Nissan Frontier amplia o leque de versões na linha 2019
A linha 2019 da Nissan Frontier já chegou ao mercado cheia de novidades. Pra começar, agora ela vem importada da Argentina e aumentou bastante o número de versões: que foram para 4 (S, Attack, XE e LE), todas equipadas com tração nas 4 rodas e com preços começando a partir de R$ 136.190 (na versão de entrada, com motor turbodiesel e câmbio manual de 6 marchas) e indo até R$ 193.290 (na versão topo de linha, com motor biturbodiesel e transmissão automática de 7 velocidades).
Conforme a versão, a Frontier 2019 passa a ter itens como Visão 360 graus Inteligente, Detector de Objetos em Movimento, teto solar, novo sistema multimídia de 8 polegadas, sistema Isofix e 6 airbags, entre outros.
Também há novidades no interior, na suspensão, nas rodas, na direção, na motorização, na transmissão e no sistema de tração.
No design, a nova Frontier chama a atenção pelas laterais mais altas do capô, pelos faróis em formato de bumerangue e pelas luzes diurnas e de freio de led, além de ser a única do segmento a oferecer teto solar.
O motor é um só (2.3 16 válvulas turbodiesel), mas a potência muda: na versão S ele gera 160 cavalos (pois só tem um turbo), enquanto que nas outras ele gera 190 cavalos, por vir com 2 turbos. Este propulsor trabalha com dois tipos de transmissão: a nova manual de 6 marchas (que é exclusiva da versão S) e a automática de 7 velocidades, com modo sequencial para quem gosta de trocas manuais.
A suspensão traseira com sistema multilink e molas helicoidais (única entre os concorrentes diretos) e que trabalha em conjunto com um eixo rígido tem nova calibração, para permitir a adoção das novas rodas de 18 polegadas, calçadas em pneus Bridgestone – isto na versão LE. O sistema recebeu ainda molas maiores, para dar mais estabilidade e respostas mais rápidas e precisas na direção – que também ficou bem mais leve na hora das manobras.
Ao optar por unir o sistema multi-link e as molas helicoidais, a Nissan quis oferecer um excelente balanço entre conforto e estabilidade, sem abrir mão da alta capacidade no fora de estrada e no transporte de cargas. Já a suspensão dianteira de arquitetura com braço duplo assistido por barra estabilizadora ganhou nova geometria. Com isso, transportar cargas na Frontier 2019 ficou ainda mais estável.
Reconhecida por sua força, a Frontier apresenta como um dos seus destaques a estrutura ainda mais resistente que a anterior, com chassi reforçado e 4 vezes mais forte, ao mesmo tempo em que é mais leve. Além desse diferencial, a picape mantém os inéditos – para o segmento – bancos “Gravidade Zero” (inspirados em tecnologia desenvolvida pela Nasa para eliminar a fadiga e melhorar o conforto), bem como auxílio de partida em rampa, controle automático de descida, controles de tração e estabilidade e freios ABS com controle eletrônico de frenagem e assistência de frenagem – que foi modificado: freios e cilindros traseiros estão maiores, para tornar a reação do pedal mais rápida e eficiente em relação à desaceleração. .
Já umas das novidades em tecnologia é o sistema de Visão 360 graus Inteligente lançado no Kicks e inédito no segmento de picapes médias. Formado por 4 câmeras (na grade, na tampa da caçamba e duas na parte inferior dos retrovisores externos), ele permite ter visão completa do entorno da picape por meio da tela do multimídia, sendo possível analisar a posição em relação às marcas no chão de um estacionamento e aos objetos no ambiente, permitindo manobras com facilidade e segurança. Disponível na versão topo LE, ela facilita estacionar em qualquer tipo de vaga, além de ajudar a entrar e sair de garagens com limitações de espaço. O sistema está associado ao Detector de Objetos em Movimento, que alerta por meio de aviso sonoro quando – ao dar ré – algum pedestre, carro, poste, criança, animal ou objetos estão perto do carro e não foram visualizados.
Outra atração é o multimídia de 8 polegadas, que aceita iPhone e Android e inclui assistência de voz e atualizações de software e do aplicativo do GPS via wi-fi, além de permitir a conexão simultânea de celulares. Inédita no segmento, a navegação ‘porta-a-porta’ é outra tecnologia a se ressaltar. Com ela, antes de se dirigir aonde a Frontier está estacionada, basta colocar o destino no aplicativo Door-To-Door Navigation. Além de ajudar na localização da picape num estacionamento grande, ao ligar o som, a rota para o destino é automaticamente transferida pra tela da central, mas a navegação continua normalmente, sem necessidade de intervenção.
O painel de instrumentos em TFT também recebeu aperfeiçoamentos e ganhou novas opções de telas informativas, como velocímetro digital, temperatura externa e bússola digital.
A Nissan aprimorou o conforto dos bancos e a acústica. No banco traseiro, assentos e encostos foram remodelados para aumentar o conforto: o ângulo do encosto está 3,5 graus maior e a almofada do assento cresceu 129 mm no comprimento, pra aumentar o contato das pernas. Todo o estofamento foi trocado e ficou ainda mais macio. Outra novidade no banco de trás é o apoio de braço dobrável com porta-copos embutido em todas as versões.
Outra evolução está no conforto para os ouvidos. Com a aplicação de parabrisa acústico e de isolamento sonoro nos paralamas, na tampa do motor, no console central e no painel de instrumentos, a cabine ficou até 5 decibéis mais silenciosa. E ganhou em todas as versões o travamento automático das portas, ao entrar em movimento.
Os passageiros do banco traseiro não ficarão apenas mais relaxados nas viagens com as mudanças no encosto e no assento. Também estão mais seguros com a adoção do cinto de 3 pontos para todos, além de 6 airbags na versão LE, sendo que 2 são de cortina na parte traseira. A Frontier passa a contar ainda com sistema Isofix para a retenção de cadeirinhas infantis.
Nome Forte – A picape argentina resgata o sobrenome Attack, que surgiu em 2006, na 10ª geração. A segunda vez foi no modelo 2012, na 11ª geração. No Salão do Automóvel de Buenos Aires de 2017, a Nissan apresentou a Attack Concept, que dava pistas de como seria a identidade visual da picape de série. E muito daquilo foi preservado na versão de produção, equipada com motor 2.3 biturbodiesel de 190 cavalos (acoplado a um câmbio automático de 7 marchas) e que oferece visual diferenciado, trazendo adesivos laterais com o nome da versão e a inscrição 4×4, além de pneus todo-terrenos e central multimídia com controles no volante, bem como estribos laterais, santantônio, rack e rodas escurecidas.