Honda CBR 1000RR-R Fireblade eleva o seu padrão na linha 2022
Desenvolvida nas pistas, a nova Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP 2022 oferece desempenho elevado sem abrir mão da arquitetura de 4 cilindros em linha, com três modos de direção e que herda tecnologias da Honda RC 213V-S, única verdadeira MotoGP homologada para utilização nas ruas.
Com 1.000 cilindradas e 216,2 cavalos de potência, o motor tem dimensões e pistões com o mesmo diâmetro (81 milímetros) e curso reduzido (48,5 milímetros) que os da Honda RC 213V-S, com intervalos de combustão regulares, para manter a unidade compacta, a potência elevada em alta rotação e a facilidade de controle.
Para administrar o aumento da temperatura, o propulsor utiliza injetores que pulverizam óleo a cada ciclo. Em baixa rotação (quando não é necessário tanto arrefecimento), os injetores de óleo são fechados por esferas, para interromper o fluxo, limitando a perda de pressão do óleo.
O design do motor é compacto graças ao acionamento dos comandos de válvulas no cabeçote, que é misto, com corrente e engrenagens revestidos de carbono. Já o acionamento das válvulas por balancins roletados, as bielas de titânio, os parafusos de vanádio cromo-molibdênio, os pistões de alumínio (com saias de teflon) e as tecnologias de redução de atrito internas derivaram da Honda RC 213V-S, incluindo ainda injetores de óleo nos pistões (com sistema de esfera de retenção) e passagens inferiores para as camisas de água dos cilindros, integradas ao bloco.
A eletrônica é destaque, trazendo controle de tração aperfeiçoado (com 9 níveis e sistema antipatinamento), acelerador eletrônico com respostas mais rápidas e introduzindo controle de arrancada regulável em 4 níveis.
Novo, o chassi de alumínio possui balança de suspensão traseira mais longa, com desenho derivado da Honda RC 213V-S. A suspensão dianteira é Öhlins NPX, com bengalas de 43 milímetros de diâmetro. Também Öhlins é o conjunto do amortecedor traseiro. Ambas são reguláveis eletronicamente.
Quanto aos freios, à frente os discos possuem maior diâmetro e trabalham com novas pinças Brembo de 4 pistões, com sistema ABS que permite regulagem para uso em pista. E o pneu traseiro possui nova medida (200/55-ZR17), com roda de 6 polegadas. A roda dianteira utiliza um pneu 120/70-ZR17.
A plataforma inercial de 6 eixos fornece uma estimativa em 3 dimensões da dinâmica da moto, com informações para uma melhor gestão dos sistemas eletrônicos. E também controla o novo amortecedor de direção, de 3 níveis.
Na aerodinâmica, a experiência na MotoGP resultou em aletas laterais pra elevar a estabilidade em alta velocidade e na frenagem. E no centro da parte frontal da carenagem – onde a pressão do ar é maior – há um duto que contorna a coluna de direção e ruma pra caixa do filtro de ar. No duto, nervuras transformam o fluxo de ar, garantindo máxima indução.
O parabrisa com ângulo de 35 graus canaliza suavemente o fluxo de ar da carenagem superior, fazendo-o passar sobre o piloto e sobre a rabeta, o que representa a menor resistência possível ao arrastamento aerodinâmico. E as entradas de ar à esquerda e à direita da parte superior da carenagem reduzem a resistência à inclinação da moto e nas mudanças de direção.
A carenagem inferior foi alargada até perto do pneu traseiro, modelada para canalizar o ar para baixo. Isto tem dois efeitos: com o piso seco, menos ar atinge o pneu traseiro, o que diminui o arrasto; e com o piso molhado, joga menos água no pneu, melhorando a aderência.
Já os coletores do escape são ovalizados para melhorar os fluxos gasosos e a ponteira de titânio foi desenvolvida em conjunto com a Akrapovic – que também projetou a válvula de escape.
Outro aperfeiçoamento derivado da Honda de competição é a posição de pilotagem, mais compacta, graças à nova posição do tanque de gasolina, diminuindo a área frontal com o piloto curvado.
A distância entreeixos agora é de 1.455 milímetros e o peso em ordem de marcha é de 201 quilos.
O painel digital de 5 polegadas é personalizável e oferece controle através de comando no punho esquerdo, com 4 botões.
Tem ainda chave com sensor de presença, onde ignição e trava da direção funcionam sem precisar de chave física.
Com garantia de 3 anos sem limite de quilometragem, a Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP 2022 está disponível nas cores vermelho e preto perolizado e custa R$ 159 mil, sem frete ou seguro.