha em conjunto com uma câmera frontal escondida no logotipo para garantir o controle longitudinal e lateral, evitando colisões e que ele saia da sua faixa de trânsito.
Também reconhece os sinais de trânsito e lê as placas de velocidade, além de ter 6 airbags, piloto automático adaptativo, detector de pedestre com frenagem anticolisão, farol com facho alto automático, câmeras com visão 360 graus que o ajudam a estacionar sozinho e sensores de chuva, de ponto cego e de pressão dos pneus.
Oferece ainda chamada de emergência através de botão SOS no console do teto e rastreador contra roubos e furtos.