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A importância da manutenção preventiva dos pneus

Alertar o motorista para um trânsito mais consciente e investir na segurança é uma preocupação constante da RR Pneus Bridgestone. Dessa forma, no mês da conscientização sobre a segurança no trânsito, o Maio Amarelo, a revenda de pneus compartilha 10 cuidados sobre manutenção preventiva que vão aumentar a segurança e a performance do veículo.

1. Os pneus devem ser calibrados semanalmente, de acordo com a indicação do manual do fabricante do veículo.

2. O rodízio dos pneus é importante para um desgaste uniforme. Para isso, deve ser realizado a cada 8 mil quilômetros rodados nos veículos com pneus radiais e a cada 5 mil quilômetros rodados em veículos com pneus diagonais.

3. O excesso de peso do veículo compromete as estruturas dos pneus e aumenta o risco de danos ou de alterações nos mesmos. Por isso é essencial evitar a sobrecarga.

4. Além dos pneus, o motorista deve realizar a manutenção preventiva de todo o veículo, incluindo amortecedores, molas, freios e rolamentos, entre outros itens.

5. Deve-se utilizar as medidas de pneus e rodas indicadas pelo fabricante do veículo. É que as partes do carro foram projetadas para interagirem de forma equilibrada e a utilização de pneus e rodas diferentes altera este equilíbrio.

6. O alinhamento da suspensão e o balanceamento dos pneus devem ser realizados sempre que o veículo sofrer impactos fortes, na troca dos pneus (quando apresentarem desgastes irregulares), na substituição de componentes da suspensão, quando o veículo estiver ‘puxando’ para um lado ou a cada 10 mil quilômetros rodados.

7. Sempre usar o pneu indicado pra cada tipo de solo. Rodar na cidade com um pneu destinado ao uso em terra (off-road) provocará aumento do consumo de combustível, perdas na estabilidade e piora na durabilidade das peças do veículo.

8. Periodicamente, o motorista deve observar o indicador de desgaste da rodagem do pneu, o TWI, que mostra o limite pra fazer a troca, reduzindo o risco de rodar com ele careca. O limite de profundidade do sulco do pneu é de 1,6 mm.

9. Os pneus não devem entrar em contato com derivados de petróleo ou solventes, que atacam a borracha, fazendo com que ela perca as suas propriedades físico-químicas e mecânicas.

10. Por fim, a direção agressiva deve ser evitada, incluindo frenagens fortes, ‘cantadas’ de pneus e mudanças bruscas de direção. E o condutor deve ficar atento à existência de buracos, lombadas e imperfeições dos pisos.

O cuidado com as condições do veículo é essencial e a manutenção preventiva deve ser realizada periodicamente, submetendo todos os itens de segurança a uma revisão e sempre respeitando as especificações do manual do proprietário”, complementa Roberto Ayala, Gerente de Engenharia de Vendas da Bridgestone.

Auto Destaque

O Caderno Auto Destaque é publicado ininterruptamente desde 1987 no jornal Diário do Pará, apresentando lançamentos e tudo mais sobre o mercado automotivo.

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