O2 Led lançou excelente purificador automotivo
Quem já não ouviu dizer que o ar-condicionado é um depósito de germes, fungos, bactérias, ácaros e vírus? Inventado pelo engenheiro norte-americano Willis Carrier, em 1902, esse aparelho que nos alivia do calor também pode ser um vilão pra saúde, especialmente a dos pulmões. O ar-condicionado funciona de modo simples: ele conta com sistema capaz de sugar o ar quente do ambiente externo, transformando-o em ar frio. Neste processo, o ar circula entre serpentinas, condensadores e evaporadores e recebe a ajuda de um gás refrigerante em estado líquido.
Tudo isso é eficiente pra transformar o ar quente em ar frio, mas não funciona na purificação do ar, pois microrganismos que estiverem circulando no ar passam livremente e podem chegar aos pulmões. Muitas doenças respiratórias são por causa da inalação de microrganismos que se instalam no ar-condicionado, que retém componentes de poeira orgânica, mas podem acarretar numa carga microbiana, contaminando a qualidade do ar. Não à toa os fabricantes recomendam a limpeza do ar-condicionado pelo menos uma vez por ano, preferencialmente antes do verão. E isso vale para o ar-condicionado doméstico, no trabalho e em veículos – sendo que em táxis ou carros de aplicativos, é preciso ficar ainda mais alerta.
Então, como assegurar que o ar circulante no carro fique limpo e livre de agentes causadores de doenças respiratórias? Uma resposta pode ser o SterBox, aparelho portátil criado pela O2 Led que utiliza sais de prata e raios ultravioletas tipo C pra desinfetar, purificar e descontaminar o ar-condicionado, além de eliminar microorganismos em superfícies como volante, bancos e maçanetas. Ecologicamente correto, ele usa diodos emissores de luz (feitos sem mercúrio e mais econômicos que as lâmpadas fluorescentes) e também remove odores. Cômodo até para uso doméstico, custa R$ 398 e está disponível para pagamento parcelado em até 10 vezes através do site https://o2led.com.br/sterbox/ e em plataformas e-commerce.
O engenheiro Roberto Cardoso, diretor de tecnologia da O2Led, submeteu o SterBox a um teste em 21 carros de passeio usados. Com a concordância dos seus proprietários, foram coletadas amostras dos dutos de saída do sistema de filtros do ar-condicionado, em pontos variados, durante 5 dias. No primeiro dia, a coleta ocorreu antes do funcionamento do SterBox. No segundo dia, o equipamento foi instalado no encosto do banco traseiro e conectado a uma entrada de 12 volts, mantendo-se assim por 4 dias.
Todas as coletas foram feitas com os carros estacionados nas garagens dos proprietários, no início da manhã, antes da primeira ignição. Após as coletas, as amostras foram enviadas para o laboratório de análises clínicas Autologus, credenciado pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas, com certificação de qualidade emitida pelo Programa Nacional de Controle de Qualidade, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. E a eficácia do SterBox foi comprovada: nos 2 primeiros dias, o ar ainda tinha algum grau de contaminação, mas ao fim do 5º dia, todas as amostras estavam livres de bactérias e fungos. O SterBox eliminou microrganismos presentes na superfície do ar-condicionado veicular após 48 horas de uso.