Carros

Compass híbrido é atração na Jeep Way

As concessionárias Jeep Way comercializam o primeiro Jeep eletrificado do Brasil, o Compass S 4xe, à venda por R$ 349.990 e em 4 cores exclusivas e já inclusas no preço: azul Shade, branco Alpine, prata Glacier e preto.

Uma tonalidade azulada também está presente em torno dos adesivos “Jeep” e “Compass” que vêm colados no capô, nas portas dianteiras e na tampa do porta-malas.

Atrás fica o logotipo “4xe”, que tem a última letra pintada também de azul, para se destacar das versões tradicionais.

Importado da Itália apenas na Série S e sem opcionais, o Compass 4xe (se lê “four by e”) oferece faróis de led com design exclusivo, teto solar panorâmico e rodas de 19 polegadas na cor preto brilhante.

Dentro, além dos 7 airbags, a luxuosa cabine recebeu costuras contrastantes que adornam o painel digital de 10,25 polegadas, o multimídia de 10,1 polegadas e o som Alpine de 506 watts, com 8 alto-falantes e subwoofer.

A segunda fileira de bancos tem saída de ar-condicionado exclusiva no console central, duas entradas USB (uma tipo C) e assentos que ampliam a versatilidade para quem precisa transportar os mais diferentes volumes.

Os conectores USB da frente ainda possuem ligação com a central multimídia. E graças à conexão via internet integrada ao SUV, dá para consultar autonomia, checar consumo, programar/ver o tempo de recarga e até ativar o ar-condicionado à distância a partir do smartphone ou utilizando a assistente virtual Alexa, da Amazon.

Outra diferença relevante no interior é a presença de novos comandos ao redor do motorista, para ajustar o trem de força eletrificado do Jeep Compass híbrido.

Além dos botões adicionais, ele tem uma segunda tampa no paralama traseiro esquerdo, pro conector de recarga padrão europeu Tipo 2, com luzes indicativas sobre o nível de carga da bateria.

O silencioso Compass S 4xe híbrido plug-in tem 240 cavalos, oriundos de 2 motores, sendo um elétrico de 60 cavalos, cuja bateria pode ser recarregada inclusive em tomadas caseiras de 3 pinos e 110 e 220 volts.

De acordo com a tensão escolhida, o Jeep Compass 4xe recarrega entre duas horas e 20 horas.

No modo e-Save, a bateria é recarregada enquanto o motor a combustão 1.3 turbo de 180 cavalos atua, ampliando a autonomia – pode-se economizar mais de 120 litros de gasolina por mês, usando o modo elétrico.

E as autorizadas Jeep Way estão completamente prontas para recarregar o SUV gratuitamente para o cliente.

Os clientes podem optar por um carregador de parede da Weg ou da EnelX, que dispensam instalação trifásica e possibilitam a recarga completa em 100 minutos no modo mais rápido ou em 9 horas no mais lento.

O cliente também pode programar o carregamento para o horário em que a tarifa for mais barata, com agendamento da recarga feito pelo multimídia ou por aplicativo no smartphone.

Essas soluções são completadas por parceria da Jeep com a Estapar, onde todos os clientes do Compass 4xe têm direito a recarga gratuita em estacionamentos em todo o país, pagando só o valor da estadia no local.

A gestão eletrônica garante que o Compass 4xe tenha tração nas 4 rodas sempre que necessário.

E se a bateria estiver com a carga baixa, o motor dianteiro gera energia elétrica para ser enviada ao propulsor traseiro, assegurando o máximo de performance e de aderência em qualquer tipo de situação.

Parte do espaço originalmente destinado ao cardã é ocupado pela bateria de alta tensão, que também fica localizada sob o banco traseiro. A bateria possui tensão de 400 volts, refrigeração independente e inversor de corrente integrado, vindo dentro de um invólucro metálico que a protege contra água e contra sujeiras.

Com desempenho esportivo (0 a 100 km/h em 6,8 segundos e velocidade máxima de 206 km/h), traz ainda câmbio automático de 6 marchas, tração 4×4 com 4 modos de condução (Auto, Neve, Areia/Lama e Sport), controle de descida e suspensão independente e freios a disco nas 4 rodas, bem como as funções 4WD Lock e 4WD Low.

Além dessas configurações, inclui funcionalidades exclusivas. A Electric usa só o motor elétrico traseiro, numa condução livre de emissões, sendo possível acelerar até 130 km/h e rodar 44 quilômetros.

O motor 1.3 turbo só entra em ação caso se pise fundo no acelerador ou se a bateria chegar ao nível mínimo de carga.

A configuração e-Save oferece dois modos de funcionamento e permite manter ou até mesmo carregar a bateria utilizando a força do motor térmico. No modo passivo, essa configuração mantém o nível de carga da bateria usando a frenagem regenerativa e o propulsor térmico para evitar que a bateria saia do nível de carga atual. E o modo ativo utiliza o motor elétrico acoplado ao propulsor à combustão para carregar a bateria sem precisar se preocupar em encontrar uma estação de recarga, sendo que a bateria pode ser recarregada até 80%.

A frenagem regenerativa, além de recarregar a bateria, também pode reduzir a velocidade do SUV sem precisa pisar no freio, graças a botão com dois modos de funcionamento (Suave e Intenso) que amplia a regeneração de energia em desacelerações, sempre que o acelerador é aliviado. O modo Intenso permite até guiar sem pisar no freio.

O conjunto híbrido também deu ao Jeep Compass 4xe uma capacidade de reboque de 600 quilos, sendo que normalmente é de 400 quilos nas versões turboflex ou turbodiesel.

Entre os principais itens de segurança há ampla oferta de tecnologias como piloto automático adaptativo com frenagem autônoma de emergência, farol alto antiofuscante, câmera de ré com visão 360 graus (há câmeras nos retrovisores externos, na grade do radiador e na tampa da mala), leitor de placas de trânsito, sensor de ponto cego e alerta de mudança de faixa com correção automática, além de detector de pedestres, ciclistas ou motociclistas.

Com garantia de 3 anos sem limite de quilometragem e de 5 anos pra bateria e para os sistemas elétricos do modo híbrido, o Compass S 4xe vem com a plataforma de e-commerce Cart e adesivo de pagamento automático da Conectcar, com 12 meses de isenção de mensalidade e o diferencial de “encontrar carregadores” dentro da busca por pontos de interesse.

Por fim, as revisões do Jeep Compass 4xe devem ser realizadas a cada 15 mil quilômetros rodados. Os valores são: R$ 652 para a primeira revisão (de 15 mil quilômetros), R$ 1.056 para a segunda revisão (de 30 mil km), R$ 652 para a terceira revisão (de 45 mil quilômetros), R$ 1.982 para a quarta revisão (de 60 mil km) e R$ 890 para a quinta revisão (de 75 mil km).

Auto Destaque

O Caderno Auto Destaque é publicado ininterruptamente desde 1987 no jornal Diário do Pará, apresentando lançamentos e tudo mais sobre o mercado automotivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Translate »

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios