Picape Gladiator é atração na Jeep Way
As concessionárias Jeep Way lançaram a picape com a maior capacidade fora de estrada do mercado, a Gladiator Rubicon, que parece um Wrangler com caçamba – mas é muito mais que isso e do que você pensa.
Quando a Gladiator surgiu, ela literalmente revolucionou o mundo das picapes, por poder rodar tranquilamente na cidade (como todas as outras), mas também encarar qualquer obstáculo fora de estrada – algo que as outras não conseguem.
Ou seja, ela é a picape que pode rodar no asfalto na semana e, no fim de semana, subir dunas, enfrentar lamaçais e encarar trilhas radicais com a tranquilidade de que nunca te deixará na mão.
RUBICON – Equipada com motor 3.6 V6 a gasolina de 284 cavalos e câmbio automático de 8 marchas, ela foi feita pra enfrentar o off-road mais extremo que existe, a começar pelo sobrenome Rubicon, representação do DNA da Jeep e que existe como versão desde o Wrangler TJ 1997, pra homenagear a Rubicon Trail, trilha na California (EUA) com cerca de 35 quilômetros de extensão que é considerada uma das pistas mais técnicas de condução off-road do mundo, devido às condições rochosas e ao clima variado.
CAPACIDADE MÁXIMA – Por conta disso ela é a picape média mais capaz de todos os tempos, por ter sido desenvolvida usando toda a expertise da Jeep nesse segmento e por trazer um conjunto de componentes e tecnologias que lhe dá essa capacidade de transpor qualquer obstáculo, a começar pela tração 4×4 com relação reduzida e que permite que entregue o máximo de força em baixa velocidade, além de aumentar o torque nas rodas.
Tem também bloqueio eletrônico dos diferenciais, que trava os eixos, fazendo com que as rodas girem na mesma velocidade e evitando que as rodas sem contato com o solo girem em falso – ou seja, a roda em contato com o solo ganha o máximo de torque possível para superar os obstáculos.
E o Gladiator Rubicon pode bloquear só o eixo traseiro ou então os 2 eixos, entregando o máximo de força nas rodas para ajudar em qualquer perrengue. Além disso, o eixo traseiro pode ser travado para uso em velocidades altas em terrenos de baixo atrito, especialmente dunas de areia.
Para terrenos mais difíceis, a desconexão da barra estabilizadora dianteira aumenta a articulação da suspensão em mais 30%, permitindo que o eixo dianteiro trabalhe de forma mais livre e que as rodas tenham maior tração.
Há ainda um novo sistema que ajusta a picape para as condições do terreno onde ela está, atuando no acelerador, no controle de tração e nas trocas de marchas, a fim de garantir o desempenho ideal para aquele terreno.
E ainda se ajusta para um off-road de baixa velocidade, com pedras, por exemplo.
Pra completar, possui câmera na grade que exibe o caminho à frente dos pneus, para que o motorista enxergue tudo. Se ela sujar, um esguicho acoplado limpa qualquer respingo.
TRAILRATED – E é por tudo isso que a Gladiator Rubicon traz também o selo Trailrated (trilha avaliada, em português), uma certificação que prova que é capaz de resistir às condições mais adversas no off-road, incluindo excelente altura do solo (27 cm de distância), alta capacidade de submersão (com entrada de ar alta e vedação para atravessar rios e riachos de até 76 cm de profundida), eixos rígidos com tubos robustos (que geram nível elevado de articulação, para manter os pneus no solo) e distância entreeixos calibrada para contornar vias estreitas e manobrar em torno de pedras, troncos etc.
Possui ainda trilhos de aço para proteger contra pedras, ganchos de reboque e placas de aço para proteger cárter, transmissão, tanque de combustível e caixa de transferência, além de uma área exclusiva no multimídia que dá acesso aos dados do desempenho off-road, mostrando inclinação lateral/vertical, altitude, coordenadas e temperatura da transmissão.
Por fim, tem capacidade de reboque de 3.138 quilos, trazendo 2 ganchos frontais e 1 traseiro.
DESIGN – Já disponível à pronta-entrega nas concessionárias Jeep Way por R$ 499.990, o Gladiator ocupa um lugar de exclusividade ao lado do icônico Wrangler, por representarem a filosofia da marca.
Inspirada no modelo lançado há 60 anos, ela tem visual retrô que agrada aos puristas e chama a atenção por onde passa, mas agregando modernidades como conjunto óptico de led e luzes diurnas formando uma auréola ao redor dos faróis.
A lendária grade de 7 fendas está presente, só que mais larga (pra aumentar o fluxo de ar e resfriar o motor) e inclinada, pra melhorar a aerodinâmica.
As tradicionais lanternas quadradas ladeiam a tampa da caçamba, que tem trava elétrica e 3 posições de abertura.
A capacidade de carga é excelente (1.000 litros), numa caçamba que traz 4 ganchos e uma tomada elétrica coberta de 220 volts.
Com 17 polegadas, as rodas de liga leve polidas combinam os tons preto e alumínio e são calçadas com pneus de uso misto, que oferecem área de contato maior com a superfície, gerando maior tração e controle no off-road. O suporte do estepe fica sob a caçamba, atrás do eixo traseiro, podendo alojar pneus de até 35 polegadas.
A experiência de guiar ao ar livre fica por conta da versatilidade que tem, ao poder remover portas e teto e rebater o parabrisa feito com moldura de alumínio – basta dobrar as alças e prendê-lo nos ganchos do capô.
INTERIOR – E dentro oferece conforto e funcionalidade, por conta dos bancos revestidos de couro e do porta-luvas, do compartimento no descansa-braço e do porta-objetos sob o banco traseiro que podem ser trancados com chaves, além de ter um sistema de escoamento de água para lavagem interna – lavou, tá nova.
A tecnologia está presente em itens como assistente de voz, ar dualzone, chave com sensor de presença (e que liga a picape do lado de fora), painel digital de 7 polegadas, multimídia de 8,4 polegadas, entradas USB tipo A e C e som Alpine com 9 alto-falantes, barra de som traseira na estrutura do teto, subwoofer e amplificador de 552 watts.
De mimo, inclui uma caixa de som portátil Bluetooth Alpine resistente a água e areia, que tem entrada auxiliar e USB; e que recarrega em tomada própria atrás do banco traseiro – onde fica escondida e de onde só pode ser retirada usando uma chave de segurança.
Falando em segurança, a Gladiator Rubicon tem mais de 70 itens, entre eles piloto automático adaptativo, frenagem anticolisão, controle de descida, detector de tráfego cruzado e sensores inteligente da bateria, de ponto cego e de pressão dos pneus, entre outros.
Com garantia de 3 anos, a Gladiator Rubicon é encontrada em 8 cores, entre elas branca Bright, cinza Sting, prata Zynith, preta e vermelho Firecracker, sendo que algumas estão disponíveis somente por encomenda.
E ainda pode ser equipada com 72 acessórios Mopar, entre eles suporte para bicicleta, barras transversais, portas tubulares, estribos off-road e gaveta de caçamba.
VERSÁTIL – Produzido nos Estados Unidos desde 2019, o Gladiator é oferecido em várias versões no mercado americano, entre elas a Sport, a Sport S+, a Overland, a High Altitude e a Rubicon, todas impulsionadas pelo motor 3.6 V6 a gasolina (que lá gera 289 cavalos), com opção de câmbio manual de 6 marchas ou automático de 8 velocidades – transmissão essa que vem no motor 3.0 V6 turbodiesel de 260 cavalos.
Há 2 sistemas de tração nas 4 rodas, incluindo barra estabilizadora desconectável eletronicamente e diferencial com bloqueio eletrônico e escorregamento limitado para rodar em areia, pedra, lama, neve e gelo.
No design, a picape também chama a atenção pela dimensão (mede 5,54 metros de comprimento – 78,7 centímetros mais longa que o Wrangler Unlimited), pelo teto removível de lona premium ou rígido em 3 peças (que pode ser preto ou na cor da carroceria), pelo vidro traseiro desmontável, pela grade aerodinâmica com fendas largas e pelos paralamas trapezoidais.
A caçamba tem 725 quilos de capacidade, divisor de carga, ganchos fortes, piso iluminado, revestimento protetor, sendo que a versão Rubicon inclui barras debaixo da caçamba, pra proteger contra rochas.
Com excelentes ângulos de ataque (43,6 graus), de saída (26 graus) e de rampa (20,3 graus), o Gladiator traz ainda protetor de cárter reforçado e ganchos de reboque, sendo que a versão Rubicon inclui amortecedor de alta pressão, parachoque traseiro off-road e parachoque dianteiro com preparação para guincho e pontas removíveis.
Dentro, ele é 49,3 centímetros mais espaçoso que o Wrangler Unlimited (tem 3,48 metros de distância entreeixos) e traz quadro de instrumentos com detalhes que variam conforme a versão e painel com acabamento revestido a mão e costuras contrastantes.
Vale ressaltar o botão de partida impermeável, as redes na parede traseira, os bolsos resistentes nas portas, os vários nichos para guardar objetos e o som com subwoofer e alto-falante portátil sem fio.
O multimídia pode ter tela de 5, de 7 ou de 8,4 polegadas, com câmera dianteira off-road na versão Rubicon.
Bipartido, o banco traseiro pode ser deitado e possui 2 compartimentos embaixo (um com fechadura com chave), pra guardar objetos com segurança quando se rebate o parabrisa e se remove as portas e o teto – os parafusos dessas partes ficam guardados numa gaveta debaixo do assento.
ASSINATURA – A picape Jeep Gladiator também está disponível por assinatura, em planos de 12, 24 e 36 meses, com franquias de 500, mil, 2 mil ou 3 mil quilômetros por mês. As mensalidades são fixas a partir de R$ 13.700 e incluem documentação (IPVA, licenciamento e emplacamento), seguro com rastreador, revisões e assistência 24 horas em todo país. Além das opções presenciais nas concessionárias Jeep Way para ter seu Gladiator por assinatura, os clientes podem realizar a contratação online, por meio do site da Jeep e do site da Flua!.
CART – Clientes do Jeep Gladiator contam ainda com o Cart, aplicativo que oferece uma solução de pagamento segura e integrada para produtos e serviços de várias marcas, usando o multimídia da picape. Basta baixar o aplicativo e cadastrar o cartão de crédito, que a plataforma reúne num único lugar serviços de alimentação, estacionamento, pedágio e abastecimento, entre outros. E com o Cart, os clientes Jeep ganham 12 meses de mensalidade Conectcar e dão adeus às filas em estacionamentos e pedágios.