Honda NC 750X DCT 2022 traz câmbio exclusivo
Reconhecida pela sua grande versatilidade, a Honda NC 750X estreou no Brasil sua versão com transmissão DCT, que no continente europeu responde por mais de 50% das vendas.
Renovada no design e na mecânica e agora em duas versões (com câmbio convencional ou com a exclusiva transmissão com dupla embreagem), a mais versátil motocicleta de alta cilindrada da Honda passou por uma profunda atualização, a começar pelo estilo mais arrojado e afilado, com novo conjunto óptico todo de led, parabrisa mais protetivo, guidão largo, rabeta redesenhada, escape pentagonal e compartimento de carga com capacidade para 23 litros.
As carenagens redesenhadas ficaram menores, enquanto que as tampas e os painéis laterais ficaram mais finos. Já o assento foi reestilizado e teve a sua distância em relação ao solo reduzida em 30 milímetros, tendo agora 802 milímetros de altura e oferecendo condução ereta e elevada.
As rodas são de alumínio fundido (à frente com 17 x 3,50 polegadas e atrás com 17 x 4,50 polegadas), com pneus 120/70 ZR17 e 160/60 ZR17, respectivamente. E trazendo válvulas de alumínio forjado em forma de L, que facilitam ver a pressão.
O painel de instrumentos digital é novo e permite gerenciar os modos de condução por botão no guidão esquerdo.
Os piscas traseiros ganharam função de emergência, enquanto que a chave de ignição tem sistema imobilizador.
No motor, uma das principais alterações foi a elevação do regime de rotação máxima, graças ao redesenho do sistema de admissão/exaustão e do comando de válvulas. Gerando 58,6 cavalos de potência e 1,2 quilo mais leve por causa da redução de componentes, o propulsor é bicilíndrico, com arrefecimento líquido, cabeçote de oito válvulas e torque elevado em baixas e em médias rotações.
Já as relações mais curtas na primeira, segunda e terceira marchas melhoraram o desempenho, enquanto que as relações mais longas na quarta, quinta e sexta marchas melhoraram a economia de combustível. E a carga no manete de embreagem reduziu em 20%, graças a aperfeiçoamentos que favoreceram a pilotagem em baixa velocidade.
Por ter cilindros inclinados à frente, o centro de gravidade é baixo, melhorando a estabilidade. O tanque de combustível tem capacidade para 14,1 litros. O acelerador eletrônico introduziu quatro modos de condução: Rain, Standard, Sport e User. Importante também foi a redução de seis quilos no peso da motocicleta graças ao novo quadro e a melhorias na ciclística. Há ainda sistema que limita perdas de aderência do pneu traseiro, ajustável em três níveis.
Inédita no Brasil, a Honda NC 750X DCT permite optar entre trocas de marchas automáticas ou atuar na seleção das marchas com os dedos, através de comandos no guidão esquerdo, utilizando duas embreagens e resultando numa condução suave e confortável, com mudanças rápidas e oferecendo maior durabilidade, pois é impossível danificar o câmbio por erro na troca da marcha e levar a rotação do motor a níveis excessivos.
O quadro tubular em aço passou por uma reformulação, ganhando tubos de espessura e peso variáveis e reorganizando a posição da bateria e da caixa do filtro do ar. A suspensão dianteira de 41 milímetros de diâmetro e 120 milímetros de curso utiliza sistema Showa. Já a suspensão traseira Pro-Link possibilita regulagem da pré-carga da mola, com 120 milímetros de curso. O freio dianteiro tem disco de 320 milímetros e cáliper de dois pistões na frente. E o traseiro possui disco com 240 milímetros e pinça de pistão simples, além de sistema ABS que dá alta segurança em piso molhado e escorregadio.
As Hondas NC 750X e NC 750X DCT 2022 têm garantia de 3 anos sem limite de quilometragem, além de assistência 24 horas durante a garantia. A NC 750X com câmbio convencional está disponível nas cores vermelho e azul perolizado e custa R$ 49.700. Já a NC 750X DCT chega nas cores vermelho e branco perolizado e custa R$ 55.700. Preços sem frete e seguro.
De acessórios, está disponível o pacote Urban, que inclui protetor tubular de carenagem (R$ 2.423), suporte traseiro (R$ 2.689), top box de 38 litros (R$ 2.274), cavalete central (R$ 691) e entrada USB no compartimento de carga (R$ 389). Há ainda o kit Travel, cuja instalação dispensa adaptação e modificação, acrescentando faróis de neblina (R$ 3.408), malas laterais (R$ 7.586) e parabrisa elevado em 70 milímetros (R$ 998).