EQS é o novo elétrico da Mercedes-Benz
A Mercedes-Benz entrou na onda da eletrificação com o sedã de luxo EQS, que oferece tudo o que se espera de um veículo da marca, com a vantagem da arquitetura totalmente elétrica, que aperfeiçoou o conforto e o design.
Esta nova arquitetura tornou possível um estilo ‘fastback’, enfatizado pela grade e pelo design do conjunto óptico inspirado nos mais elevados padrões aerodinâmicos e refletido em superfícies generosamente esculpidas.
Como toda mecânica elétrica, a do Mercedes é muito sofisticada, mas simples na hora de descrever: o trem de força gera 524 cavalos, sendo capaz de levá-lo aos 210 km/h de velocidade máxima (que é limitada eletronicamente) e fazê-lo rodar 770 quilômetros com uma só carga. Essa autonomia toda é graças à nova geração de baterias com densidade de energia significativamente maior – 26% a mais que as do EQC. E essa nova geração de baterias pode ser recarregada em tomadas AC e DC. E o chassi pode ser elevado automaticamente para proporcionar maior distância do solo em entradas de garagem mais altas ou na hora de passar por lombadas. O sistema usa o GPS pra sugerir a elevação da suspensão.
O EQS é vanguardista no interior, a começar pela impressionante tela curva e grande que ocupa quase todo o painel, unindo 3 displays: o quadro de instrumentos de 12,3 polegadas, o multimídia central de 17,7 polegadas e uma tela de 12,3 polegadas para o passageiro dianteiro. Com vidro antirreflexo feito de um silicato de alumínio resistente a arranhões, elas se fundem visualmente, criando uma tela com mais de 141 centímetros de largura que parece flutuar, trazendo ainda saídas de ar encravadas e moldura na cor prata.
Para o passageiro da frente, o display pode ter seu conteúdo personalizado com até 7 perfis de usuário. Mas caso o assento do passageiro não esteja ocupado, a tela vira uma peça decorativa, exibindo estrelas. Mais de 20 funções – do programa de massagem ativa à agenda do dia e aos alertas de aniversários – são oferecidas com a ajuda de uma inteligência artificial que aprende os hábitos dos usuários, sendo capaz de oferecer sugestões personalizadas. Ela tem 8 núcleos de CPU, 24 gigabytes de RAM e memória RAM de 46,4 GB por segundo.
Exemplo: se o motorista sempre liga pra esposa na volta pra casa à noite, o sistema sempre perguntará se ele quer fazer a chamada nesse horário. Mas caso outra pessoa esteja guiando, essa recomendação não será feita ou aparecerá outra, dependendo das preferências do outro usuário. Outro exemplo: se o motorista usa regularmente a função de massagem com aquecimento no inverno, o sistema aprende e sugere automaticamente essa função quando estiver em baixas temperaturas – inclusive sugerindo o aquecimento do volante.
Ele custa a partir de 106.374 Euros (cerca de R$ 674 mil) na versão EQS 450, mas pode passar de R$ 1,1 milhão na versão EQS 580 com tração nas 4 rodas e todos os opcionais instalados – que custam mais de 45 mil Euros.
Na versão de lançamento Edition 1 ele vem com kit externo AMG, teto panorâmico, rodas aro 21, revestimento em couro premium até no painel, acabamento de madeira, fivelas dos cintos de segurança azuis e soleiras iluminadas. E o conjunto de telas custa 8.568 Euros e só vem de série na versão topo de linha. Há ainda um pacote de segurança (2.082 Euros) que adiciona piloto automático adaptativo, sensor de ponto cego e assistente de manutenção de faixa, enquanto que o pacote Advanced Plus (7.021 Euros) acrescenta faróis digitais e função de mudança automática de faixa.