Aston Martin Valkyrie é um carro de Fórmula-1 feito para a estrada
Os primeiros clientes receberão em breve seus revolucionários superesportivos Aston Martin Valkyrie. A fabricante britânica de carros de alto luxo já colocou o cupê em produção total na sede da marca em Gaydon, no Reino Unido, numa área especialmente reservada para ele.
Cada uma das 150 unidades será construída por uma equipe de técnicos altamente qualificados, com uma demanda de mais de duas mil horas de trabalho quase artesanal.
Antes de ser entregue, cada Valkyrie é testado em condições de alto desempenho no autódromo de Silverstone, na Inglaterra, onde ocorreu grande parte do seu desenvolvimento.
Equipado com um motor V12 híbrido de 1.160 cavalos de potência, ele incorpora conceitos e tecnologias aproveitados diretamente da Fórmula 1 e promete redefinir sua a era.
No Brasil, a Aston Martin é representada pela UK Motors, que também representa a McLaren e é formada pela união dos controladores do grupo Eurobike (rede de concessionárias de marcas premium) e da Stuttgart (maior rede de concessionários Porsche do país).
ASTON MARTIN – Fundada em 1913 numa pequena garagem em Londres, na Inglaterra, a Aston Martin consolidou desde cedo sua reputação por meio de participações em corridas e pela qualidade de seus veículos. O nome da empresa une o da montanha de Aston, em Buckinghamshire, e o sobrenome de um de seus fundadores, Lionel Martin.
O primeiro carro de rua da Aston Martin foi o Coal Scuttle, um esportivo de dois lugares. E um dos mais conhecidos é o DB5, produzido entre 1963 e 1965 e que ficou famoso por ter sido utilizado por Sean Connery como James Bond no filme “007 contra Goldfinger”, de 1964. Atualmente, a marca possui em sua linha os modelos DBX (SUV), Vantage, DB11 e DBS Superleggera. O Valkyrie é uma série limitada.
A participação em corridas também ajudou a consolidar o nome da Aston Martin. Ela venceu as 24 Horas de Le Mans em 1959 com o DBR1 e, nas últimas duas décadas, teve grande sucesso em campeonatos internacionais de Gran Turismo – o mais recente foi o Campeonato Mundial de Endurance, em 2020.