Honda CB 1000R foi atualizada na linha 2022
Criada para fãs do estilo naked, a Honda CB 1000R tornou-se objeto do desejo desde seu lançamento, por conta do design minimalista (onde o supérfluo não tem lugar), pela alta tecnologia e pelo desempenho de superesportiva numa moto de guidão largo de alumínio e posição de pilotagem curvada à frente, com banco a 830 milímetros de altura do solo, pedais levemente recuados e largo tanque de combustível, mais reentrâncias para dar espaço aos joelhos.
As alterações introduzidas na linha 2022 lhe permitiram um salto tanto em estilo quanto em performance, oferecendo ainda uma versão exclusiva, denominada Black Edition.
As linhas ficaram arrojadas, com novos detalhes como subchassi em tom alumínio prateado e molduras do radiador e tampas da caixa do filtro do ar ainda mais funcionais, além de rodas de alumínio fundido com sete raios, calçadas com pneus 190/55 ZR17 na traseira e 120/70 ZR17 na dianteira.
O formato do farol evoluiu e agora está mais inclinado para trás, enquanto que o painel de instrumentos colorido de cinco polegadas é personalizável e acessível por voz para controlar aplicativos do smartphone – que é recarregado em entrada USB tipo C debaixo do assento.
Na versão Black Edition, o visual é personalizado de fábrica, fazendo uso da tonalidade preta em quase todas as superfícies, além do aspecto cromático e dos acessórios exclusivos.
À exceção de alguns detalhes em alumínio usinado nos raios das rodas, na balança da suspensão, nas tampas do motor e nos apoios do guidão, tudo nela é preto, inclusive o farol redondo e sua carenagem oval, a suspensão dianteira, as molduras do radiador em alumínio polido, as tampas da caixa do filtro do ar (que têm acabamento anodizado) e o sistema de escape.
Já o tanque de combustível e a capa do assento do passageiro são na tonalidade preto grafite.
No aspecto técnico, a CB 1000R Black Edition se diferencia da versão standard por ter sistema que permite mudanças de marchas mais rápidas, eliminando a necessidade de acionamento da alavanca de embreagem.
O propulsor foi reprogramado e entrega ainda mais potência, enquanto que o sinuoso subchassi de alumínio foi totalmente redesenhado e agora vem com um acabamento prateado.
Derivado do motor da CBR 1000RR Fireblade, o 998 cilindradas da CB 1000R tem 142,8 cavalos de potência, 4 cilindros em linha, acelerador eletrônico e injeção reprogramada para obter melhor resposta do acelerador.
A nova caixa do filtro do ar, os dutos de admissão e o próprio filtro do ar melhoraram a admissão de ar no propulsor, reduzindo as perdas de pressão.
O escalonamento do câmbio privilegia acelerações entre 30 km/h e 130 km/h, com nova embreagem assistida/deslizante que exige mínimo esforço para seu acionamento e que é perfeita em reduções rápidas.
Com quatro catalisadores, o escapamento favorece a potência em média rotação e aperfeiçoou a sonoridade.
Três são os modos de pilotagem (Chuva, Standard e Sport), mais o personalizável User, selecionados no punho esquerdo.
A distância entreeixos mede 1,45 metro e o peso a seco é de 200 quilos para a versão CB 1000R e de 201 quilos para a versão Black Edition, com distribuição de peso de 48,5% na dianteira e de 51,5% na traseira.
A suspensão da Showa é regulável, sendo que a dianteira tem função de mola numa das bengalas e amortecimento na outra, enquanto que a traseira é monobraço e monoamortecida, com ajuste de pré-carga da mola.
O freio dianteiro tem discos flutuantes de 310 milímetros de diâmetro e quatro pistões, enquanto que na traseira possui discos flutuantes de 256 milímetros de diâmetro e cáliper de dois pistões.
Com garantia de três anos sem limite de quilometragem e assistência 24 horas por esse mesmo período, a Honda CB 1000R está disponível nas cores prata e vermelho metálico e custa R$ 69 mil, enquanto que a CB 1000R Black Edition vem soment na cor preto perolizado e custa R$ 76.750.