Carros

Artura: um McLaren de quase R$ 3 milhões

Já disponível sob encomenda no Brasil (a partir de R$ 2,7 milhões) e chegando no segundo trimestre de 2022, o novo McLaren Artura marca o início de um novo capítulo para a fabricante pioneira de supercarros de luxo, por ser seu primeiro híbrido produzido em série.

Com capacidade de rodar 30 quilômetros e atingir os 130 km/h no modo elétrico, ele estreou uma nova arquitetura de carbono, que junto ao trem de força compacto e ao cabeamento 10% mais leve da parte elétrica, chegou aos 1.395 quilos, sendo que o peso dos componentes híbridos é de 130,1 quilos (a bateria tem 87,9 quilos e o motor elétrico possui 15,4 quilos), resultando num peso total de 1.498 quilos.

Falando em trem de força, ele possui um motor 3.0 V6 biturbo a gasolina de 585 cavalos, com ângulo em V de 120 graus que permite que os turbos fiquem bem posicionados, contribuindo para um centro de gravidade mais baixo.

Trabalhando em harmonia com o novo propulsor V6 está o motor elétrico dentro da caixa de transmissão de 8 velocidades e dupla embreagem, que gera 95 cavalos de potência e entrega torque instantâneo, fazendo-o acelerar de 0 a 100 km/h em 3 segundos, chegar aos 200 km/h em 8,3 segundos e alcançar os 300 km/h em 21,5 segundos, além de atingir a velocidade máxima limitada eletronicamente de 330 km/h.

O tanque de combustível possui capacidade para 72 litros de gasolina e o consumo misto (usando os motores elétrico e a combustão) está estimado em aproximadamente 25 km/litro.

Há ainda diferencial eletrônico para controlar de forma independente o torque pelo eixo traseiro, bloqueando ou desbloqueando as rodas para melhorar a tração nas curvas.

O inovadora suspensão traseira emparelha um braço superior com dois braços inferiores e um tirante na frente do centro da roda, aumentando a estabilidade até mesmo quando acelera numa curva.

A bateria fica localizada em um piso de fibra de carbono estrutural, aparafusado na base traseira, aperfeiçoando a rigidez, a distribuição de peso e a proteção contra impactos.

Ela carrega 80% em 2 horas e 30 minutos com um cabo padrão, mas também pode coletar energia do motor a combustão.

A arquitetura elétrica reduziu o cabeamento em 25% e acelerou a transmissão de dados, facilitando o acesso a sistemas de assistência como o piloto automático adaptativo inteligente, o alerta de saída da faixa da rua, os faróis com fachos altos antiofuscantes e o reconhecimento das placas de trânsito.

No design, o McLaren Artura ele impressiona pelas dimensões (mede 4,53 metros de comprimento, 2,08 metros de largura e 1,19 metro de altura), pela carroceria (feita de alumínio e fibra de carbono), pelo ‘nariz’ baixo, pela ‘cauda’ alta, pela altura reduzida e pela curta distância entreeixos (2,64 metros), sublinhados pelas portas que abrem mais perto da carroceria e abrigam arrojados espelhos retrovisores externos.

O efeito geral dá ao McLaren Artura uma aparência quase ‘encolhida’, com linhas mínimas na carroceria, para melhorar o desempenho e gerenciar o fluxo de ar aerodinâmico.

Com 19 polegadas na frente e 20 polegadas atrás, os largos pneus Pirelli P-Zero e P-Zero Corsa (235/35Z/R 91Y na dianteira e 295/35/R 105Y na traseira) proporcionam estabilidade adicional e muita tração, trazendo chips que geram dados em tempo real, retransmitindo-os para os sistemas de controle de estabilidade, para melhorar ainda mais o desempenho – junto com um spoiler traseiro e um difusor que garantem incrível agilidade em baixa velocidade e muita estabilidade em alta.

A frenagem é excepcional, graças aos freios a disco de cerâmica de carbono e às leves pinças de alumínio.

Ele freia dos 200 km/h à parada total em 126 metros e dos 100 km/h à parada total em 31 metros.

Dentro, o Artura tem o cockpit mais centrado que nunca em torno do motorista, sendo que a seleção dos 4 modos de direção fica na coluna de direção e se ajusta com o volante, livre de interruptores desnecessários.

Totalmente novos, os assentos tipo concha produzidos com fibra de carbono combinam a amplitude esperada de um encosto móvel (que aceita motoristas com até 1,93 metro de altura) com o peso leve e o suporte de um banco de corrida, combinando apoio sob a coxa, altura e encosto num único movimento.

Há duas telas de alta definição, incluindo mapa de navegação no painel de instrumentos e central multimídia de 8 polegadas com função que reduz a distração ao volante.

Com garantia de 5 anos ou 75 mil quilômetros rodados para o veículo, de 6 anos ou 75 mil quilômetros rodados para a bateria e de 10 anos para a carroceria, o McLaren Artura está disponível em 3 versões: Performance (com estética funcional e esportiva), TechLux (onde o foco está no luxo e na tecnologia) e Vision, que exibe uma aparência mais vanguardista e aventureira. Todos com um porta-malas com capacidade para 160 litros.

Sem custo, o cliente pode acrescentar câmera de ré, portas com fechamento suave, retrovisores dobráveis e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, além de sistema de elevação em relação ao solo para passar por lombadas e valetas

Os proprietários do Artura ainda se beneficiarão de um plano de serviço de 3 anos que cobre o custo da manutenção realizada nas revisões programadas para os intervalos de 12 meses ou 15.000 quilômetros rodados. Isso inclui troca de óleo lubrificante/filtro de óleo, dos filtros de ar dos motores a combustão e elétrico e preenchimento de fluido de freio.

Auto Destaque

O Caderno Auto Destaque é publicado ininterruptamente desde 1987 no jornal Diário do Pará, apresentando lançamentos e tudo mais sobre o mercado automotivo.

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