Honda Biz recebe novas cores e grafismos na linha 2022
Pensada para o mercado brasileiro, a Honda Biz nasceu de um projeto que teve como ponto de partida a C100 Dream, produzida no Brasil de 1992 a 1997 e que foi a representante nacional das pioneiras CUB (sigla para Category Upper Basic), moto em produção desde o fim dos anos 50 e veículo motorizado mais vendido de todos os tempos.
A ousadia da Honda foi intervir na mais clássica das motos, criando espaço útil sob o banco e preservando a robustez, a economia e a simplicidade de uso – tudo isso num design elegante e atemporal.
Em fabricação desde 1998, a Honda Biz atingiu plenamente seus objetivos e se tornou um meio de locomoção indispensável, com mais de 4 milhões de unidades produzidas em 23 anos.
Agora na linha 2022, os modelos Biz 125 e 110i chegaram trazendo novos grafismos e novas cores.
Para a versão Biz 125 são duas as novas tonalidades (um novo tom de vermelho e uma em dois tons, misturando azul com branco), mas permanecendo as cores branco e marrom, que são perolizadas.
Já na Biz 110i, as novas cores são a vermelha e a prata metálica, mas mantendo a branca.
O motor é a mais marcante diferença entre os modelos Biz 125 e Biz 110i. Na Biz 125, o propulsor é monocilíndrico, arrefecido a ar e flex, com 124,9 cilindradas e 9,2 cavalos de potência. Já na Biz 110i, ele também é monocilíndrico e arrefecido a ar, mas possui 8,33 cavalos, por admitir apenas o uso de gasolina.
Na parte ciclística, ambas as versões compartilham o mesmo chassi tubular de aço, com suspensão telescópica na dianteira e suspensão convencional com dois amortecedores na traseira.
A diferença está nos tipos de rodas e nos sistemas de frenagem. Na Biz 125, as rodas são de liga leve, sendo de 17 polegadas na dianteira e de 14 polegadas atrás, com frenagem que atua em disco na frente e em tambor na traseira. Já a Biz 110i utiliza rodas raiadas, com freios a tambor com o mesmo sistema de frenagem da Biz 125.
Entre as praticidades responsáveis pela popularidade da Biz estão o câmbio semiautomático (que dispensa o acionamento de embreagem), a partida elétrica e o porta-capacete sob o assento, com abertura na chave de contato.
Na Biz 125, o painel de instrumentos é digital, com função que ajuda na economia de combustível, além de trazer tomada de 12 volts no compartimento onde guarda o capacete.
Ambas têm escudo frontal, que protege as pernas e abriga gancho retrátil, útil no transporte de mochilas, bolsas e sacolas.
As Hondas Biz 125 e 110i 2022 vêm com 3 anos de garantia sem limite de quilometragem, incluindo troca de óleo gratuita em 7 revisões, sendo que o fornecimento é gratuito a partir da terceira revisão. E o preço sugerido – sem despesas com frete ou seguro – é de R$ 9.260 (Biz 110i) e R$ 11.590 (Biz 125).