Jean Le Cam e sua paixão pelo Renault 4L
Com mais de 8 milhões de unidades vendidas em mais de 100 países, o Renault 4 é um ícone automotivo e está festejando 60 anos em 2022. O melhor de tudo é que ele também continua sendo a alegria de muitos usuários e colecionadores, como é o caso do famoso navegador Jean Le Cam, que adora a versão 4L. Aliás, Jean nunca imaginaria que, ao presentear sua filha com um 4L em seu aniversário de 18 anos, acabaria se tornando proprietário de nada menos que 8 deles.
Também conhecido no esporte como “Rei Jean”, Jean Le Cam é uma verdadeira lenda da vela, com nada menos que 5 participações na competição Vendée Globe de circum-navegação do planeta. E seu heroísmo foi reconhecido na última edição da regata, quando salvou o navegador Kevin Escoffier, que ficou à deriva em sua balsa de abandono no meio do Oceano Índico. Dono de um dos barcos mais modernos (que ele chama de “O 4L dos Mares”), Jean passa o tempo explorando os mares e dirigindo seus 4L, que são suas duas paixões.
O Renault 4 foi o primeiro “carro para viver”, tendo sido rapidamente apelidado de “4L”. Ele tem como origem uma ideia brilhante: criar um carro versátil que pudesse ser usado em qualquer ocasião. Jean também considera que ele é um carro para qualquer terreno, devido à sua leveza. Tanto que diz: “Chamo meu barco de 4L pra dar a ele uma imagem. As especificações do Renault 4 foram elaboradas para que ele pudesse ser usado no deserto. Esse carro poderia ir a qualquer lugar, como um verdadeiro 4×4.” E o 4L provou exatamente isso no 4L Trophy. Na corrida de rali organizada anualmente desde 1997, o modelo superou qualquer obstáculo que encontrou em seu caminho, em trilhas de areia e pedras.
Apresentado em julho de 1961, o 4L é um modelo 5 portas com uma mala que se abre para um espaço modulável. Ao rebater o banco traseiro, o hatch vira perua. Além de ser um veículo pra família, se tornou ícone da cultura pop francesa e virou carro de polícia, dos Correios e de outros serviços públicos – como minivan. Apesar dele ter saído de linha em 1992, ainda é possível ver alguns 4L nas ruas ou feiras de carros usados e de coleção, pois a simplicidade e a confiabilidade de sua mecânica atraem. E é exatamente isso o que mais agrada a Jean Le Cam, que diz: “Posso mexer à vontade nesse carro, fazendo melhorias de forma contínua. É mais ou menos como o meu barco Hubert, que não paro de aprimorar!”
Foi depois de uma edição da Vendée Globe que sua paixão se transformou em coleção. O marinheiro perdeu seu barco na edição 2008-2009 e, entediado, retomou sua paixão pelos 4L, primeiro ao dar um de presente à filha, quando fez 18 anos. Já o segundo ele comprou pra aprimorar o primeiro, usando peças deste. E assim aconteceu a compra de um terceiro, de um quarto… Ele chegou até a comprar 3 de uma só vez, num único fim de semana! No final, acabou com uma coleção de oito modelos, que ficam guardadinhos na sua garagem. Agora, seu sonho é ter uma versão 2.0 e 100% elétrica deste carro cult, que faz parte do passado e do presente de muita gente – e que poderia muito bem fazer parte do futuro, não?