Nissan fez bonito em concurso de miniaturas
Uma miniatura especial com sete centímetros de comprimento do superesportivo Nissan R390 GT1 conquistou um prêmio no Concurso de Customização de Miniaturas do Salão Diecast 2022, maior evento do tipo no Brasil, que foi realizado em São Paulo e que reuniu mais de 3 mil colecionadores, visitantes e customizadores de carrinhos, entre eles o paulistano Eduardo Kenji, que desenvolveu o R390 GT1 vencedor.
A história do R390 GT1 começou em 1997, quando a Nissan decidiu disputar a categoria GT das 24 Horas de Le Mans.
Para isso, seguindo as regras daquela época, para conseguir a homologação de um carro GT na competição, a Nissan precisava que ele fosse baseado num veículo ‘de passeio’ que pudesse ser conduzido em vias públicas, mesmo que existisse somente uma unidade desse automóvel de rua.
Assim nasceu o R390 GT1 de rua, que deu origem aos bólidos de mesmo nome, reconhecidos até hoje como os de maior sucesso da montadora japonesa nas provas de Le Mans.
Essa mesma história de evolução de um carro de passeio para um de competição se repetiu no Salão Diecast 2022 pelas mãos de Eduardo Kenji, que venceu a 1ª edição da categoria Nissan do Concurso de Customização, em 2019.
O modelo campeão, assim como o veículo real, usou como base um R390 GT1 de passeio, no caso uma miniatura de sete centímetros (escala 1/64) encontrada comumente em lojas de brinquedos.
Mas o carrinho passou por uma ‘preparação’ total realizada pelo customizador, num trabalho que demorou cerca de três semanas – uma transformação tão impressionante que superou mais de 17 réplicas em escala reduzida de automóveis da marca japonesa customizadas por colecionadores de todo o Brasil.
A escolha da melhor miniatura foi feita pela equipe do Estúdio de Design da Nissan América Latina, cujo designer-chefe John Sahs disse: “A miniatura ficou muito bem feita e a atenção aos detalhes é incrível. A customização foi realizada com alta qualidade e representando bem as características de design e engenharia do R390”.
Se a miniatura original tem carroceria inteiriça, Kenji teve o trabalho de recortá-la pra criar capôs móveis na frente e atrás.
Toda a parte externa recebeu uma aplicação de fibra de carbono, como nos carros de competição de verdade. Foram aplicados decalques representando marcas usadas tradicionalmente em carros de corrida da Nissan. E um grande aerofólio foi instalado na traseira, como nos R390 de competição.
O modelo em escala reduzida foi rebaixado e ganhou rodas de metal com rolamentos e pneus de borracha, que podem ser retiradas e deixam a mostra os discos de freios.
A criação de capôs móveis para a miniatura teve uma razão: revelar a parte mecânica que foi toda criada por Eduardo Kenji. Assim é possível ver um motor V8 – que no bólido real tinha 3,5 litros e 650 cavalos de potência – com menos de um centímetro de comprimento, desenvolvido tendo como base dois minimotores de quatro cilindros. Também foram feitos – e estão visíveis – componentes da suspensão e da transmissão.
“Fazer a parte mecânica foi o maior desafio técnico na preparação dessa miniatura. Mas todo o desenvolvimento do projeto foi complexo, porque não existem muitas informações sobre o R390 e não tive como buscar referências do modelo real. Por isso precisei apostar mais na criatividade pra fazer uma miniatura que ficasse bonita sem perder o estilo original. Escolhi o R390 exatamente pra homenagear esse esportivo da Nissan que é pouco conhecido, mesmo sabendo das dificuldades que teria de superar no projeto de customização”, conta Kenji, que também é colecionador e tem cerca de duas mil miniaturas Nissan.
Além do troféu, Eduardo Kenji vai visitar o complexo industrial da Nissan localizado em Resende (RJ), onde é produzido o Kicks e ver como um carro de verdade é fabricado.
No Salão Diecast 2022, a Nissan também expôs miniaturas e 2 carros de verdade: o elétrico Leaf e o novo Kicks.
O evento seguiu o formato dos principais encontros internacionais de miniaturas e, além do concurso de customização, teve exposição de coleções, troca/venda de miniaturas, palestras, lançamentos de miniaturas e corrida em pistas especiais.