Novo Porsche Taycan GTS impressiona pela autonomia
A sigla GTS significa a expressão Gran Turismo Sport. E desde o esportivo 904 Carrera GTS de 1963, essas três letras possuem um significado especial para os fãs da Porsche.
Agora, o esportivo elétrico Taycan também ganhou uma versão GTS, que é encontrada em dois formatos de carrocerias (Sport Turismo e Cross Turismo), ambos com linhas de teto curvadas para trás.
“A linha de modelos Taycan tem crescido continuamente desde seu lançamento mundial, em 2019. As 3 versões de carroceria com até 5 propostas de motorizações oferece algo para todos. E estou particularmente feliz que agora também temos um Taycan com a lendária sigla GTS no nome. Ele está acima do Taycan 4S e abaixo das versões Taycan Turbo. Portanto, representa um verdadeiro ponto de equilíbrio ideal na linha”, conta Kevin Giek, Vice-Presidente da linha Taycan.
Com autonomia para rodar 504 quilômetros com uma carga de bateria, o GTS é o primeiro Taycan a ultrapassar a marca dos 500 quilômetros e tem impressionantes 598 cavalos de potência, quando usa o controle de largada.
Com isso, acelera de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos e tem velocidade máxima de 250 km/h, em ambas as carrocerias.
O Porsche Taycan GTS já vem equipado com suspensão pneumática adaptativa (incluindo gerenciamento eletrônico de suspensão ativa) e especificamente adaptada para aproveitar a dinâmica lateral e que oferece como opcional uma configuração ainda mais esportiva da direção do eixo traseiro.
Externamente, há diversos detalhes pretos ou escurecidos, presentes na placa dianteira, nos espelhos retrovisores externos e nos aros das janelas laterais – como é tradicional numa versão GTS.
O interior escuro realça o ambiente, assim como os detalhes em alumínio escovado com acabamento anodizado preto.
Vale ressaltar ainda o teto panorâmico com controle de luz do sol. Opcional, ele utiliza uma película de cristal líquido que, ao toque de um dedo, pode ser alternada eletronicamente de transparente para fosco ou para escuro ou para semiescuro, protegendo os ocupantes da luminosidade sem escurecer o interior.
Outra revolução tecnológica é que o teto é dividido em nove segmentos estreitos ou largos que podem ser trocados individualmente – é o primeiro do mundo desse tipo no setor automotivo.
Disponível em pré-venda no Brasil na carroceria sedã, o Taycan GTS tem preço público sugerido de R$ 805 mil.