Citroën Jumpy na era do hidrogênio
Desde 1928 a Citroën inova para se adaptar às evoluções da sociedade. E em 2021 ela desenvolveu novas energias (com a do modelo ë-Jumpy Hydrogen) e novos conceitos, como o My Ami Cargo.
A tecnologia de hidrogênio completa a oferta de utilitários elétricos na Europa, para atender às necessidades de uso de empresas que precisam fazer trajetos superiores a 300 km ou que não têm tempo de recarregar seus veículos de dia.
Furgão elétrico com célula de combustível e baterias recarregáveis, o ë-Jumpy Hydrogen é o primeiro Citroën a adotar essa nova energia, que preserva o volume útil e a capacidade de carga.
Ele tem autonomia de mais de 400 quilômetros graças a 3 tanques de hidrogênio em fibra de carbono, que ficam próximos à bateria sob os bancos dianteiros e que são reabastecidos em 3 minutos. E como não emite gases poluentes, os clientes podem circular livremente nas zonas urbanas.
O ë-Jumpy Hydrogen é elétrico e tem duas fontes de energia: uma célula de combustível que produz eletricidade ao consumir o hidrogênio armazenado num tanque de 3 cilindros; e uma bateria que representa uma reserva de 50 quilômetros e entra em ação quando o tanque de hidrogênio está vazio. A célula de hidrogênio garante a autonomia, enquanto que a bateria é solicitada nas fases de transição, como em fortes acelerações ou declives que requerem mais potência. As duas fontes de energia combinadas permitem alimentar o motor e acionar o conjunto. Pra garantir um nível de carga suficiente, a bateria recupera a energia nas fases de desaceleração e automaticamente se recarrega graças à eletricidade produzida pela célula de combustível de hidrogênio – mas também pode ser recarregada num eletroposto.
Disponível em duas versões (M, com 4,95 metros de comprimento; e XL, com 5,30 metros de comprimento), o ë-Jumpy Hydrogen é ideal para quem percorre regularmente distâncias longas ou que precisa reabastecer rapidamente.