Jeep e Ram impressionaram em 2021 no Brasil
2021 foi um ano marcante pra Jeep. Além de ter feito grandes lançamentos (a nova geração do Compass e o SUV de 7 lugares Commander), ela conquistou pelo sexto ano seguido a liderança no segmento de SUVs, com 148.797 veículos emplacados e 22,3% de participação de mercado. Sem dizer que seus SUVs foram líderes em cada uma das suas categorias e com uma dobradinha no ranking geral, tendo Renegade em primeiro lugar (com 73.924 emplacamentos) e novo Compass em segundo lugar (com 70.918 emplacamentos). O Renegade conquistou 16% de market share no segmento de SUVs Compactos e o novo Compass conquistou 48,5% de participação de mercado no segmento de SUVs Médios.
Vale dizer ainda que, em 2021, importantes marcas foram atingidas: em dezembro de 2021, o Compass chegou a 300 mil veículos vendidos no Brasil, enquanto que, em agosto de 2021, o Renegade chegou a 350 mil unidades vendidas.
Em dezembro de 2021, a Jeep conquistou 18,9% do mercado total de SUVs, com 13.170 veículos emplacados, sendo que o Renegade teve 4.293 unidades comercializadas e o Compass teve 6.668 unidades vendidas.
Já o Commander encerrou dezembro de 2021 em primeiro lugar no seu segmento, com 2.185 emplacamentos e já com 33% de participação de mercado. Lançado em agosto de 2021, ele fechou o ano com 3.715 unidades entregues.
“Com certeza, 2021 fica marcado até aqui como o melhor ano da Jeep em vendas e satisfação dos clientes. Como marca, atingimos em outubro de 2021 o recorde de participação no mercado em geral, com inéditos 8,8% – e, no acumulado de 2021, chegamos a 7,5%. Quando analisamos apenas o mercado de SUVs, nossa liderança de seis anos se ampliou para incríveis 22,3%, tendo Renegade e Compass como os SUVs mais vendidos. Não posso deixar de falar também do estrondoso sucesso do Commander, que chegou à liderança do segmento D-SUV em dezembro de 2021, com mais de 70% de vantagem para o segundo colocado. Além disso, o índice de clientes satisfeitos – que nos dão notas 9 ou 10 – superou os 97%”, comemora Everton Kurdejak, diretor de Operações Comerciais da Jeep Brasil.
Único com motor turbodiesel em seu segmento, o Jeep Compass bateu seu próprio recorde de vendas num único ano. Em 2017, com um ano de lançamento, ele vendeu 49.194 unidades. Em 2018, vendeu 60.285 unidades. Em 2019, vendeu 60.368 unidades. Em 2020, vendeu 52.973 unidades. E em 2021, vendeu 70.918 unidades, ficando inclusive como o sexto veículo mais comercializado do mercado, no ranking geral. “O Compass é um modelo inovador que está sempre evoluindo para agradar cada vez mais. Em 2021, ele ficou ainda melhor e novamente garantiu a liderança do seu segmento e encerrou o ano do seu quinto aniversário com o seu melhor desempenho de mercado desde quando foi lançado no Brasil”, ressalta Alexandre Aquino, diretor da Jeep na América Latina.
RAM – A Ram também bateu um novo recorde de vendas, ao emplacar 2.760 veículos em 2021, crescimento de 87,1% sobre 2020 – até então seu melhor ano. Esse desempenho a coloca como a marca premium que mais cresceu no Brasil, com larga vantagem sobre a concorrência. Além disso, na faixa de preço em que atua (acima de R$ 400 mil), a Ram ficou em terceiro lugar, mas tendo liderado em cinco meses dos doze de 2021. E, dentro desse universo premium, a picape-chefe Ram 2500 Laramie foi simplesmente o veículo mais vendido do país, com 2.227 unidades e alta de 51% em relação a 2020.
Além da liderança na faixa acima dos R$ 400 mil, a maior picape do país se destacou pela participação de mercado, subindo de 3,3% para 4,8% no segmento premium. E na lista dos veículos de prestígio mais vendidos, subiu da nova para a sexta posição. Vale ressaltar ainda o lançamento da edição especial Rodeo, cujas 100 unidades se esgotaram em apenas 10 horas.
Já a 1500 Rebel teve suas primeiras unidades entregues no final de abril de 2021 e fechou o ano com 533 exemplares vendidos, entregues a clientes ávidos para testar seu motor V8 de 400 cavalos.
A Ram também fez bonito na Argentina, onde liderou o segmento de picapes grandes, com 65,9% de market share e 1.187 veículos emplacados. Esses números mostram que a estratégia da Ram conseguiu superar até mesmo os inúmeros desafios que ocorreram em 2021. Isso só foi possível por conta da parceria com as concessionárias e o lançamento de produtos como a 1500 Rebel e a edição especial 2500 Rodeo.
Vale acrescentar que a Ram chegou a figurar em alguns meses entre as 10 marcas mais vendidas no ranking de comerciais leves e terminou 2021 duas posições acima na comparação com 2020, na 14ª colocação.