Aston V12 Vantage e o seu fim espetacular
Por 15 anos, o V12 Vantage representou a busca da Aston Martin pelo alto desempenho, em torno do modelo mais compacto com o maior e mais potente propulsor feito em série, que culmina agora com o último a encerrar esse capítulo: o novo V12 Vantage, cujo motor 5.2 V12 de 700 cavalos chega aos 100 km/h em 3,5 segundos e atinge os 321 km/h.
O Aston Martin V12 Vantage mais rápido, mais potente e mais capaz de todos os tempos possui uma relação peso-potência de 390 cavalos por tonelada, um aumento de mais de 20% em relação ao modelo Vantage V8.
Tudo porque tem parachoque dianteiro de fibra de carbono, bateria leve e paralamas dianteiros, soleiras laterais, parachoque traseiro e tampa da mala feito de materiais compostos, mais escape duplo central de inox – 7,2 kg mais leve que o anterior.
Um câmbio automático de 8 marchas utiliza tecnologias retiradas das versões V12 Speedster e Vantage F1 Edition e oferece um refinamento que está além do observado em transmissões com dupla embreagem.
A suspensão conta com amortecimento adaptativo e os freios são de cerâmica (23 quilos mais leves que os freios de aço) e resistem a temperaturas de 800 graus, com discos de 410 milímetros x 38 milímetros e pinças de 6 pistões na frente, além de discos de 360 milímetros x 32 milímetros e pinças de 4 pistões atrás.
No design, chama a atenção a carroceria ampliada em 40 milímetros, a utilização de muita fibra de carbono, a grade do radiador 25% maior, o capô em formato de concha com respiro tipo ‘ferradura de cavalo’, as soleiras esculpidas, o parachoque traseiro com difusor integrado e a belíssima asa traseira.
Há 3 opções de rodas de 21 polegadas, em tonalidades diferenciadas de preto e calçadas com pneus Michelin Pilot 4S, nas dimensões 275/35R na frente e 315/30R atrás.
E tudo pode vir ao gosto e desejo de cada cliente, das cores das pinças dos freio aos acabamentos das rodas e às pinturas da carroceria, que mudam de aparência conforme a iluminação ambiente naquele momento.
Dentro, o layout é o mesmo do Vantage, com assento de couro semi-anilina com acolchoado e perfuração, mas que pode ser de fibra de carbono com revestimento de fibra de carbono de sarja exposta – deixando o carro 7,3 quilos mais leve.
O interior também pode ser todo personalizado, oferecendo inclusive Alcantara e cores para contrastar.
O único ‘problema’ é que as 333 unidades que estão sendo produzidas já estão todas comercializadas e começam a ser entregues aos seus proprietários neste segundo semestre de 2022.
É o fim de uma era épica, que criou uma demanda sem precedentes, com todas as unidades vendidas antes do lançamento, por milionários ávidos em ter o maior motor da Aston Martin no menor e mais esportivo modelo por ela construído.