Pistas em condições extremas fazem parte do dia a dia dos motoristas de ônibus e caminhões. Por isso é essencial que itens diretamente relacionados à segurança desses veículos – como os componentes da suspensão – sejam checados periodicamente. A recomendação é da Monroe, líder em desenvolvimento e fabricação de amortecedores.
Os amortecedores são os principais componentes do sistema de suspensão e os responsáveis por manter o contato permanente dos pneus com o solo, proporcionando segurança, conforto e estabilidade.
Quando desgastada, a peça pode ainda comprometer a estrutura do veículo e acarretar sérios problemas de dirigibilidade, pois componentes com problemas afetam a capacidade de frenagem do veículo, exigindo uma maior distância para parar totalmente, especialmente em velocidades elevadas.
E uma maior demora na resposta ao desviar de um obstáculo também pode ocorrer, colocando em risco a segurança.
Além das más condições das estradas, a deterioração de outros componentes internos da suspensão são os maiores causadores de problemas nos amortecedores.
Por esse motivo, a Monroe recomenda a revisão periódica das peças a cada 10 mil quilômetros rodados ou conforme especificação da fabricante do caminhão.
Segundo especialistas da Monroe, algumas dicas também são fundamentais para manter os componentes em boas condições, como sempre dirigir em baixa velocidade em pistas em más condições, evitar fazer alterações na suspensão, respeitar os limites de carga e obedecer aos prazos de revisão do veículo.