Carros

Renault Kwid ganhou upgrade na linha 2023

Num mercado aonde parte das montadoras vai se desfazendo dos seus veículos de entrada em busca da rentabilidade trazida por modelos mais caros, é de se louvar a atitude da Renault, que continua apostando suas fichas nesse segmento.

E agora a Renault investiu pesado para mudar seu compacto Kwid, que agradou desde o lançamento pelo porte mais alto (graças à boa altura do solo: 185 milímetros), mas que também impressionou pelo baixo consumo de combustível e pelo porta-malas com capacidade entre 290 litros (posição normal) e 1.100 litros (com o banco traseiro rebatido).

Bom… as características acima foram todas mantidas, mas agora o foco foi outro na linha 2023: dar ao Kwid um ar sofisticado, conseguido graças ao imponente parachoque dianteiro, às inéditas (na sua categoria) luzes diurnas de led e à grade do radiador com inserções cromadas ou cinzas.

Atrás, as novidades são o parachoque e as lanternas de led com uma assinatura luminosa exclusiva.

O consumidor também passa a ter a opção de teto em 2 tons na versão Intense e de rodas de liga leve aro 14 diamantadas nas versões Outsider e Intense com teto em 2 tons. A versão Outsider traz ainda protetor de carroceria na cor cinza.

Dentro, o Kwid 2023 agora traz painel de instrumentos com mostradores de led e acabamento com cromados e na cor preto brilhante ou cinza nas saídas de ar laterais. O multimídia ganhou moldura preto brilhante com inserções cromadas na horizontal, enquanto que a manopla do câmbio traz detalhe preto brilhante e anel cromado nas versões Intense e Outsider.

Na versão Intense, os bancos possuem novo tecido com detalhes azuis nas laterais e no bordado central do encosto. Já na versão Outsider, as costuras da coifa do câmbio e dos bancos são verdes.  

Na mecânica, o que já era bom, ficou ainda melhor. Ele está 5% mais econômico na cidade com etanol (10,8 km/litro) e 3% mais econômico com gasolina: 15,3 km/litro, segundo o Inmetro. Na estrada, faz 15,7 km/litro com gasolina e 11 km/litro com etanol. Uma tecnologia que possibilitou isso foi o sistema Start-Stop, que o desliga automaticamente em semáforos ou paradas prolongadas, garantindo uma economia de até 5% no trânsito urbano.

Ele também ganhou sistema de regeneração de energia: na desaceleração, ao tirar o pé do acelerador, o motor continua girando sem consumir combustível. Então, o alternador passa a recuperar energia e enviá-la pra bateria, que aumenta sua carga sem consumo de combustível. Na aceleração, o alternador não precisa “roubar” energia do motor pra enviar à bateria, já que houve carga na desaceleração. Isso garante um consumo até 2% menor.

O Kwid 2023 vem ainda com sensor de pressão para os pneus ecológicos, que geram 20% menos resistência de rolagem e também contribuem pra redução do consumo de combustível. Além de mais econômico, o motor 1.0 de 3 cilindros e 12 válvulas foi recalibrado e agora rende 71 cavalos com etanol e 68 cavalos com gasolina, graças à nova central eletrônica. O torque melhorou, garantindo boas acelerações e retomadas. A direção elétrica é de série em todas as versões.

E para facilitar a vida a bordo, a nova central multimídia de 8 polegadas oferece indicador de temperatura externa, espelhamento para iPhone e para Android e comando na coluna de direção, além de sistema que detecta o modo de dirigir do motorista e dá dicas que resultam numa economia de combustível de 20%.

Na segurança, além de já vir de série com 4 airbags (frontais e laterais), o Kwid 2023 agora oferece controle de estabilidade, assistente de partida em rampa e aviso de cintos de segurança não afivelados para todos os ocupantes do banco traseiro.

O Renault Kwid 2023 está disponível nas versões Zen (R$ 59.890), Intense (R$ 64.190) e Outsider (R$ 67.690), sendo encontrado nas cores azul, branca, prata, preta e vermelha, com opção de teto preto, para contrastar com a carroceria. E a Renault já avisou que ainda em 2022 o Kwid ganhará uma versão 100% elétrica, chamada E-Tech Electric.

Auto Destaque

O Caderno Auto Destaque é publicado ininterruptamente desde 1987 no jornal Diário do Pará, apresentando lançamentos e tudo mais sobre o mercado automotivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Translate »

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios