Renault Kwid ganhou upgrade na linha 2023
Num mercado aonde parte das montadoras vai se desfazendo dos seus veículos de entrada em busca da rentabilidade trazida por modelos mais caros, é de se louvar a atitude da Renault, que continua apostando suas fichas nesse segmento.
E agora a Renault investiu pesado para mudar seu compacto Kwid, que agradou desde o lançamento pelo porte mais alto (graças à boa altura do solo: 185 milímetros), mas que também impressionou pelo baixo consumo de combustível e pelo porta-malas com capacidade entre 290 litros (posição normal) e 1.100 litros (com o banco traseiro rebatido).
Bom… as características acima foram todas mantidas, mas agora o foco foi outro na linha 2023: dar ao Kwid um ar sofisticado, conseguido graças ao imponente parachoque dianteiro, às inéditas (na sua categoria) luzes diurnas de led e à grade do radiador com inserções cromadas ou cinzas.
Atrás, as novidades são o parachoque e as lanternas de led com uma assinatura luminosa exclusiva.
O consumidor também passa a ter a opção de teto em 2 tons na versão Intense e de rodas de liga leve aro 14 diamantadas nas versões Outsider e Intense com teto em 2 tons. A versão Outsider traz ainda protetor de carroceria na cor cinza.
Dentro, o Kwid 2023 agora traz painel de instrumentos com mostradores de led e acabamento com cromados e na cor preto brilhante ou cinza nas saídas de ar laterais. O multimídia ganhou moldura preto brilhante com inserções cromadas na horizontal, enquanto que a manopla do câmbio traz detalhe preto brilhante e anel cromado nas versões Intense e Outsider.
Na versão Intense, os bancos possuem novo tecido com detalhes azuis nas laterais e no bordado central do encosto. Já na versão Outsider, as costuras da coifa do câmbio e dos bancos são verdes.
Na mecânica, o que já era bom, ficou ainda melhor. Ele está 5% mais econômico na cidade com etanol (10,8 km/litro) e 3% mais econômico com gasolina: 15,3 km/litro, segundo o Inmetro. Na estrada, faz 15,7 km/litro com gasolina e 11 km/litro com etanol. Uma tecnologia que possibilitou isso foi o sistema Start-Stop, que o desliga automaticamente em semáforos ou paradas prolongadas, garantindo uma economia de até 5% no trânsito urbano.
Ele também ganhou sistema de regeneração de energia: na desaceleração, ao tirar o pé do acelerador, o motor continua girando sem consumir combustível. Então, o alternador passa a recuperar energia e enviá-la pra bateria, que aumenta sua carga sem consumo de combustível. Na aceleração, o alternador não precisa “roubar” energia do motor pra enviar à bateria, já que houve carga na desaceleração. Isso garante um consumo até 2% menor.
O Kwid 2023 vem ainda com sensor de pressão para os pneus ecológicos, que geram 20% menos resistência de rolagem e também contribuem pra redução do consumo de combustível. Além de mais econômico, o motor 1.0 de 3 cilindros e 12 válvulas foi recalibrado e agora rende 71 cavalos com etanol e 68 cavalos com gasolina, graças à nova central eletrônica. O torque melhorou, garantindo boas acelerações e retomadas. A direção elétrica é de série em todas as versões.
E para facilitar a vida a bordo, a nova central multimídia de 8 polegadas oferece indicador de temperatura externa, espelhamento para iPhone e para Android e comando na coluna de direção, além de sistema que detecta o modo de dirigir do motorista e dá dicas que resultam numa economia de combustível de 20%.
Na segurança, além de já vir de série com 4 airbags (frontais e laterais), o Kwid 2023 agora oferece controle de estabilidade, assistente de partida em rampa e aviso de cintos de segurança não afivelados para todos os ocupantes do banco traseiro.
O Renault Kwid 2023 está disponível nas versões Zen (R$ 59.890), Intense (R$ 64.190) e Outsider (R$ 67.690), sendo encontrado nas cores azul, branca, prata, preta e vermelha, com opção de teto preto, para contrastar com a carroceria. E a Renault já avisou que ainda em 2022 o Kwid ganhará uma versão 100% elétrica, chamada E-Tech Electric.