VW T-Cross é o primeiro carro conectado da América Latina
Primeiro SUV feito pela Volkswagen no Brasil, o T-Cross também é o primeiro carro conectado da América Latina. É que ele oferece de série na versão Highline – e como opcional nas outras – o VW Connect, 1ª plataforma digital que conecta as principais informações do veículo num aplicativo. Por meio de um DataPlug (ficha que é inserida na ligação de diagnóstico dos modelos VW e que, durante o percurso, recolhe informações sobre a condução e o estado do carro) conectado acima dos pedais e abaixo da coluna de direção, o sistema, via Bluetooth, abastece o aplicativo com informações como quilometragem total, autonomia, velocidade média, trajetos percorridos, data das viagens e consumo de cada trajeto – informações essas que podem ser acessadas pelo smartphone ou tablet.
E mais: basta cadastrar o valor do litro de combustível que, além da quantidade consumida em litros, o sistema mostra o valor em Reais gasto para percorrer cada trajeto. Importante destacar que essas informações são exibidas só no aplicativo e não são compartilhadas pelo sistema, dando total privacidade ao proprietário. A ferramenta ainda oferece sugestões para tornar a condução mais eficiente, monitorando como foi o estilo de dirigir em relação às rotações do motor e o vigor nas acelerações e nas frenagens, bem como a velocidade e a temperatura do veículo.
O VW Connect monitora a eletrônica com o objetivo de facilitar a vida do dono do T-Cross. Entre os recursos disponíveis está o de localizá-lo num shopping ou estacionamento de locais de grandes eventos, por exemplo. Basta acionar a opção “localização” que se sabe onde ele está, já que a tecnologia grava automaticamente a última parada registrada e a exibe num mapa. A localização oferece a possibilidade de navegar para o local onde ele foi estacionado e compartilhar a localização com outras pessoas – como familiares – pelo WhatsApp com coordenadas de GPS. Sem dizer que a duração do estacionamento na localização gravada é registrada, o que é muito útil para locais com estacionamento rotativo.
O sistema também mostra as concessionárias nos trajetos que o motorista costuma percorrer e monitora os períodos de revisão com base na quilometragem e no período entre os serviços, avisando que ele precisa agendar a próxima revisão. Ao selecionar “agendar serviço”, se escolhe local e horário onde será realizado o serviço, enquanto que a autorizada Volkswagen selecionada recebe um e-mail com os dados do T-Cross, relatando a quilometragem, qual é serviço agendado etc.
Para completar, se uma luz de advertência acende, automaticamente a tecnologia reconhece a avaria e mostra para o condutor qual é o problema, sugerindo – dependendo da gravidade – a visita a uma revenda. Ao selecionar essa opção, quando se chega na concessionária pra verificar o incidente, a autorizada já tem conhecimento do que está acontecendo.
Curiosidade: o VW Connect oferece desafios e troféus de reconhecimento, onde o condutor pode se comparar com outros. Podem ser colecionados alguns tipos de pontuação em condução eficiente, viagens longas, desafios conquistados e uso do aplicativo. Conforme a pontuação vai aumentando, o motorista passa para outro nível, acessando novos desafios.
Em caso de avaria ou de acidente, o aplicativo permite contatar o VW Service 24h. Em caso de emergência, ele transmite dados do SUV e a localização atual à oficina autorizada mais próxima. Adicionalmente, oferece sugestões de procedimentos em situações de emergência.
COGNITIVO –Essa tecnologia não substitui o Manual Cognitivo, que utiliza o sistema IBM Watson para responder ao motorista questões sobre o veículo, incluindo informações contidas no manual – que continua sendo oferecido em conteúdo impresso. Esse assistente inteligente tira dúvidas em português e espanhol sobre, por exemplo, como usar todas as funções da central multimídia, como fazer o espelhamento do smartphone ou como instalar corretamente a cadeirinha para transportar crianças.
Após a compra do T-Cross, pode-se baixar gratuitamente o aplicativo (disponível gratuitamente para iPhone e celulares Android) e, em seguida, se registrar para receber uma identificação – que será única para todo o grupo Volkswagen e válida também para o VW Connect. Essa identificação será vinculada ao chassi do veículo e acompanhará o cliente em todos os veículos VW seguintes de sua vida. A exemplo dos sites de buscadores na internet, o aplicativo Meu Volkswagen possui campos para digitação e microfone, para se fazer perguntas oralmente, numa linguagem natural, como se fosse uma conversa informal. O sistema reconhece sotaques e é capaz de aprender quanto mais se interage com ele, além de entender linguagem abreviada como “vc” (você) e “qd” (quando).
Se o assistente virtual não encontrar informações para responder a questão, ele a encaminhará para a Central de Relacionamento com o Cliente. Assim, ninguém fica sem resposta. Sem dizer que ele também responder dúvidas além das que estão no manual, já que o conteúdo foi elaborado de acordo com as perguntas mais frequentes feitas à CRC.