Fiat Pulse chegou pra tirar o sono da concorrência
Três anos se passaram desde que a Fiat mostrou pela primeira vez seu projeto de utilitário esportivo. Foi no Salão do Automóvel de São Paulo de 2018, quando o carro-conceito era uma derivação da picape Toro e se chamava Fastback.
E finalmente ele chegou! Agora chamado Pulse e custando entre R$ 80 mil e R$ 116 mil, o SUV da Fiat vem logo chamando a atenção por trazer o motor 1.0 turboflex mais potente do Brasil (até 130 cavalos), que equipa três das suas cinco versões (Drive, Audace e Impetus) e que utiliza as mesmas tecnologias do propulsor da nova picape Toro.
Com três cilindros, o motor vem acoplado a um inédito câmbio automático tipo CVT com 7 marchas simuladas e modo Sport acionado no volante, acelerando de 0 a 100 km/h em 9,4 segundos.
Há a opção do motor 1.3 de até 107 cavalos, que equipa duas versões, sendo uma com câmbio manual de 5 marchas.
Ele tem ainda direção elétrica com excelente raio de giro (10,5 metros) e suspensão inédita, McPherson na frente e com eixo de torção atrás, que lhe deu altura mínima do solo de 19,6 centímetros, vão livre do solo de 22,4 centímetros e amplo ângulo de entrada (20,5º) e de saída (31,4º) para encarar rampas, lombadas e valetas sem encostar os parachoques no chão.
O sistema de frenagem conta até com tecnologia antitravamento ABS para rodar com segurança em pisos de areia, de barro e de terra, além de conter recursos como o que o auxilia a dirigir em pisos de baixa aderência.
No design, o Fiat Pulse tem frente imponente, parachoques altos, ampla grade do radiador, conjunto óptico todo de led, frisos que mudam conforme a versão, lanternas tipo lâminas flutuantes, vidros laterais com acabamento diferenciado, retrovisores rebatíveis eletricamente, faróis de neblina com função que auxilia nas curvas e rodas aros 16 e 17.
Além das cores tradicionais do portfólio da Fiat, o Pulse traz duas inéditas: a azul Amalfi e a cinza Strato, que podem ser combinadas com um teto em 2 tons, que pode vir preto ou cinza na versão topo de linha Impetus.
O interior tem painel com tons cinza e prata e revestimento em malharia ou couro sintético com costura.
A manopla do câmbio é adornada por uma borda prata – mesmo tom usado ao redor dos comandos do novo volante.
O quadro de instrumentos digital de 7 polegadas é customizável e faz dupla com a tela flutuante do multimídia também configurável, que pode ter 8,4 ou 10,1 polegadas e conectividade pra interagir com os assistentes virtuais da Amazon (Alexa) e da Google, como se fosse em casa. Há ainda GPS próprio e roteador wi-fi que se conecta a 8 aparelhos.
Abaixo da central multimídia ficam duas entradas USB (sendo uma tipo C), logo acima do carregador de celular por indução (sem fio). O ar-condicionado utiliza uma nova caixa de ar, que gela melhor.
E uma entrada USB entre os bancos permite que os passageiros de trás carreguem seus smartphones.
O porta-malas tem 370 litros de capacidade, mas pode ser ampliado com o rebatimento do banco traseiro.
Seguro, ele vem com farol com facho alto antiofuscante, alerta de mudança involuntária de faixa de trânsito, frenagem autônoma anticolisão, airbags laterais maiores (que vão até a cabeça), sensores de estacionamento dianteiro e tecnologia que chama automaticamente a central de atendimento Fiat caso o SUV sofra um acidente, entre vários outros itens.
Eis as versões e preços do Fiat Pulse: Drive 1.3 manual (R$ 79.990), Drive 1.3 automática (R$ 89.990), Drive turboflex automática (R$ 98.990), Audace turboflex automática (R$ 107.990) e Impetus turboflex automática (R$ 115.990).
De opcionais, o Fiat Pulse oferece os pacotes ConnectMe (que custa R$ 3.150 e inclui sistema de conectividade, GPS e retrovisor interno antiofuscante), Plus (que custa R$ 4.300 e traz câmera de ré com linhas adaptativas, carregador sem fio, chave com sensor de presença, ignição por botão, partida remota na chave e pintura em 2 tons), Design (que custa R$ 5.200 e traz rodas aro 17 escurecidas, bancos de couro e pintura em 2 tons) e Plus II (que custa R$ 6.740 e traz rodas aro 17 escurecidas, banco traseiro rebatível bipartido, palhetas para trocas manuais das marchas, chave com sensor de presença, ignição por botão, partida remota na chave, pintura em 2 tons e bancos e volante de couro).